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Sobre o simbolismo da(s) ferida(s) – 800 anos de estigmatização de Francisco de Assis. Artigo de Thomas Sojer

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19 Setembro 2024

Francisco de Assis é considerado a primeira pessoa a receber os estigmas de Cristo. Os estigmas foram e são um fenômeno inacessível para muitas pessoas e, na linguagem contemporânea, o termo estigma significa exclusão e desvalorização. Thomas Sojer, por outro lado, usa um manuscrito autógrafo para desenvolver como uma espiritualidade de estigmas pode ser hoje.

O artigo é de Thomas Sojer, diretor da biblioteca em Hohenems, Vorarlberg, na Alemanha. O artigo foi publicado por Feinschwarz, 17-09-2024.

Eis o artigo.

Hoje, há exatamente 800 anos, na terça-feira, 17-09-1224, Francisco de Assis recebeu os estigmas de Cristo no Monte La Verna, nos bosques de Casentino. Este evento molda a cultura franciscana da memória. O festival sangrento é celebrado anualmente. Francisco é a primeira pessoa com estigmas recebidos sobrenaturalmente. As comunidades religiosas franciscanas enfatizam com confiança esse ponto de venda único. No portão do mosteiro em La Verna ainda está escrito em latim: "Não há montanha em todo o mundo que seja mais santa". As marcações corporais têm efeitos topográficos.

As marcações corporais têm efeitos topográficos

Os estigmas de Francisco aparecem no brasão de armas da ordem após sua morte em 1226. Nele, as mãos estigmatizadas de Francisco e Cristo se cruzam. A confirmação papal da autenticidade é imediata. Francisco é rapidamente canonizado e venerado com o título de alter Christus. Como figura central do século XIII, ele desperta admiração e inveja, esta última especialmente entre os dominicanos. Eles veem na estigmatização uma mudança no significado espiritual dos estigmas. Os estigmas já haviam sido vinculados à ordenação sacerdotal no rito da unção da mão. O fato de Francisco, um leigo, ser agora invocado na liturgia como o segundo Cristo encontra resistência dos irmãos pregadores. Cerca de 150 anos depois, os dominicanos reagiram venerando Catarina de Siena como a primeira mulher estigmática, embora com estigmas invisíveis. Os franciscanos, por sua vez, percebem isso como uma provocação.

Até hoje, a pesquisa de Francisco contesta se e como os estigmas de Cristo foram parar no corpo de Giovanni Bernadone (nome de nascimento de Francisco). No entanto, há uma lembrança tangível: os dados de Chartula Fr. Leoni, o único autógrafo sobrevivente de Francisco. Isso é considerado autêntico na pesquisa. O irmão Leão de Assis, confessor e confidente de Francisco, é o destinatário da carta pessoal.

Décadas após a morte de Francisco, Leão adiciona três rubricas na cor vermelha. Nele, ele descreve como a visão de um serafim estava ligada à estigmatização e como Francisco escreveu o pergaminho para ele pessoalmente depois de testemunhar o ferimento do Pobrezinho. Francisco teria pedido a seu companheiro e amigo que mantivesse o documento com ele o tempo todo. Como uma segunda pele, ele deveria usá-la pelo resto de sua vida.

Este evento desencadeou a fantasia iconográfica. Cenas dramáticas de anjos crucificados e raios vermelho-sangue aparecem em altares e afrescos na Europa e nas colônias. Francisco de repente se torna o modelo do sacrifício corredentor da expiação. No entanto, a pesquisa de Francisco do pós-Guerra enfatiza que os escritos sobreviventes do santo não forçam uma mística da cruz e do sofrimento (cf. por exemplo, a expressão facial de Cristo na cruz de São Damião).

O original de Francisco não contém referências ao sofrimento ou à expiação

Frei Leão, que agora vive em reclusão no convento de Clara de Assis, dirige suas rubricas sobre a relíquia textual a uma ordem franciscana que, aos seus olhos, se afastou dos ideais de Francisco. A disputa sobre a pobreza, que já havia forçado Francisco a se retirar durante sua vida, continua a moldar a ordem. Ao mesmo tempo, o sofrimento sobrenatural do fundador falecido e canonizado torna-se o apoio de uma comunidade cambaleante.

Enquanto a atenção da Ordem está focada em sangue e feridas, a escrita contínua de Leão no pedaço sagrado de pergaminho nos lembra de um contraste decisivo. O original de Francisco não contém referências ao sofrimento ou à expiação. O texto latino no anverso consiste de um hino no qual Deus é invocado 29 vezes como tu, e cada ato de fala está associado a uma qualidade positiva diferente. No reverso está a bênção Aarônica, que termina com uma grande cruz Tau saindo da boca de uma cabeça reclinada e guiada pelo meio do nome de Leão. O orvalho, um símbolo de redenção para os padres egípcios do deserto e fonossemanticamente baseado no taw no fim do alfabeto hebraico [1], é escolhido por Francisco como uma marca pessoal.

O ritmo pulsante do hino

Eu não leio o texto com imparcialidade. É difícil para mim unir Francisco, que me familiarizou com seus textos, orações e cantos, com o estigmatizado Francisco, o segundo Cristo. Mais uma razão para eu considerar as colunas vermelhas de Leão como uma mudança de ênfase em uma época em que o sagrado era muitas vezes sanguinário e a redenção era negociada como o pagamento de dívidas. Quando falo o hino, noto que cada verso que começa com o "tu" abre em latim com o orvalho de forma incipiente: "Tu es amor, caritas, ... Tu es sapientia, Tu es humilitas, Tu es patientia, Tu es pulchritudo...".

Surge um ritmo que pulsa em mim quando falo: "Faça..., faça..., faça..." – uma figura estilística poética que também empresta seu fôlego às palavras do Livro de Horas de Rilke: "Mas tu és, és e estás, tremendo com o tempo". Ao falar o hino que Francisco escreveu, meu pulso, minha respiração e a manifestação instantânea da cruz Tau em cada novo louvor estão ligados no discurso a Deus, um marcapasso têxtil que tece a vida entre tu e tu.

Conexão entre a grande cruz Tau, o Tu em Deus e o Tu em Leão

Nós "sabemos" de Umberto Eco e seu Guilherme de Baskerville que os franciscanos da primeira hora eram semioticistas que não eram de forma alguma inferiores aos seus colegas no século 20. Vejo uma conexão entre a grande cruz Tau, o "Tu" a Deus e o "Tu" a Leão, que também é abordado diretamente com o "Tu" na Bênção Aarônica e com a fórmula adicional: Dominus benedicat, frater Leo, te. O "tu" torna-se um presente entre amigos, ou como diz Rose Ausländer: "Vivemos palavra por palavra. Diga-me o seu querido, amigo, o meu se chama: TU".

O que tudo isso poderia significar? Proponho a seguinte leitura cautelosa: o endereçamento direto a Deus no "tu" permanece aberto e indefinido e deixa as águas triunfantes em seu entrelaçamento com humildade, mansidão e paciência. Dessa forma, a fala de Deus é mostrada em vasos de barro. As palavras de Francisco estão nas proximidades de Paul Celan: "Louvado sejas, ninguém. Para o seu bem, queremos florescer. Para ti", no poema "Salmo".

