• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

COP28 fecha um acordo histórico que abre caminho para deixar os combustíveis fósseis para trás

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

13 Dezembro 2023

O texto acordado pelos 200 países presentes no Dubai centra-se nos principais responsáveis ​​pela crise climática: petróleo, carvão e gás.

A reportagem é de Manuel Planelles, publicada por El País, 13-12-2023.

Depois de uma longa noite de negociações no Dubai, os representantes dos quase 200 países reunidos na cúpula do clima realizada nesta cidade dos Emirados Árabes Unidos (EAU) aprovaram na manhã desta quarta-feira um acordo que defende o “trânsito para deixar para trás” os combustíveis fósseis. A referência direta é ao petróleo, gás e carvão, os principais responsáveis ​​pela crise climática. Ao longo de décadas de conversações, os apelos ao seu abandono foram deixados de fora dos textos dos acordos climáticos.

A presidência da COP28, tem estado nas mãos dos Emirados Árabes Unidos, país cujas receitas provêm de cerca de 30% do petróleo e do gás, o que fez com que muitos duvidassem que desta reunião surgisse um apelo direto contra os combustíveis fósseis. Mas tem sido assim, apesar da oposição aberta e dura exercida por países altamente dependentes do petróleo, como a Arábia Saudita e o Iraque.

“Muitos disseram que isso não poderia ser feito”, disse Sultan al Jaber, presidente desta COP e que liderou as negociações. “Isso é histórico”, disse ele sobre o acordo. Paradoxalmente, Al Jaber, além de ministro da Indústria dos Emirados Árabes Unidos, é o diretor geral da ADNOC, a empresa petrolífera estatal.

Com o foco nos combustíveis, a reunião tornou-se tudo ou nada. Ou foram mencionados pela primeira vez (já foi tentado e não foi alcançado na reunião de Glasgow de 2021) ou não foi feito, o que acabaria por ser um fracasso para muitos Estados, entre os quais a União Europeia, que aplaudiu o pacto.

A dúvida nas últimas horas de negociação era qual verbo acompanharia a referência a combustível. As nações mais ambiciosas queriam uma clara “eliminação gradual” do seu uso e produção, em comparação com a redução que apareceu no projeto divulgado pela presidência da COP28 na segunda-feira, que suscitou muitas críticas do lado ambientalista.

Por fim, a última proposta de acordo lançada esta quarta-feira nos acréscimos (a COP28 deveria ter terminado na terça-feira) propunha fazer uma transição – “transiting away”, é a expressão inglesa usada – para deixar os combustíveis fósseis para trás "nos sistemas energéticos, em de forma justa, ordenada e equitativa, acelerando a adoção de medidas nesta década crítica, a fim de atingir o zero líquido até 2050".

Essa foi a fórmula aprovada pelos países em sessão plenária realizada na manhã desta quarta-feira. “É o começo do fim”, disse Simon Stiell, chefe da área de mudanças climáticas da ONU, em referência aos combustíveis fósseis, que são mencionados no acordo fechado em Dubai. “É uma mensagem clara”, acrescentou.

Stephen Cornelius, da WWF, acrescentou: “Este projeto é uma melhoria muito necessária em relação à última versão, o que causou indignação”, embora tenha alertado que não chega a “pedir a eliminação completa do carvão, do petróleo e do gás”. Em todo caso, este ambientalista sustenta que “representa um momento significativo”. “Durante décadas, as negociações climáticas da ONU não abordaram os combustíveis que impulsionam a crise climática”, lembrou.

A íntegra da reportagem pode ser lida aqui.

Leia mais

  • Quase 130 organizações lançam manifesto na COP28 contra o “Leilão do Fim do Mundo” no Brasil
  • COP28. O rascunho sem a “eliminação” dos combustíveis fósseis faz explodir de raiva a UE e os países pobres. Artigo de Lucia Capuzzi
  • COP28 fecha um acordo histórico que abre caminho para deixar os combustíveis fósseis para trás
  • Reta final da COP28 vai da esperança sobre abandono de fósseis ao balde de água fria
  • COP28 chega ao último dia com impasse sobre combustíveis fósseis
  • Na COP, Brasil defende “phase out” dos combustíveis fósseis; aqui, promove o Leilão do Fim do Mundo
  • Encontro de líderes faz aceno a acordo sobre eliminação de fósseis na COP28
  • Déjà vu? COP29 acontecerá no Azerbaijão, berço da indústria moderna dos combustíveis fósseis
  • Marina Silva: precisamos abandonar os combustíveis fósseis, mas países ricos devem liderar esforço
  • Sob pressão da OPEP, COP28 vive impasse sobre eliminação de combustíveis fósseis
  • COP28, combustíveis fósseis no banco dos réus. O mundo tenta escrever o veredito final
  • COP28 tem 7 lobistas fósseis para cada indígena
  • Presidente da COP28 tenta se resguardar depois de fala negacionista sobre eliminação de combustíveis fósseis
  • Al-Jaber diz que reduzir o consumo combustíveis fósseis é inevitável, mas faz ressalvas 
  • Chefe da ONU para o clima apela à COP28: chega de perder tempo, é hora de agir

Notícias relacionadas

  • FLM é incentivada a rever investimentos em empresas de combustíveis fósseis

    Bispa Elizabeth A. Eaton, presidente da ELCA, discursando na Assembleia Geral em Nova Orleans (Foto: Reprodução/ELCA) As aç[...]

    LER MAIS
  • A indústria petrolífera e a morte dos recifes de corais em todo o mundo

    LER MAIS
  • Brasil licencia nova termelétrica a carvão

    LER MAIS
  • Igreja Luterana da América adere ao desinvestimento em combustíveis fósseis

    Cerca de 500 instituições em mais de 60 países no mundo todo já aderiram à chamada para o desinvestimento em combustíveis f[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados