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Arcebispo observa que o Sínodo sobre a Sinodalidade abre a Festa de São Jerônimo, um “homem difícil”

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02 Outubro 2024

Quando o Sínodo sobre a Sinodalidade começou no Vaticano na segunda-feira, um arcebispo disse que foi a Providência Divina que coincidiu com a Festa de São Jerônimo, um “homem apaixonado e difícil”.

A reportagem é publicada por Crux, 01-10-2024.

O santo, que morreu em 420, é mais conhecido por traduzir a Bíblia para o latim. No entanto, ele também escreveu muito sobre questões teológicas, sendo muitas vezes muito severo em suas opiniões.

A reunião final do Sínodo sobre a Sinodalidade acontece após três anos de discussões, debates e até mesmo argumentos. Esta reunião envolve 368 participantes de todo o mundo.

Dom Timothy John Costelloe, arcebispo de Perth, na Austrália, disse que Jerônimo era “alguém que não achava fácil tolerar o que via como falhas nos outros”.

“Ao mesmo tempo, ele era alguém que podia reconhecer as falhas e defeitos em sua própria abordagem com as pessoas e que era atormentado pela percepção de que sua maneira ardente de tratar os outros às vezes causava grande ofensa e sofrimento. Ele seria, talvez, um personagem difícil de gerenciar se fosse membro de um Sínodo que nos chama a uma escuta profunda e respeitosa uns dos outros”, disse ele aos participantes do Sínodo.

“Entre as muitas coisas pelas quais ele é lembrado, no entanto, talvez sua famosa frase, de que ‘a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo’, seja o precioso presente que ele nos oferece enquanto entramos no que está por vir nas próximas três ou quatro semanas. Não podemos nos dar ao luxo de ignorar Cristo, ou esquecê-lo, enquanto procuramos discernir juntos o que Deus está pedindo à Igreja neste momento”, continuou o arcebispo.

O religioso australiano disse que a jornada que a Igreja percorreu até agora “nos levou a uma compreensão mais profunda do significado da sinodalidade”.

“Agora, neste estágio da jornada, somos chamados a refletir não tanto sobre o que é a sinodalidade, mas sim sobre como devemos vivê-la em todos os níveis da vida da Igreja: como cristãos individuais, certamente, mas sempre como pessoas que são chamadas a estar juntas, em comunidades pequenas e grandes, a fim de sermos sinais e instrumentos vivos – sacramentos vivos – de comunhão com Deus e unidade entre todas as pessoas”, disse Costelloe.

Madre Maria Ignazia Angelini também falou sobre Jerônimo na abertura do Sínodo, dizendo que ele era um “homem áspero e colérico, com paixões fortes, que facilmente brigava em seus relacionamentos mais próximos, mas que também era um cuidadoso examinador das Sagradas Escrituras”.

“Hoje o Evangelho fala: Ele nos fala sobre a conclusão de uma etapa do itinerário de Jesus, em direção ao início da fase decisiva. E nós, estamos entrando numa fase de conclusão – por assim dizer! – da jornada sinodal”, disse ela.

“Uma conclusão misteriosa que abre o horizonte de uma maneira desconcertante, enquanto a etapa anterior parece estar se fechando sob uma sombra de fracasso: de fato, enquanto todos o admiravam, Jesus acabava de anunciar pela segunda vez a proximidade da ‘entrega’ do Filho do Homem nas mãos dos homens”, continuou Angelini.

“E aqui, bem aqui, Jesus abre o horizonte, trazendo rudemente à tona o embaraçoso dialogismos dos discípulos e iluminando-os em sua tolice, através do simples gesto de aproximar e colocar uma criança ao seu lado. Refundação do colégio apostólico. Símbolo vivo do discípulo, também oferecido a nós. Aqui, hoje. O menor feito símbolo vivo”, disse ela.

Em seu discurso de abertura, o cardeal Mario Grech disse que a imagem de Moisés tirando as sandálias na presença do Senhor é uma imagem de “despojamento” ao qual os participantes do Sínodo também são chamados.

“Despojamo-nos das ‘roupagens’ de abordagens e padrões que talvez tivessem sentido ontem, mas hoje se tornaram um fardo para a missão e comprometem a credibilidade da Igreja”, explicou ele. “Devemos estar dispostos a nos despojar, pois ouvir é uma ação radical de nos despojarmos diante do outro e diante de Deus”, disse ele.

Grech disse que, embora os participantes do Sínodo venham “de várias Igrejas locais, todas com suas próprias riquezas, todas com seus próprios desafios, todas se esforçando para se renovar e encontrar novos caminhos e nova linguagem para falar de Jesus aos homens e mulheres de hoje, nestes dias estamos ‘sentados juntos’ para preservar os bens da Igreja através de uma herança indivisível a ser compartilhada com todos, ninguém excluído”.

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