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Francisco encontra-se em Singapura com uma Igreja Católica pequena, dinâmica e próspera

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12 Setembro 2024

  • Com uma população de quase 400 mil habitantes que vive num mosaico inter-religioso e dentro de um modelo de harmonia com regras rígidas promovidas pelas autoridades, a religião católica floresce na cidade-estado visitada por Francisco.

  • Contribui para a excelência educacional, para os sistemas de saúde e de caridade, e é muito ativo em assuntos inter-religiosos.

  • O antropólogo e teólogo católico Michel Chambon, coordenador do Research Institute on Asian Catholicism, lança luz sobre a vitalidade histórica, espiritual e inter-religiosa da Igreja Católica em Singapura e o seu desenvolvimento local e regional.

A entrevista é de Delphine Allaire, publicada por Vatican News, Religión Digital, 12-09-2024.

Na ilha das dez religiões oficiais, classificada pelo Pew Research Center como o país com maior diversidade religiosa do mundo, o Pontífice argentino encontra uma Igreja Católica pequena, dinâmica e florescente.

Quase 400.000 fiéis representam 7% da população e mantêm um número inestimável de serviços de saúde e educacionais, legado de uma história missionária secular que transcende a esfera católica.

Durante a sua estadia de 48 horas em Singapura, Francisco presidirá uma missa no estádio hoje, quinta-feira, 12 de setembro, para se encontrar com fiéis locais e regionais. Malaios, taiwaneses, honcongueses, coreanos, srilanqueses e vietnamitas são esperados entre os 50.000 participantes com bilhetes cuidadosamente adquiridos.

O segundo evento puramente eclesial será um encontro privado no dia seguinte, na casa de repouso São Francisco Javier, onde permanece durante a sua estadia, com o clero, os sacerdotes e as pessoas consagradas do micro-Estado, e os membros da Conferência Episcopal que agrupa Malásia, Singapura e Brunei.

O antropólogo e teólogo católico Michel Chambon, coordenador do o Instituto de Pesquisa sobre o Catolicismo Asiático, da Universidade Nacional de Singapura, lança luz sobre a vitalidade histórica, espiritual e inter-religiosa da Igreja Católica em Singapura, e da sua vida local e desenvolvimento regional.

Eis a entrevista.

O que representam os católicos de Singapura no panorama multirreligioso da cidade-estado?

O cristianismo está crescendo de forma constante e significativa na sociedade de Singapura. Anteriormente, o catolicismo era a força motriz deste crescimento, mas o protestantismo passou a ocupar o primeiro lugar. Em termos de poder relativo, o apelo do cristianismo aos cingapurianos cresce à medida que o das religiões tradicionais chinesas diminui. Os cristãos prestam serviços públicos sob a forma de escolas, pelo que a sua influência vai além da dimensão meramente numérica.

A questão dos números é complexa, porque por vezes a grande presença de trabalhadores imigrantes católicos, especialmente filipinos, que somam 200 mil pessoas, não está incluída nas estatísticas. No entanto, esta comunidade, que constitui uma parte importante do tecido econômico de Singapura, está muito envolvida na Igreja, pois traz vitalidade às paróquias e aos movimentos, e é generosa com o seu tempo e dinheiro.

Como o catolicismo chegou a Singapura?

O cristianismo está presente na região desde os primeiros séculos em toda a Índia. A própria Singapura surgiu há dois séculos. Antes, os cristãos passaram pelo Estreito, especialmente Francisco Xavier, que se estabeleceu em Malaca, ao norte do que hoje é a cidade-estado. Uma série de vestígios de pegadas cristãs foram documentadas. Muito em breve, quando os colonizadores da Coroa Britânica estabeleceram a cidade-estado, os padres missionários passaram por Singapura e já havia doze cristãos leigos quando os britânicos criaram a colônia. Alguns anos depois, este pequeno núcleo permitiu que membros do clero viessem instalar-se permanentemente em Singapura com verdadeiros apoios, tanto sociais como financeiros, para aqui poderem viver.

Deste pequeno grupo de doze leigos, doze famílias, cresceu o núcleo e iniciou-se um esforço de evangelização. A Igreja tornou-se cada vez mais importante. Tal como noutras colônias britânicas, como Hong Kong, as autoridades britânicas ficaram felizes em “terceirizar” assuntos educacionais, sociais e de caridade à Igreja Católica.

