• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Papa Francisco preocupado com a situação do Brasil e o caso do ex-Presidente "Lula"

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • O professor e ensaísta analisa como Donald Trump se transformou em um showman global da antipolítica extremista de direita

    “Toda política hoje é mesopolítica: uma política de meios e de mediações”. Entrevista especial com Rodrigo Petronio

    LER MAIS
  • Parolin começa como favorito, Pizzaballa em ascensão, Tagle perde terreno

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

03 Agosto 2018

O Santo Padre, hoje, em Santa Marta entre as 10 e 11h falou com Celso Amorim, que foi por oito anos Ministro do Exterior do Presidente "Lula" da Silva, Alberto Fernández, ex-Ministro secretário do Conselho dos Ministros da Argentina durante o governo de Néstor Kirchner e depois, por 18 meses também do governo da viúva Cristina e Carlos Ominami, ex-ministro da Economia e Desenvolvimento do Chile, agora senador.

A informação é de Luis Badilla, publicada por Il sismografo, 02-08-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.

Os três importantes políticos latino-americanos, liderados pelo ex-chanceler Amorim, ilustraram amplamente ao Papa a delicada situação atual na América Latina, especialmente no Brasil e, em seguida, a situação de Luiz Inácio "Lula" da Silva, na cadeia há várias semanas, acusado de suposta corrupção por parte de alguns juízes que, como mostrado por vários juristas de prestígio internacional, insistem em domesticar as leis para perseguir um objetivo preciso: impedir a candidatura presidencial de "Lula", que, como mostram todas as pesquisas seria o vencedor nas eleições de outubro próximo.

Francisco que, semanas atrás - embora alguns meios de comunicação tenham divulgado desmentidos infundadas – enviou ao ex-governante um terço e um breve pensamento, e agora, através do ex-ministro Amorim fez entregar a "Lula" uma bênção e uma saudação especial manuscrita nas primeiras páginas do livro do ex-presidente recentemente traduzido para o italiano ("La verità vincerà. Il popolo sa perché sono stato condannato”. A verdade vai triunfar. As pessoas sabem porque fui condenado" - Meltemi, 2018).

Celso Amorim relatou há pouco ao "Il sismografo" alguns momentos do encontro com o Papa: "O Santo Padre nos escutou com grande interesse e preocupação. Mostramos a ele a realidade latino-americana de hoje e em particular a do ex-presidente "Lula". O papa Francisco sabia tudo. Acompanha tudo com atenção e preocupação, ele nos disse várias vezes. Ele é uma pessoa muito bem informada e com grande capacidade de análise. Sabe o que aconteceu e entende o por quê. No contexto da conversa, o papa lembrou algumas de suas reflexões passadas sobre os golpes brancos na América Latina e também a homilia de Santa Marta de 17 de maio passado. [1] O pontífice também lembrou a ex-presidente Dilma Rousseff, dizendo que era uma pessoa honesta. Por fim, o Santo Padre nos prometeu que continuará a acompanhar de perto o que acontece no Brasil, bem como o caso do ex-presidente".

[1] "Essa manipulação do povo também é um desprezo pelo povo, porque o transforma de povo para massa" - "Ainda hoje esse método é muito utilizado", advertiu o Papa "Por exemplo, na vida civil, na vida política, quando se pretende fazer um golpe de estado, a mídia começa a falar mal das pessoas, dos dirigentes e, com calúnia e difamação suja suas imagens. Então a justiça entra, condena-os e, no final, o golpe está feito. É um sistema entre os mais condenáveis". Mas justamente "com esse método - Francisco explicou - foi perseguido Paulo" e foram perseguidos "Jesus, Estevão e depois todos os mártires". Claro, o Pontífice acrescentou, no final são "as pessoas que iam ao circo e torciam para ver como era a luta entre os mártires e as feras ou os gladiadores, mas sempre, o elo da cadeia para chegar à condenação, ou a outro interesse após a condenação, é esse ambiente de fingida unidade, de falsa unidade".

Leia mais

  • O Papa e seu afeto por Lula – a Igreja do Brasil e a mídia conservadora
  • O ensino superior sob ataque. Artigo de Immanuel Wallerstein
  • A perigosa miragem de uma solução militar para a crise do Brasil
  • O teatro do absurdo no Brasil: o que fazer com a candidatura de Lula?
  • Do “impeachment” de Dilma à prisão de Lula: o golpe continua. Artigo de Ivo Lesbaupin
  • Papa Francisco e a América Latina
  • Podridão e degenerescência da democracia
  • O Brasil em depressão
  • Mais vivo do que nunca, tentáculo político da milícia mira as próximas eleições
  • “O PT vai ter de se reinventar sem Lula”
  • Sem Lula na disputa, eleitores estão saindo do jogo, diz pesquisador
  • Análise da política brasileira após a prisão de Lula
  • Militares se unem para lançar 71 candidatos nas eleições 2018
  • Eleições e Fake News: o tortuoso caminho do Brasil
  • Situação de Lula mergulha eleições de 2018 em insegurança política e jurídica
  • "O problema do Brasil não é 2018, mas 2019". Entrevista especial com Rudá Ricci
  • Tudo que se refere à eleição de 2018 é sintoma da gravidade da crise política. Entrevista especial com Moysés Pinto Neto, Rodrigo Nunes e Caio Almendra
  • Três comentários após a pesquisa de intenção de votos do Datafolha de 09 e 10 de junho de 2018
  • Eleições: Três tendências e um grande erro
  • Papa Francisco olha preocupado para a sua América Latina
  • A lapidária frase do papa Francisco sobre a corrupção: “A política está muito doente na América Latina”
  • As pegadas deixadas pelo Papa latino-americano. Artigo de Washington Uranga
  • Um Papa latino-americano. Artigo do teólogo Jorge Costadoat

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • "A democracia brasileira é chata. Não entusiasma ninguém". Entrevista especial com Francisco de Oliveira

    LER MAIS
  • João Goulart e um projeto de nação interrompido. Entrevista especial com Oswaldo Munteal

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados