A realidade da população jovem no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre

Revista ihu on-line

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Ontologias Anarquistas. Um pensamento para além do cânone

Edição: 543

Leia mais

Mais Lidos

  • Opositores do papa: continuem assim

    LER MAIS
  • Papa Francisco condena perseguição antigay e está preocupado com “cura gay”

    LER MAIS
  • Católicos e anglicanos - Trabalhar juntos para bem da humanidade, diz secretário do Vaticano

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Enviar

30 Setembro 2016

A população jovem diminuiu percentualmente na Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA, enquanto a população jovem no mercado de trabalho também reduziu-se.

O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, compartilha a nota publicada pela Fundação de Economia e Estatística – FEE, que tematiza os jovens no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA.

Eis a nota.

Este Informe Especial tem o objetivo de caracterizar a situação dos jovens no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), com ênfase em indicadores relativos ao ano de 2015. Como se sabe, trata-se de uma conjuntura adversa, pois a economia do País passou, naquele ano, por uma severa contração. Nesse sentido, como a crise econômica afetou os jovens da RMPA em termos de níveis de emprego, desemprego e rendimentos? Este Informe Especial, com base nos dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-RMPA), pretende contribuir para o conhecimento do comportamento dos principais indicadores relativos à população jovem no mercado de trabalho da Região.

É interessante perceber, todavia, que a situação presente dos jovens no mercado de trabalho não é influenciada somente por fatores estritamente conjunturais. Assim, elementos estruturais, como, por exemplo, a dinâmica de crescimento da população juvenil, o processo de transição da escola para o trabalho e os níveis de escolarização, também incidem em suas perspectivas laborais. Dessa forma, faz-se necessário incorporar à análise aspectos demográficos, institucionais e socioeconômicos, não conjunturais, mas que interferem nas condições de inserção dos jovens no mercado de trabalho regional. Este Informe Especial procura também, de forma sucinta, tratar desses aspectos estruturais.

Assinalando algumas referências a esse respeito, a população jovem na RMPA cresceu até o ano de 2004, para, posteriormente, entrar em uma trajetória de descenso. Isso, por si só, atenuou a pressão por ela exercida sobre o mercado de trabalho. Aumentou, ao longo dos anos 2000, a proporção de jovens que somente estuda, sinalizando a existência de um processo de adiamento do ingresso em atividades laborais. Essa mudança, pelo menos até 2013, foi correlata ao movimento de estruturação do mercado de trabalho regional, que se deu por meio da geração de empregos com registros formais, da redução do desemprego e da melhora dos rendimentos. Houve, concomitantemente, um avanço considerável dos níveis de escolaridade dos jovens, ainda que, nesse caso, este já viesse ocorrendo desde os anos 90.

Tendo por base o objetivo acima estabelecido, este Informe Especial contempla aspectos relativos à evolução da população jovem na RMPA, no período 2000-15, à transição da escola para o trabalho, bem como da ocupação, dos rendimentos e do desemprego desse segmento populacional, com ênfase em 2015, devido à relevância do impacto da crise econômica sobre o mercado de trabalho regional.

Acesse a nota completa aqui.

Para ler mais

Desemprego, em julho, continua estagnado em 10% na Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA

70,26% da redução de postos de emprego do RS ocorreram na RMPA em 2016

Desemprego entre os jovens

Por que os jovens cristãos abandonam as Igrejas

Jovens estão saindo cada vez mais tarde da casa dos pais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A realidade da população jovem no mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV