Rede de Observatórios dá início ao Glossário dos Observatórios

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Francisco e as uniões homossexuais

    LER MAIS
  • Dom Paulo Cezar Costa, novo Arcebispo de Brasília. Nota da Comissão Justiça e Paz de Brasília

    LER MAIS
  • O chileno salvo por Bergoglio - “Ele foi o primeiro a acolher os homossexuais como filhos de Deus”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: Lucas Schardong e Marilene Maia | 19 Mai 2018

Na última quarta-feira (16/05) a Rede de Observatórios iniciou a construção de um glossário de termos que subsidie, oriente e articule os processos de trabalho dos Observatórios. Há oito anos um grupo de Observatórios com atuação no Rio Grande do Sul articula suas ações, que tem o objetivo de democratizar a informação e potencializar o exercício do controle social sobre as políticas públicas. 

Uma das perspectivas vislumbradas pela Rede para facilitar este processo de trabalho coletivo era reunir e publicizar os valores, propósitos, metodologia e instrumentos utilizados em comum. A oficina de criação do glossário deu a largada para esta sistematização, cujo lançamento público ocorrerá no VIII Seminário de Observatórios, nos dias 22 e 23 de outubro de 2018, na Unisinos Porto Alegre.

O Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, e a Rede de Observatórios entendem que a democratização da informação é um passo importante para a afirmação das políticas públicas e da cidadania. 

A oficina contou com a participação de diversos observatórios, professores e pesquisadores interessados em contribuir coletivamente com a elaboração do projeto. 

O evento ocorreu em parceria com a H2H Hub Virtual, empresa instalada no Tecnosinos e cofundada por Vanessa Batisti, que já participou como palestrante no evento “Trabalho e as desigualdades no Vale do Sinos”.



Durante a oficina, três grupos foram divididos conforme as áreas de atuação dos participantes (Foto: Lucas Schardong/IHU)

Novidades na Rede de Observatórios

Um dos Observatórios participantes da Oficina foi o ObservaCampos - Observatório de Políticas e Ambiente, que se integrou recentemente à Rede de Observatórios. O ObservaCampos, localizado em São Francisco de Paula/RS, tem como objetivo realizar o monitoramento e sistematização de dados e análise do território dos Campos de Cima da Serra. 

Outra novidade foi a participação do recém-criado Observatório da Criança e do Adolescente - OCA. Coordenado por Cléber da Silva de Ávila, que também faz parte do Observatório de Segurança de São Leopoldo, o OCA foi criado para reunir informações sobre as realidades das crianças e adolescentes de São Leopoldo como uma forma de enfrentar a violência no município.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Rede de Observatórios dá início ao Glossário dos Observatórios - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV