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O Papa no Canadá: o dom das lágrimas

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03 Agosto 2022

 

Muitas imagens capturaram a peregrinação penitencial de Francisco à terra dos indígenas. Momentos que enfocam o caminho de cura e reconciliação de povos que muito sofreram e que hoje encontram um novo rosto da Igreja.

 

O artigo é de Massimiliano Menichett, publicado por Vatican News, 03-08-2022.

 

Eis o artigo.

 

Na sociedade atual, há imagens que dão a volta ao mundo em segundos, compartilhadas nas redes sociais graças a telefones e computadores: milhares, milhões, senão bilhões de pessoas muitas vezes se veem olhando inconscientemente para o mesmo instantâneo. Há linhas, cores e formas que desaparecem no turbilhão da partilha, outras ficam gravadas na memória para sempre, outras ficam guardadas apenas no coração. Na viagem do Papa Francisco ao Canadá, de 24 a 30 de julho, há muitos desses instantâneos que contam muito mais do que um acontecimento: abrem espaços, mostram silêncio, dor e sofrimento, mas também pertencimento, reconhecimento, encontro, esperança.

 

O Papa fez, como ele mesmo indicou, uma peregrinação penitencial a uma terra que testemunhou o martírio de povos indígenas cujos filhos foram levados no momento das políticas de assimilação e estrangeirização. Francisco partiu, levando a luz de Cristo, da Igreja que vê, que não tem medo da verdade e de pedir perdão, que abraça, escuta, ama. Uma Igreja próxima de todos os necessitados, sem hesitações, sem dúvidas, sem objeções, sem obstáculos.

 

Em seis dias, o Papa percorreu o Canadá, tocando as periferias do coração e as periferias geográficas, chegando à beira do Círculo Polar Ártico, onde vive a maior comunidade inuit do planeta. Em Iqaluit, ele se encontrou com ex-alunos do internato em uma das quatro escolas primárias: as terríveis instalações criadas para reeducar os indígenas arrancados de suas famílias, lugares de atrocidades e violência.

 

Francisco entrou numa sala desta instalação, que se assemelha a uma grande caixa branca, com vigias distribuídas na fachada e paredes salientes. Ele entrou silenciosamente; Algumas dezenas de pessoas o esperavam, dispostas em várias fileiras, em círculo. A maioria eram idosos, vestidos com simplicidade, alguns com roupas tradicionais. As mãos cruzadas pelos anos foram para seus rostos. As lágrimas caíram lentamente sobre os rostos imóveis, quase sem expressão, fixos com o olhar no Sucessor de Pedro.

 

Nesse instantâneo - repetido muitas vezes durante a viagem - há muito mais que uma vida, há o grito abafado de um povo. Homens e mulheres que, também por causa dos católicos, viveram horrores e que naquele encontro se viram reconhecidos, tocados, abraçados, amados. Lágrimas que desenharam abismos, sofrimentos, esperanças diante das quais só se pode calar, abrir os braços, bem-vindo.

 

Francisco à Igreja no Canadá: Nunca mais a ideia de uma cultura superior

 

Nos dias da visita apostólica, o Papa indicou um caminho de reconciliação e cura, como fez nos últimos meses no Vaticano, quando recebeu representantes dos povos indígenas das Primeiras Nações, Inuit e Métis. Iniciou um processo, um horizonte que deve ser construído e cultivado.

 

A presença do papa foi uma "bênção e um presente", disse o chefe Wilton Littlechild, enfatizando que agora "o trabalho começa". Littlechild é o chefe índio sobrevivente, agora com 78 anos, que presenteou o Papa com um cocar índio na reunião em Bear Park Pow-Wow Grounds, Maskwacis. Uma fotografia extraordinária, a do pontífice com penas de águia, mas o instantâneo do coração é vários quadros antes: quando esse gesto de compartilhamento se tornou possível, e para entendê-lo é preciso inverter completamente a cena.

 

Wilton Littlechild. (Foto: Reprodução | The Alberta Order Of Excellence)

 

Chegou a esse dom que indica reconhecimento - que custou a Littlechild um esforço físico considerável, pois normalmente ele é obrigado a andar com o auxílio de muletas ou se locomover em cadeira de rodas: em vez disso, caminhou alguns metros sozinho, subindo as escadas para chegar ao etapa em que foi Papa - porque os indígenas reabriram o coração e os ouvidos ao Anúncio, à realidade de uma Igreja viva, diferente daquela que os humilhava e esmagava.

 

O horror estava impresso na longa faixa vermelha com os nomes das vítimas dos internatos escritos nela, mostrada ao Papa, enquanto o som dos tambores percorria os corpos e se fundia com as batidas do coração de todos.

 

Inesquecível foi a imagem de dor, emoção e raiva de Si Pih Ko, diante do Papa, com a multidão admirada ao seu redor e a indecisão dos seguranças enquanto cantava, fora do horário, uma música que em seus sons lembrava o hino canadense.

 

 

Leia mais

 

  • Francisco e os povos nativos do Canadá
  • As imagens e palavras mais profundas da viagem do Papa Francisco ao Canadá (até agora)
  • O mundanismo, os “sinais dos tempos” e os erros modernos: esclarecimentos da viagem ao Canadá. Artigo de Andrea Grillo
  • Canadá. “Drogas, alcoolismo, violência: eu vi todos os danos causados pela educação forçada do povo Innu”
  • Canadá. “O Papa Francisco está nos dizendo que ele ama os povos indígenas”, afirma dom Krótki, bispo de Iqaluit
  • “Nostra maxima culpa.” A cumplicidade católica e as escolas residenciais no Canadá
  • Viagem do papa ao Canadá prova que o Vaticano não é o único que pensa em séculos
  • No Canadá, a peregrinação penitencial do Papa Francisco revela sua saúde em declínio
  • O Papa: viagem ao Canadá, nova página do caminho da Igreja com os povos indígenas
  • “O seu coração esteve totalmente à mostra para nós: cheio de compaixão”, testemunha Arcebispo Bolen avaliando a visita do Papa Francisco ao Canadá

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