• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Repressão, direitos indígenas pisoteados e rios secos: “É tudo pelo lítio”

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

20 Julho 2023

Enquanto em Bruxelas os 60 representantes da União Europeia e da CELAC teciam louvores à transição ecológica a que abriria caminho a cooperação birregional no campo do abastecimento de lítio e outras matérias-primas essenciais, a população da província argentina de Jujuy teria muito a dizer sobre os custos concretos dessa suposta transição verde.

A reportagem é de Claudia Fanti, publicada por Il Manifesto, 19-07-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.

Mais de um mês se passou desde o início da revolta dos povos indígenas e das organizações sociais, na última província da fronteira norte da Argentina, contra a reforma relâmpago da Constituição local encaminhada pelo governador Gerardo Morales e aprovado em menos de um mês – com os votos também do Peronismo – em 16 de junho último.

Uma reforma que, além de criminalizar o direito de protesto, impondo a proibição de bloqueios estradais e qualquer "alteração à livre circulação de pessoas", ignora a voz dos povos nativos contra a extração de lítio por multinacionais nas Salinas Grandes e da lagoa Guayatayoc, apesar da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho prever claramente a obrigação de “consulta prévia, livre e informada” sobre qualquer atividade que os afete.

E a partir da aprovação da reforma, a repressão, desencadeada com extrema violência já a partir do dia seguinte, só aumentou – sem conseguir deter os protestos – combinando-se com uma perseguição judicial que não está poupando ninguém: manifestantes, representantes dos povos indígenas, sindicalistas, professores, advogados.

"Tudo isso é pelo lítio", denunciam as comunidades indígenas em resistência contra o modelo extrativista perseguido pelo governador Morales, em plena disputa pelas primárias da direita em dupla com o chefe de governo de Buenos Aires Horacio Rodríguez Larreta, que o quis como seu vice.

Mas se para as comunidades a água vale mais que qualquer mineral, é fato que no chamado triângulo do lítio (entre Chile, Bolívia e Argentina), onde se concentram quase 65% das reservas mundiais, a extração do novo “ouro branco”, componente essencial das baterias dos veículos elétricos, ocorre através da evaporação da salmoura: um processo com altíssimo consumo de água que arrisca secar cursos fluviais e zonas húmidas.

Mas o lítio é uma tentação muito difícil de resistir, se for verdade que, diante do crescimento da demanda de tecnologias necessárias para a mitigação do clima, se prevê a produção global de minerais como grafite, lítio e cobalto aumente em até 500% até 2050. A ponto dos governos do Chile, Bolívia e Argentina, com o acréscimo do Brasil (sétimo no ranking mundial de produtores) chegaram a evocar a possibilidade de criação de uma espécie de "cartel" entre produtores, "uma espécie de OPEP do lítio", segundo as palavras recentemente proferidas pelo Presidente boliviano Luis Arce.

Enquanto isso, no entanto, Estados Unidos e China estão apostando no lítio. Novo capítulo da disputa entre as duas potências em solo latino-americano no qual, entretanto, a União Europeia agora também tenta entrar, como ficou claro na cúpula UE-CELAC.

A China apostou na Bolívia, país que, com 21 milhões de toneladas, detém a mais alta cota do mundo, contra 18,3 na Argentina e 9,6 no Chile: é aqui que, em janeiro passado, o presidente Luis Arce participou da assinatura de um acordo entre a empresa chinesa Catl, especializada na produção de baterias de íon-lítio para veículos elétricos, e a Yacimientos de Litio Bolivianos (YLB) para o desenvolvimento de dois complexos industriais para extração direta de lítio nas salinas de Uyuni e Coipasa.

Quanto aos Estados Unidos, a chefe do Comando Sul, Laura Richardson, que já havia sido muito clara ao identificar o lítio latino-americano como uma das prioridades estratégicas para os interesses estadunidenses, foi duas vezes ao Chile em menos de um ano, a última vez entre 18 e 21 de abril, justamente no momento em que Boric anunciava sua estratégia nacional para o lítio, na qual a extração do mineral só será possível por meio de parcerias público-privadas sob controle direto do Estado chileno. E justamente no momento em que Juan Gabriel Valdés, embaixador do Chile nos Estados Unidos, manifestava o desejo de investimentos de países ocidentais "com os quais compartilhamos valores", causando a irritação chinesa.

Leia mais

  • O extrativismo é a morte dos povos. Artigo de Raúl Zibechi
  • De onde sai a água para atender a demanda por lítio?
  • A “guerra do lítio mineral” e o Império na América Latina
  • Lítio, petróleo e água doce: os Estados Unidos nem dissimulam seus interesses na América Latina
  • Chile: O lítio, a regressão produtiva e a guerra pela água
  • Lítio, uma nova febre no Planeta
  • Argentina. “Lítio para hoje, fome para amanhã”, comunidades indígenas expulsam mineradoras
  • A encruzilhada do lítio: a chave do futuro ou uma nova escravidão para a América do Sul?
  • Minério indispensável às baterias é visto como o petróleo do século XXI. Região detém 68% das reservas e pode tornar-se central para transição energética e novas tecnologias. Mas há obstáculos políticos, industriais e logísticos. Como superá-los?
  • Do petróleo aos minerais: a nova dependência da transição energética
  • Extrativismo e soberania na América Latina. Uma conversa entre Eduardo Gudynas, Michael Löwy, Sabrina Fernandes e René Ramírez Gallegos
  • “O extrativismo não é uma alternativa válida para o desenvolvimento”. Entrevista com Horacio Machado Aráoz
  • Comunidades resistindo ao extrativismo
  • A militarização, fase superior do extrativismo. Artigo de Raúl Zibechi
  • A guinada ecoterritorial frente ao extrativismo na América Latina
  • Ailton Krenak: “A mineração não tem dignidade, se pudesse continuaria escravizando”
  • Extrativismo é uma neocolonização de países e territórios. Conferência de Raúl Zibechi

Notícias relacionadas

  • Bergoglio renuncia como arcebispo de Buenos Aires

    Neste sábado, o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio (foto), ultrapassa a idade canônica de 75 anos, disposta pela Igr[...]

    LER MAIS
  • Monsanto en retirada: el abajo que se mueve (IHU/Adital)

    "La noticia de la retirada comenzó a circular el 1 de agosto, justamente en una gran jornada de protesta contra una nueva de semi[...]

    LER MAIS
  • Disciplina, harmonia e equilíbrio: as religiões chinesas e a construção da paz. Entrevista especial com Adriano Jagmin D’Ávila

    LER MAIS
  • Católicos ''falcões'' versus católicos ''pombas''

    É uma fonte interminável de assombro para alguns observadores seculares o fato de que realmente há vida católica à direita do[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados