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Sínodo: quatro grandes reformas de governança consideradas pelo Vaticano

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11 Julho 2024

Em 9 de julho, o Vaticano divulgou o instrumento de trabalho para o Sínodo sobre a Sinodalidade. O documento de aproximadamente 30 páginas revela mudanças significativas nos processos internos de tomada de decisão da Igreja Católica.

A reportagem é de Loup Besmond de Senneville, publicada por La Croix International, 10-07-2024.

A montanha que trabalha dará à luz um rato? Embora alguns temam isso, o Vaticano publicou um documento decisivo em 9 de julho sobre a continuação do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade. Os membros desse processo, iniciado em 2021, devem se reunir em Roma em outubro próximo. Por trás de um conteúdo denso e um tanto técnico, as 30 páginas do Instrumentum Laboris (latim para "instrumento de trabalho") focam em questões de governança. Em março, dez grupos de trabalho foram criados para deixar de lado as questões mais divulgadas (diaconato feminino, acolhimento de homossexuais, celibato).

Ao longo de seus 111 parágrafos, o documento enfatizou a importância de repensar a tomada de decisões dentro da Igreja Católica, incentivando maior participação de todos os fiéis sem alterar a autoridade dos bispos. A ideia não é abolir a pirâmide hierárquica, mas achatá-la um pouco, aproximando o topo da base.

Quatro reformas propostas

Primeiro ponto: O documento promove uma maior participação das mulheres na vida da Igreja. Condenando uma cultura às vezes “machista”, a secretaria geral do Sínodo recomendou “uma participação mais ampla das mulheres nos processos de discernimento eclesial”. Ele também pede que as mulheres tenham acesso a “posições de responsabilidade” em dioceses, seminários e centros de treinamento e papéis como “juízas em processos canônicos”.

Segundo ponto: O Vaticano está considerando o desenvolvimento de “ministérios leigos”. Essa possibilidade, já aberta pelo Concílio Vaticano II e ilustrada nos últimos anos pela criação dos ministérios de catequista, leitorado e acolitado, não deve necessariamente ser vinculada à esfera litúrgica. É recomendável criar um “ministério de escuta e acompanhamento” para considerar as pessoas “por diferentes razões, são ou se sentem excluídas ou à margem da comunidade eclesial”.

O documento enfatiza repetidamente a dimensão inclusiva da Igreja e considera que os leigos poderiam “contribuir para a pregação da Palavra de Deus, inclusive durante a celebração da Eucaristia”. Esse desenvolvimento de ministérios leigos ajudaria a aliviar a carga de trabalho sentida por muitos padres. Roma promove “uma nova maneira de pensar e organizar a ação pastoral”, levando a uma “redistribuição de tarefas” entre padres e leigos.

Transparência

Terceiro ponto: A Igreja deve repensar seu processo de tomada de decisão. A identidade do tomador de decisão permanece inalterada: sempre será o bispo da área. No entanto, “em uma Igreja sinodal”, “o exercício da autoridade não consiste na imposição de uma vontade arbitrária, mas constitui uma força moderadora na busca comum do que o Espírito requer, como um ministério a serviço da unidade do Povo de Deus”, afirma o documento.

Nesse sentido, o “discernimento”, que é particularmente importante na espiritualidade jesuíta, é central para o documento (a palavra aparece 50 vezes). As dioceses devem estabelecer processos de consulta mais robustos do que os que existem atualmente. O texto abre notavelmente a possibilidade de membros de vários “conselhos” (paroquiais ou diocesanos) serem eleitos, como já é o caso em alguns países como a Itália.

Quarto ponto: A reforma final a ser considerada é o estabelecimento de transparência nas decisões tomadas pela hierarquia da igreja. Isso é necessário devido à “perda de credibilidade devido a escândalos financeiros e, ainda mais, abuso sexual e outros abusos de menores e pessoas vulneráveis”. “A falta de transparência e responsabilização alimenta o clericalismo, que se baseia na suposição implícita de que os ministros ordenados não são responsáveis perante ninguém pelo exercício da autoridade investida neles”, destacou o documento.

Para lidar com isso, as dioceses devem, por exemplo, relatar suas decisões financeiras e pastorais por meio de uma “declaração anual sobre o desempenho da missão, incluindo uma ilustração das iniciativas empreendidas na área de salvaguarda (proteção de menores e pessoas vulneráveis) e promoção do acesso das mulheres a posições de autoridade e sua participação na tomada de decisões e processos de tomada de decisão”. Essa mudança na lógica será decidida pelos pais e mães sinodais, que se reunirão em Roma a partir de 2 de outubro.

Leia mais

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  • Do Instrumentum Laboris ao Impedimentum Laboris? O modelo moderno (tridentino) permanece predominante. Artigo de Andrea Grillo
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