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Papa pretende construir “Assis sobre o Tibre” para promover sua visão espiritual. Artigo de John L. Allen Jr.

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25 Janeiro 2024

"Ao longo dos séculos, o sacro convento de Assis tem sido muito mais do que um lugar onde vive um punhado de franciscanos, assim como a basílica é muito mais do que simplesmente um lugar de culto e destino de peregrinação", escreve John L. Allen Jr., editor do Crux, especializado na cobertura do Vaticano e da Igreja Católica, em artigo publicado por Crux, 27-11-2023.

Eis o artigo.

Era um dia tranquilo, 15 de Março de 2008, quando um homem russo de 77 anos, desempregado, caminhou sem aviso prévio e desacompanhado pela entrada principal da Basílica de São Francisco, na encosta da cidade italiana de Assis, na esperança silenciosa de moer e absorver a atmosfera.

Talvez, infelizmente para ele, aquele russo septuagenário foi rapidamente reconhecido como o ex-primeiro-ministro soviético Mikhail Gorbachev, e um grupo de frades franciscanos veio até ele para lhe proporcionar uma visita guiada ao que é conhecido como Sacro Convento, ou seja, o convento franciscano em Assis, bem como a basílica dedicada ao famoso santo da cidade.

A Basílica de São Francisco de Assis. (Foto: Custódia Generale Sacro Convento)

Baseando-se na sua experiência daquele dia, Gorbachev declarou que, embora permanecesse ateu, tinha de admitir que o comunismo soviético nunca tinha produzido ninguém como o Pobre Homem de Assis e o seu apelo humanista universal.

Gorbachev é apenas um de uma longa lista de notáveis globais que foram atraídos para Assis ao longo dos anos, desde Tariq Aziz, o ministro das Relações Exteriores do Iraque sob Sadaam Hussein e um católico caldeu, até a ex-chanceler alemã Angela Merkel e o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e até estrelas do rock como Bruce Springsteen e Patti Smith.

Quando o presidente italiano Sergio Mattarella precisou de uma plataforma em 2022 para se dirigir a uma nação que ainda emergia da pandemia de Covid-19, para não falar do choque com a invasão russa da Ucrânia sete meses antes e do medo do futuro, ele também escolheu Assis, que é o que os italianos sempre fazem quando sentem uma necessidade especial de conforto e segurança. “Só podemos sair [da pandemia] juntos!” Mattarella disse naquele dia. “Na verdade, as dificuldades ainda não acabaram”, disse ele, implorando a São Francisco que inspire um novo compromisso com “o amor político e o serviço à nossa casa comum… sem o qual nenhum plano pode ser realizado para enfrentar desafios tão espinhosos”.

A visita de Mattarella, transmitida ao vivo pela televisão nacional, lembrou que, ao longo dos séculos, o sacro convento de Assis tem sido muito mais do que um lugar onde vive um punhado de franciscanos, assim como a basílica é muito mais do que simplesmente um lugar de culto e destino de peregrinação.

Para ilustrar o dinamismo do lugar, a visita improvisada de Gorbachev naquele dia de primavera de 2008 não foi um acidente. Ele estava na cidade para receber a Lampada della Pace , ou “lâmpada da paz”, uma réplica da lâmpada que arde continuamente sobre o túmulo de São Francisco, concedida em um reconhecimento anual que é mais ou menos a versão da Igreja Católica do Prêmio Nobel da Paz.

Esse prêmio, e a publicidade que o acompanha, demonstra que o complexo em Assis formado pelo convento e pela basílica constitui um centro nevrálgico vital para preservar e propagar o legado espiritual de São Francisco - um híbrido único que combina um santuário, um think tank acadêmico e uma empresa de lobby da K Street.
Dito de outra forma, o complexo serve como um centro dedicado não apenas a preservar a memória de São Francisco, mas a torná-la relevante aqui e agora.
No próximo dia 1º de fevereiro, por exemplo, o “Salão da Paz” no sacro convento sediará um simpósio sobre a ecoencíclica Laudato si' do Papa Francisco , que recebeu o título do famoso Cântico do Sol de São Francisco. Entre outros notáveis, o simpósio contará com a participação do presidente do Sistema Nacional de Proteção Ambiental da Itália, bem como de teólogos franciscanos e ativistas ambientais.

Essa sessão ocorre logo após uma visita, em 18 de janeiro, ao sacro convento da famosa atriz Isabella Rossellini, que estava em Assis para promover seu espetáculo individual “O Sorriso de Darwin”, no qual ela interpreta macacos, cães, gatos, galinhas e pavões, além, naturalmente, do próprio Darwin, num esforço para promover o apreço pela natureza e pelo mundo emocional dos animais – tudo isso, disse Rossellini, cai sob o manto espiritual do grande santo que falou ao lobo de Gubbio e que pregou aos pássaros.

Este cenário vem à mente à luz de uma mudança de pessoal do Papa Francisco em 19 de janeiro que, francamente, parece quase inexplicável.
Naquela data, Francisco nomeou o padre franciscano Enzo Fortunato, anteriormente chefe da assessoria de imprensa do Sacro Convento de Assis, para o novo cargo de diretor ou comunicação da Basílica de São Pedro.

É verdade que Fortunato é uma figura bem conhecida no mundo da mídia italiana que tem seguidores no Facebook que se aproximam de meio milhão. No entanto, surge a questão: por que razão uma basílica papal precisa de um porta-voz, especialmente porque o Vaticano já tem o seu próprio gabinete de imprensa e um dicastério inteiro dedicado às comunicações, com centenas de funcionários à sua disposição?

A resposta parece ser que Francisco quer algo diferente da Basílica de São Pedro, além de simplesmente ampliar a comunicação institucional na qual o Vaticano já está envolvido.

Ele parece querer construir uma Assis sobre o Tibre, transformando a Basílica de São Pedro em algo como o Sacro Convento, ou seja, um centro nervoso e porta-voz de uma espiritualidade particular – neste caso, não diretamente a de Francisco de Assis, mas sim a de o papa nomeou Francisco.

Essa impressão é reforçada pelo fato de Fortunato agora se juntar ao atual arcipreste da Basílica de São Pedro, o cardeal Mauro Gambetti, um colega franciscano cuja função anterior foi como guardião do Sacro Convento e da basílica de Assis de 2013 a 2020.

Em outras palavras, a visão do papa parece ser a de que, embora a Sala de Imprensa da Santa Sé e o Dicastério para as Comunicações possam lidar com as mensagens políticas e eclesiásticas do seu papado, a transmissão espiritual agora virá de uma equipe da Basílica de São Pedro que não é parte da cultura institucional do Vaticano, mas que lhe está inteiramente em dívida e moldada pela sua própria perspectiva espiritual.

Resta saber se essa visão terá sucesso ou se é simplesmente uma receita para mais confusão nas comunicações. O que é certo, porém, é que isso faz da nova “Assis no Tibre” uma experiência fascinante de acompanhar.

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