Francisco entrelaça Deus, homem e natureza no traje linguístico semiótico de dizer "tu"

Algum tempo depois de La Verna, Francisco escreverá o famoso Cântico do Sol, que olha para o mundo com o mesmo pathos da frágil solidariedade. Anton Rotzetter OFMCap reconhece nas 33 linhas da vida do Cântico do Sol um monograma codificado de Cristo, que se torna visível quando uma linha é traçada entre dois termos semanticamente atribuídos. O italiano "per", que é atribuído a toda a criação em seus aspectos individuais, significa tanto "para" quanto "através" de uma maneira teoricamente sofisticada: "Louvado sejas, meu Senhor, pela Irmã Lua / através da Irmã Lua". A visão de mundo de Francisco revela um processo dinâmico de formação de sinais: Deus não é o criador distante no passado, mas a fonte, origo de um gesto de apontar que, por sua vez, revela a presença viva e o cuidado de Deus no mundo. Francisco entrelaça Deus, homem e natureza no traje linguístico semiótico de dizer "tu". Ao fazê-lo, ele prova ser um mestre no design de formas têxteis e textuais de expressão. Um verdadeiro Bernadone!

Contra o pano de fundo da forte ênfase da Igreja no sofrimento como um ato de expiação, a Cruz Tau entra em uma constelação completamente diferente, que consiste na conexão íntima e pessoal com o Tu. Esse tu se manifesta em formas como amor, humildade, paciência, beleza, calma, gentileza e paz. Francisco, que Leão nos descreve nas rubricas, não encobre o sofrimento e não o exclui. Para ele, sua ferida se torna uma ocasião para expressar uma profunda conexão com o divino Tu e com Leão.

No entanto, o faz de uma forma indireta e simbólica S-taurológica (cf. o significado do tau no estaurograma). Dessa forma, o estigma se transforma em signo de vulnerabilidade universal. Desta forma, Francisco liberta a cruz do contexto da expiação. Ou, como Celan, por sua vez, expressa sobre os emaranhados (quiasmas) da vida: "Paris 28.5.1960 / No quiasma, mais da cruz está mais perto do que no tema da 'cruz'".

Para ele, sua ferida se torna uma ocasião para expressar uma profunda conexão com o divino Tu e com Leão

No pulso do tu em forma de orvalho, a vulnerabilidade universal e a conexão como o nível fundamental de toda a vida são reveladas, conforme descrito por Judith Butler na coleção de ensaios "Endangered Life". Butler argumenta que reconhecer nossa vulnerabilidade compartilhada cria uma obrigação ética de respeitar e proteger nossa própria vulnerabilidade e a dos outros. Esse reconhecimento forma a base para uma ética que é direcionada contra a violência e a dominação e, em vez disso, se concentra no cuidado, na compaixão e na responsabilidade. Em vez de ver a vulnerabilidade como uma fraqueza, Butler pede que ela seja vista como um elemento unificador que leva à ação solidária e à criação de estruturas sociais e políticas que protejam e promovam a vida e a dignidade de todas as pessoas igualmente.

O dia 17-09-1224 é um evento chave: a redenção não está na expiação, mas no encorajamento mútuo, como disse Joseph Beuys: "Mostre sua ferida" – tornando sua nudez visível para ti sem ser ferido mais ou novamente. Este encorajamento só pode ter sucesso de ti para ti e, como o moribundo Francisco sabia, só assim podemos vencer a morte. Ou como está escrito com tanta saudade em hebraico com o Salmo 25: כְּחַסְדְּךָ֥ זְכָר־לִי־ אַ֑תָּה – "na tua bondade, lembra-te de mim: TU". Isso é ressurreição.

Nota

[1] O Taw hebraico tem um ancestral fenício comum no Taw, que é desenhado como uma cruz, com o tau grego. Na Bíblia, Taw é usado de maneira semelhante à palavra grega estigma (marca, marca) (cf. Ez 9,4 e Jó 31,35). O taw também é central para a interpretação simbólica do hebraico tu: o feminino "tu" את (Aleph Taw) consiste na primeira e na última letras do alfabeto hebraico, aleph e taw, que simbolizam tudo criado e nomeado pelo nome como merismo. O masculino "tu" אתה (Aleph Taw He) é estendido pela letra He. Ele é usado como uma abreviação de "Hashem", que significa "o nome" e é uma maneira comum de dizer Deus sem dizer o Tetragrama diretamente.

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