O catolicismo continuou a crescer na cidade-estado ao longo dos séculos XIX e XX, apesar de alguma tensão e violência contra os seus seguidores. A fé católica era atrativa porque era a única que não se baseava na etnia, ao contrário do hinduísmo, considerada a religião dos indianos ou de pessoas de origem indiana; o Islã, a religião dos malaios; ou o taoísmo e o budismo, considerados intrinsecamente ligados aos povos de origem chinesa. Ao contrário das grandes tradições asiáticas, o cristianismo em geral, e o catolicismo em particular, está a tornar-se uma religião comum neste caldeirão cultural de Singapura.

Existem elementos de inculturação católica visíveis na cidade-estado?

Singapura continua, em alguns aspectos, a ser uma cidade-estado colonial, celebrando esta dimensão por direito próprio. Em 2023, como parte do consórcio de investigação que lidero, estamos realizando um trabalho sobre Maria nas religiões asiáticas. Ao contrário da Coreia, Vietnã, Filipinas e Índia, onde Maria adota características locais em termos de vestimentas, rostos e peregrinações, em Singapura as três formas de devoção mariana presentes nas capelas são europeias: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Isto é atípico. Maria continua a ser uma figura europeia. Se tivermos em conta que Singapura se orgulha da sua herança colonial e do sucesso que a administração tem conseguido trazer à população local, nesse sentido, o lado europeu de Maria é realmente uma inculturação no contexto local. Claro, há exemplos de Maria venerada por pessoas de religiões muito diferentes, como na Igreja do Nono (Igreja de Saint-Alphonse, comumente conhecida como Igreja do Nono), único bairro que levou o nome de uma igreja católica. A capela, com o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, atrai muitos hindus e seguidores de outras práticas que vêm fazer votos a Maria.

Como descrever a vitalidade espiritual desta Igreja? Estará a secularização a crescer ou a assumir o controle, como acontece noutros centros urbanos da Ásia rica?

A secularização na Ásia está a criar raízes especialmente na Ásia Oriental, exceto no Sudeste Asiático, onde a religiosidade continua forte. Há uma vitalidade real entre os católicos e na Igreja local. Todos os indicadores são verdes: o número de vocações, o dinheiro, a prática. Seja qual for a sua religião, os cingapurianos são piedosos e observadores. O desafio é que esta é uma cidade que constrói a sua riqueza, por vezes um pouco em oposição ao resto da região. Na Igreja de Hong Kong, Manila ou Penang, existe uma preocupação real pela Igreja da Ásia em geral. Em Singapura esta preocupação também está presente, mas a um nível mais individual e pessoal.

Qual o papel que a Igreja Católica de Singapura desempenha no Sudeste Asiático e além, em relação à China e Hong Kong?

A Igreja de Singapura ficou traumatizada em 1987 por uma operação policial governamental que supostamente teve como alvo a Igreja logo após a visita do Papa João Paulo II. Houve uma operação violenta contra uma rede comunista na qual 22 assistentes sociais católicos foram presos. Muitos interpretaram-no como uma ação contra a Igreja Católica, contra a sua capacidade de mobilização em questões de justiça social. Hoje, o governo virou a página. Singapura é uma cidade internacional, preocupada com o equilíbrio da região. Mas a Igreja local continua traumatizada pelos acontecimentos de 1987 e por vezes reluta em desempenhar um papel regional. Comparada com Hong Kong, Bangkok, Manila ou Penang, a Igreja de Singapura não se atreve a assumir a responsabilidade pelo que faz. Ele até evita isso.

Qual o papel que a Igreja desempenha no diálogo inter-religioso local?

O Estado leva muito a sério as relações inter-religiosas. Eles estão relacionados ao bem-estar e à sobrevivência do país.

Todas as religiões reconhecidas pelo Estado são convidadas a participar e contribuir. Quando o arcebispo de Singapura, D. William Goh, foi criado cardeal há dois anos, ele enfatizou o seu desejo de apoiar o diálogo religioso. Há um ano, ele criou um centro de diálogo inter-religioso. Os delegados da diocese estão sempre muito visíveis nos vários encontros oficiais sobre o diálogo inter-religioso. Um certo número de católicos é proativo, num diálogo interpessoal mais espontâneo e simples entre os indivíduos. A Igreja Católica em Singapura é uma das melhores no seu compromisso com o diálogo inter-religioso. Uma nuança: infelizmente, a contrapartida desta harmonia inter-religiosa em nível constitucional não permite o aparecimento de grandes pensadores e teólogos do diálogo inter-religioso em Singapura, como noutros países asiáticos como a Índia ou a Mongólia.

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