• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Secas extremas duram mais e podem isolar 50% das comunidades amazônicas

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

17 Julho 2024

Pesquisadores analisaram as secas de 2005, 2010 e 2016 e concluíram que as estiagens estão durando pelo menos um mês mais que o normal.

A informação é publicada por ClimaInfo, 17-07-2024.

A Amazônia viveu uma estiagem histórica no ano passado, que começou fora do prazo habitual e durou mais do que o costumeiro. Rios viraram desertos, matando peixes e botos e isolando diversas comunidades, já que o transporte fluvial predomina na região. Tudo indica que esse cenário irá se repetir este ano. E, ao que parece, as mudanças climáticas, causadas sobretudo pela queima de combustíveis fósseis, vão tornar tal fenômeno cada vez mais comum e intenso, afetando a vida de milhares de pessoas.

Um estudo publicado na Communications Earth & Environment mostra que quase 50% das localidades não indígenas e 54% das aldeias indígenas da Amazônia brasileira estão propensas ao isolamento por causa de secas extremas, destacam Observatório do Clima e BNC Amazonas. A maior parte dos afetados está no estado do Amazonas.

A equipe, liderada pela brasileira Letícia Santos de Lima, do Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Autônoma de Barcelona (ICTA-UAB), analisou as secas de 2005, 2010 e 2016. E também concluiu que as estiagens estão durando pelo menos um mês mais que o normal.

Durante as secas, os níveis de água superficial e subterrânea podem diminuir, o que impacta o uso de poços. E a qualidade da água pode piorar, ficando imprópria para consumo. “Estudos anteriores mostraram evidências de aumento nas internações no Acre em 2005 associadas tanto a doenças transmitidas pela água quanto a doenças respiratórias devido à poluição do ar por causa de incêndios florestais”, relata o artigo. Outro problema é que o distanciamento entre as casas e as margens de rios e lagos exige que os moradores caminhem longas distâncias para buscar água para uso doméstico.

A estiagem de 2024 já vem se mostrando tão poderosa quanto a do ano passado. No início deste mês, o governo do Amazonas decretou estado de emergência em 20 municípios do estado situados nas calhas do Juruá, Purus e alto Solimões. Na 2ª feira (15/7), o nível do rio Madeira em Porto Velho baixou para 3,27 metros, aumentando a preocupação da Defesa Civil da capital de Rondônia com a seca prevista para este ano, informa Diário da Amazônia e AC24horas. No mesmo período de 2023, a medição do rio era de 6 metros, o que indica a gravidade da situação climática neste ano.

A indústria também já se prepara para o pior. O presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (ELETROS), José Jorge Nascimento, disse que a seca de 2024 promete ser pior do que a vista no ano passado e que isso tende a prejudicar o escoamento de produtos da Zona Franca de Manaus, relatam UOL e Investing.com.

Em tempo: Em artigo no Project Syndicate, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, destaca que a frequência e a gravidade dos eventos extremos provocados pelas mudanças climáticas comprovam o que os indígenas sempre entenderam: dominar a natureza, em vez de viver em harmonia com ela, gera respostas contrárias. Por isso é necessário mudar o modelo econômico baseado na exploração dos recursos naturais até sua exaustão. “A mudança climática é uma crise global. Modelos econômicos insustentáveis ​​construídos com energia de combustíveis fósseis afetam desproporcionalmente as populações mais vulneráveis. Ao abandonar modelos de desenvolvimento ultrapassados ​​baseados na destruição da natureza, podemos embarcar em um caminho que não é apenas mais sustentável, mas também mais justo”, reforçou.

Leia mais

  • Secas extremas duram mais e podem isolar 50% das comunidades da Amazônia
  • Seca no Amazonas chega antes do previsto e cidades entram em emergência
  • Seca faz Amazônia virar “barril de pólvora”, e queimadas batem recorde
  • Recuperação após a seca desacelera em 1/3 da Floresta Amazônica e compromete a resiliência do bioma
  • Seca na Amazônia deve ser a pior da história e se estender até 2024
  • Seca catastrófica na Amazônia ameaça produção sustentável que mantém floresta em pé
  • Seca na Amazônia: vazante dos rios se aproxima da pior marca histórica
  • Nas terras Yanomami, jovens indígenas estão deixando suas aldeias para trabalhar no garimpo ilegal
  • Abril quebra recordes climáticos com temperaturas mais altas em terra e mar
  • “Tinha muito peixe morto”, relata barqueiro sobre a seca no Acre
  • Incêndios florestais aumentam as concentrações atmosféricas de CO2
  • Alterações climáticas e impactos na saúde
  • 900 hidrelétricas impedirão grandes migrações na Bacia Amazônica
  • Impactos do desmatamento da Amazônia nas chuvas e no clima do Brasil e do Mundo
  • Redução dos corpos hídricos da Amazônia pode levar à escassez de água. Entrevista especial com Eva Mollinedo
  • Sem água e comida, comunidades da Amazônia clamam por socorro

Notícias relacionadas

  • “A valorização do Centro Histórico com o uso social que se pode fazer do Cais Mauá não pode ser reduzida a ganhos econômicos”, diz o sociólogo.

    A cidade (rebelde) da modernidade tardia contra a cidade fordista-industrial. Entrevista especial com Milton Cruz

    LER MAIS
  • “O Brasil precisa de uma revolução no que tange ao saneamento ambiental”. Entrevista especial com Fernando Rosado Spilki

    LER MAIS
  • Acordo de Paris sobre o clima é aprovado pelo Plenário e vai à promulgação

    O Brasil deverá ser o primeiro país a ratificar o acordo que visa fortalecer a resposta global à ameaça da mudança do clima, [...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados