• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O legado do cardeal George Pell: é disso que a Igreja precisa agora?

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

13 Janeiro 2023

O cardeal George Pell, que morreu esta semana como resultado de complicações relacionadas a uma cirurgia no quadril, era o garoto-propaganda do "sacerdócio heróico" do papa João Paulo II, um tipo discernível de prelado comum ao longo do século 20. Conspícuo, enérgico, determinado, desdenhoso em relação a opiniões contrárias, ele era uma figura polarizadora, convencido da necessidade de arriscar a polarização para defender os ensinamentos da Igreja.

A reportagem é de Michael Sean Winters, publicada por National Catholic Reporter, 12-01-2023.

“Não havia nada brando ou indiferente em George Pell: ele era forte, até mesmo veemente em sua fé, suas convicções, seus gostos e desgostos”, escreveu o arcebispo Mark Coleridge de Brisbane, Austrália, no The Catholic Leader. "Ele poderia ser um oponente feroz, sem medo de entrar na batalha. Às vezes, isso poderia fazê-lo parecer um guerreiro ideológico, o que não o serviu bem. Certamente não era George Pell no seu melhor."

A lembrança sincera de Coleridge do falecido cardeal é a melhor que já vi e vale a pena ler na íntegra.

O legado de Pell colocará a questão se esse tipo de liderança é parte do problema ou parte da solução para o que aflige a igreja.

Parte da reputação de Pell surgiu e correspondia à sua presença física. Com 1,80 m de altura, Pell sempre parecia o jogador de futebol profissional que poderia ter se tornado quando jovem. Quando ele entrou na sala, as pessoas notaram. Ele pode ser imponente, uma qualidade que atrai alguns e repele outros, dependendo da personalidade e das circunstâncias.

O papa João Paulo II foi um dos atraídos por Pell. O papa polonês o nomeou arcebispo de Melbourne e depois arcebispo de Sydney, as duas maiores cidades da Austrália. Pell foi nomeado cardeal em 2003. Ele foi, como João Paulo II e seu sucessor, o papa Bento XVI, fortemente influenciado pela escola de teologia Communio.

O Papa Francisco foi outro dos atraídos pela personalidade dominadora de Pell e viu como ela poderia ser adequada à tarefa ingrata de tentar reformar as finanças do Vaticano. Francisco nomeou Pell para liderar a recém-criada Secretaria de Economia em 2014.

A gestão de Pell lá foi mista. Muitos não italianos têm problemas para se ajustar à cultura administrativa bizantina da Cúria do Vaticano e Pell não foi exceção. As revelações mais explosivas aconteceram depois que ele deixou o cargo. Dito isso, Pell poderia alegar com alguma justificativa ter sido justificado por revelações subsequentes de suborno e fraude dentro dos escalões superiores da hierarquia.

O mandato de Pell em Roma terminou quando ele voltou à Austrália para enfrentar acusações de que abusou sexualmente de um menor. Sempre admirei sua decisão de retornar ao seu país natal e enfrentar as acusações de frente. Ele foi condenado, passou 404 dias na prisão e, em seguida, a condenação foi anulada.

"O equilíbrio espiritual e a força que ele demonstrou em tudo isso foram extraordinários. Revelaram uma profundidade a George Pell que muitas vezes não era reconhecida", escreveu Coleridge na época.

A melhor e mais equilibrada análise do caso foi escrita por meu colega Brian Fraga (escrevendo então para Patheos), que considerou tanto o que sabíamos quanto o que não sabíamos sobre o caso. O sistema judicial na Austrália funciona de forma tão diferente do nosso que tanto as defesas fáceis de Pell quanto as denúncias fáceis soaram vazias.

"No final, acho que todos podemos nos consolar porque o cardeal recebeu o devido processo a que tinha direito no sistema jurídico australiano e que a suposta vítima foi ouvida e teve suas queixas levadas a sério", concluiu Fraga. "Acho que é tudo o que podemos dizer definitivamente. Porque, quando se trata disso, é tudo o que realmente sabemos."

Se fôssemos comparar Pell a um prelado americano, ele se pareceria mais com o falecido cardeal John O'Connor, de Nova York. Ele também era visto como um caipira desagradável para alguns e um líder dinâmico para outros. Meu mentor, o falecido Mons. John Tracy Ellis, morou na residência de O'Connor no centro de Manhattan enquanto ensinava um ano no seminário de Dunwoodie. Não sei se ele morava na residência o ano todo, ou só nos finais de semana, mas passavam bastante tempo juntos.

Isso foi um pouco surpreendente: Ellis era associado à ala mais liberal da Igreja Católica, mas ele me disse o quanto admirava o cardeal. "Ele é um leão", disse Ellis. "E a igreja precisa de leões."

Eu não tenho tanta certeza. Há momentos em que a Igreja precisa de leões, protetores, prelados e outros dispostos a guarnecer as barricadas, pelo menos em tempos de perseguição. Mas o final do século 20 e o início do século 21 testemunharam algo diferente da perseguição.

