Erdogan denuncia o “massacre” de Israel em Gaza em conversa com o Papa Francisco

O Papa Francisco em encontro com Erdogan em 2018. (Foto: Reprodução | Vatican Media)

Mais Lidos

  • Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove evento em memória ao centenário do agrônomo e ambientalista brasileiro nesta quinta-feira, 20-08-2026, às 17h30min

    José Lutzenberger, 100 anos. Da Borregaard às enchentes: os alertas ignorados

    LER MAIS
  • Para a pesquisadora, o design das plataformas deixou de ser apenas uma escolha estética de interface e se tornou o principal ator tecnopolítico das Big Techs, moldando o comportamento dos usuários e impactando diretamente o debate democrático

    Economia da atenção: o design algorítmico a serviço da estetização da política. Entrevista especial com Anna Bentes

    LER MAIS
  • Qual é o pior momento do ateu? Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

27 Outubro 2023

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, denunciou numa conversa telefónica com o Papa Francisco o “massacre” que os ataques israelitas estão a causar na Faixa de Gaza, em retaliação ao ataque terrorista ao grupo islâmico Hamas em 7 de outubro.

A informação é de Infobae, 26-10-2023.

“Os ataques de Israel a Gaza, que não têm justificação em nenhum texto sagrado, atingiram a magnitude do massacre”, disse Erdogan na conversa com o líder espiritual católico e chefe do Estado do Vaticano, segundo um comunicado da Presidência turca.

“A indiferença da comunidade internacional sobre o que está a acontecer é uma vergonha para a humanidade e todos os Estados deveriam levantar a voz contra esta tragédia”, acrescentou o presidente turco.

O grupo islâmico Hamas matou mais de 1.400 pessoas e capturou cerca de 220 reféns num ataque terrorista em grande escala no dia 7 de outubro no sul de Israel. Segundo a ONU, em operações de retaliação o Exército israelita matou até agora mais de 6.500 pessoas em Gaza, das quais mais de 2.700 eram crianças.

Durante a conversa, Erdogan afirmou que “a paz duradoura na região, que alberga os locais sagrados das três religiões abraâmicas, só será possível através do estabelecimento de um Estado palestiniano independente, soberano e geograficamente integrado dentro das fronteiras de 1967, tendo para Jerusalém Oriental como sua capital.

O presidente turco concluiu garantindo que o seu país está a fazer grandes esforços para enviar ajuda humanitária e médica a Gaza, e apelou a todos para apoiarem estes esforços para garantir assistência a civis inocentes.

Leia mais