Em 6 meses, 20 crianças indígenas de até 1 ano de idade morreram no Vale do Javari

Mais Lidos

  • “Os israelenses nunca terão verdadeira segurança, enquanto os palestinos não a tiverem”. Entrevista com Antony Loewenstein

    LER MAIS
  • Golpe de 1964 completa 60 anos insepulto. Entrevista com Dênis de Moraes

    LER MAIS
  • “Guerra nuclear preventiva” é a doutrina oficial dos Estados Unidos: uma visão histórica de seu belicismo. Artigo de Michel Chossudovsky

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

11 Setembro 2015

Indígenas que habitam o Vale do Javari, no Oeste do Amazonas, agonizam com níveis críticos de doenças como a malária e hepatite. Segundo Paulo Kenampa, coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava), associação que lidera as organizações de base indígena, as crianças são as que mais sofrem com as enfermidades e o ônus da precariedade das condições de vida nas aldeias, especialmente as menores de 1 ano.

A reportagem é de Naférson Cruz, publicada por Amazônia, 09-09-2015. 

Conforme dados da Univaja, ao menos 20 crianças nessa faixa etária foram aniquiladas pelas doenças e desnutrição de janeiro a junho deste ano no Vale do Javari. Segundo Paulo Kenampa, as ações básicas de saúde em todas as aldeias indígenas são realizadas de forma paliativa e ineficiente, faltam medicamentos e materiais médico-hospitalares básicos em todas as aldeias dos Polos Bases da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão do Ministério da Saúde responsável pelo atendimento indígena.

O coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) no município de Atalaia do Norte, a 1.138 quilômetros de Manaus, Bruno Pereira, enfatiza que as reivindicações dos indígenas são antigas e que tendem a afetar ainda os índios isolados. “Tudo isso se deve a falta de um efetivo maior de médicos e enfermeiros. Outra dificuldade é o acesso às comunidades, uma vez que o meio de transporte são basicamente os barcos, e nem sempre os rios da região são de fácil navegabilidade”, comentou Pereira.

Porém, a dificuldade de acesso e de remoção de pacientes graves e a falta de estrutura para a atuação dos agentes de saúde não são os únicos problemas. Segundo Paulo Kenampa, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), dispõe de poucos médicos na região. Ele reforça que há casos críticos de hepatite e malária na região, onde existem pouco mais de 3 mil indígenas, espalhados em 50 aldeias. Também há um número desconhecido de tribos isoladas na região, onde o impacto das doenças é ignorado.

De acordo com informações do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) no Vale do Javari, a quantidade de óbitos no primeiro semestre deste ano, já superou a mortandade do ano passado quando foram registrados onze óbitos – entre recém-nascidos e crianças de até um ano, decorrentes da desassistência à mãe e ao bebê, seja por pré-natal mal feito ou não realizado ou mesmo por falta de auxílio no parto. O ano de 2013 teve a maior incidência, 85 registros de óbito envolvendo crianças indígenas nas aldeias do Alto Solimões, segundo o relatório Violência contra os povos indígenas no Brasil, publicado em 2013 pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Insatisfação e preocupação com a causa

O presidente do Condisi, Jorge Marubo, em entrevista ao portal “Povos Indígenas do Brasil”, reiterou em seu posicionamento quanto a insatisfação e preocupação com a causa. Ele ressalta a necessidade de uma intervenção por parte dos órgãos de controle externo dos setores de saúde. “A situação do descaso com a saúde indígena foi denunciada muitas vezes às autoridades competentes, mas nenhuma providência foi tomada”, disse.

O coordenador da Univaja, Paulo Kenampa, disse que nos próximos dias as representações indígenas irão solicitar uma auditoria na Sesai, para esclarecer os motivos para a falta de medicamentos e de infraestrutura nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei). “Estamos vivenciando um surto de doenças e ninguém atende nossos apelos”, lamentou. A reportagem tentou contato com a Sesai, mas não obteve resposta.

Outra localidade

Entre os Yanomami, no Norte do Amazonas, foram registradas 46 mortes de crianças menores de 1 ano. Em relação à morte por desassistência à saúde, em 2014, foram registrados 21 casos nas aldeias Yanomami. No ano anterior, sete mortes haviam sido registradas.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em 6 meses, 20 crianças indígenas de até 1 ano de idade morreram no Vale do Javari - Instituto Humanitas Unisinos - IHU