É verdade que os ácidos da modernidade, como o comentarista político Walter Lippmann certa vez os chamou, estavam corroendo não apenas a fé, mas também a disposição de acreditar. A cultura estava se tornando secular, mas não da mesma forma que a cultura francesa do final do século XVIII se tornou secular. As pessoas não eram tão hostis quanto ocupadas. Eles perderam o interesse pela fé, não conseguiram ver que ela se relacionava com suas vidas diárias e seguiram em frente.

Leões como Pell trataram esses desenvolvimentos como o reinado de terror dos dias modernos e pensaram que poderiam acelerar a reação termidoriana, mas diagnosticaram erroneamente a situação. A modernidade não estava produzindo anticlericais nos moldes de Robespierre, mas pessoas alienadas, afogadas no materialismo e na fartura, carentes.

Os tempos pediam pastores, não profetas, acompanhamento, não raios, missionários e evangelizadores, não apologistas, cordeiros, não leões. A cultura do gueto católico precisava de leões para proteger as massas pobres e amontoadas, mas a maioria dos católicos havia deixado o gueto quando O'Connor e Pell se tornaram bispos. Foi a prosperidade e a assimilação que ameaçaram a identidade católica.

Dito isso, homens como Pell e O'Connor eram capazes de grande generosidade de espírito. Lembro-me de O'Connor indo trabalhar semanalmente na enfermaria de AIDS do St. Vincent's Hospital, fazendo trabalhos braçais como esvaziar comadres. Coleridge chama Pell de "um homem de fé extraordinário". Eles podem ter interpretado mal os tempos, como todos nós fazemos às vezes, mas eles deram suas vidas à igreja. Pell agora vai para sua recompensa celestial e lá, dizem, os leões se deitam com os cordeiros.

Leia mais

  • Cardeal Pell, absolvido das acusações de abuso sexual, celebra sua primeira missa pública desde o retorno a Roma
  • Papa Francisco encontra Pell: “reparação” sim, “ressurgimento” não tão rápido
  • O Papa reabre o Vaticano a George Pell, acelera a reforma das finanças
  • Bombas novelescas entre Pell e Becciu: novamente, limpeza no Vaticano. Artigo de Jesús Martínez Gordo
  • George Pell afirma ter sofrido “hostilidade popular” por causa do seu “conservadorismo”
  • Cardeal Parolin: “Não houve nenhuma convocação do cardeal Pell por parte do papa”
  • O cardeal Pell retorna a Roma depois de três anos: “É um prazer estar aqui”. Insultos de uma mulher
  • Caso Becciu, o Papa chama o cardeal Pell
  • Parolin sobre o caso Becciu: “Esperamos que as coisas sejam esclarecidas”
  • George Pell voltará na terça-feira a Roma, em meio ao “escândalo Becciu”
  • Cardeal Pell parabeniza o papa por ter demitido Becciu
  • O relato próximo do histórico julgamento de Pell levanta uma questão incômoda
  • Os dias na prisão do cardeal Pell: “Insultado e humilhado”. Em 2021 será publicado um livro-testemunho
  • Cardeal Pell, em liberdade depois da anulação da sua condenação por abuso sexual
  • Lê, reza, recebe visitas. A vida atrás das grades do cardeal Pell: "Eu não odeio ninguém"
  • Cardeal George Pell, o maior hierarca da Igreja Católica a ser condenado por abuso sexual
  • ''Perdendo a religião'': após a sentença de Pell, um conflito para os católicos
  • Quem rejeita a sentença contra o cardeal Pell ignora a integridade do processo legal
  • A difícil questão do Cardeal George Pell
  • A sentença sobre o caso Pell: vários tons de justiça
  • Caso Pell: preconceito ou realidade?
  • Cardeal George Pell perdeu a apelação. Por quê? O que acontecerá agora?
  • Austrália. Cardeal Pell, condenado a seis anos, continua preso. Apelo foi negado

Notícias relacionadas

  • Especialista em proteção sexual infantil do Papa, Pe. Hans Zollner fala sobre o combate ao “mal”

    O padre jesuíta Hans Zollner, presidente do Centro de Proteção à Criança da Pontifícia Universidade Gregoriana e membro da[...]

    LER MAIS
  • “Não é preocupação minha” se a Igreja se recupera ou não da crise dos abusos, diz Hans Zollner

    Segundo o padre Hans Zollner, em sua conta no Twitter, choveu muito em Fiji, nos últimos dias, observação que poderia ter sido [...]

    LER MAIS
  • George Pell: polícia considera a possibilidade de responsabilizar o cardeal em casos de pedofilia

    A polícia do estado australiano de Victoria está considerando a possibilidade de responsabilizar a mais alta autoridade católic[...]

    LER MAIS
  • Dos escolares do 9º ano, 4,0% disseram já ter sido forçados a ter relação sexual

    Dos escolares do 9º ano, 4,0% disseram já ter sido forçados a ter relação sexual, cerca de 105,2 mil pessoas, sendo mais freq[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados