As realidades da Região na I Jornada de oficinas metodológicas da Escola de Humanidades

• Quarta, 14 de Agosto de 2019

Durante os dias 12 e 13 de agosto, aconteceu no campus Unisinos São Leopoldo a I Jornada de oficinas metodológicas da Escola de Humanidades. O evento reuniu diversas oficinas que apresentaram aos estudantes o repertório de métodos de coleta e análise existentes na área.

Como parte da programação, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, esteve presente apresentando à turma a “Oficina de dados e análises sobre a Região Metropolitana de Porto Alegre”. Ao decorrer da tarde de terça-feira, 13, a equipe do ObservaSinos discorreu com os presentes sobre os indicadores sociais na Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA e as análises feitas a partir destes indicadores.

O ObservaSinos trabalha com análises de dados da Região Metropolitana de Porto Alegre – RMPA e do Vale do Rio dos Sinos, que também compõe a RMPA. A coleta dessas informações é realizada através de bases de dados públicas e, a partir disso, a equipe sistematiza os dados coletados através de ações e publicações. O Objetivo do programa é contribuir nos processos de planejamento, monitoramento, avaliação e controle social das políticas públicas na região.