Políticas públicas voltadas para a saúde dos adolescentes em debate no IHU

Revista ihu on-line

Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

Edição: 546

Leia mais

Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

Edição: 545

Leia mais

Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

Edição: 544

Leia mais

Mais Lidos

  • Pedro descansa onde ele sonhou, na beira do Araguaia, entre um peão e uma prostituta

    LER MAIS
  • “A pandemia econômica será de uma brutalidade desconhecida”. Entrevista com Ignacio Ramonet

    LER MAIS
  • Covid-19: Estudo indica como a pandemia do novo coronavírus chegou e se disseminou pelo Brasil

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: Lucas Schardong | 04 Mai 2017

Na próxima terça-feira, 03 de maio, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos, promoverá o painel “Saúde e as políticas públicas para a adolescência”. A atividade será coordenada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unisinos, assistente social na Secretaria Estadual de Saúde do Rio  Grande do Sul - SES e coordenadora da Pesquisa Indicadores de Saúde de Adolescentes no RS, Rosangela Barbiani. O evento, que ocorrerá das 14h às 17hrs, na sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, foi organizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNISINOS e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Inscreva-se aqui.

De acordo com Rosangela Barbiani, a promoção do debate busca dar visibilidade à um público que muitas vezes não recebe atenção nas pesquisas. "O objetivo do Painel é divulgar e discutir os principais indicadores de saúde de adolescentes no RS, as políticas e programas existentes e a realidade do município de São Leopoldo. As iniciativas voltadas à promoção da saúde, à prevenção de acidentes e violências e à saúde sexual e reprodutiva do público adolescente são muito recentes no nosso país e Estado e, portanto, pouco conhecidas entre adolescentes e até mesmo na rede de serviços e de proteção. Por isso, estamos convidando gestores, conselheiros de direitos, conselheiros tutelares, profissionais da saúde e demais políticas, professores, acadêmicos e adolescentes para esse debate", afirma.

Em 2016, o ObservaSinos acessou os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade – SIM a partir da base de dados do Tabnet, que é do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde – DATASUS, e constatou que, entre 2001 e 2014, 79,41% dos óbitos da população adolescente de São Leopoldo são resultados de causas externas e 67,72% na região do Vale do Sinos. O que compõe o dado das mortes por causas externas são: suicídio, homicídio e acidentes de trânsito. Também foi divulgada, pelo IHU, uma matéria afirmando que o homicídio a principal causa de morte de jovens no Brasil.

Dos números coletados pelo ObservaSinos, é possível destacar que, entre 2010 e 2014, 14,90% dos óbitos de adolescentes no Vale do Sinos ocorrem por acidentes de transporte. Afogamento e submersões acidentais foram responsáveis por 6,21% dos óbitos ao longo do período, enquanto lesões auto-provocadas voluntariamente corresponderam a 3,45% e a leucemia a 3,17%.

O painel “Saúde e as políticas públicas para a adolescência” também será composto pelas seguintes integrantes:

  • Fulvia Schuster - Coordenadora da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes (PEAISA)/SES/RS;
  • Fábio Bernardo da Silva - Secretário Municipal de Saúde de São Leopoldo;
  • Lizandro Lui - Sociólogo, doutorando em Sociologia UFRGS, pesquisador colaborador PPG/Enfermagem/Unisinos.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Políticas públicas voltadas para a saúde dos adolescentes em debate no IHU - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV