Prof. Dr. José Ángel Quintero Weir

Membro do povo Añuu e professor na Universidade Autônoma Indígena UAIN – Wainjirawa

O mundo é um grande olho que vemos e que nos vê

Prof. Dr. Mauro Almeida

Unicamp

Verdades pragmáticas em mundo irreconciliavelmente diverso

Prof. Dr. Eben Kirksey

Alfred Deakin Institute – Austrália

Manifesto a favor da antropologia multiespécies e das ecologias emergentes

Prof. Dr. Andrea Grillo

Pontifício Ateneu Sant'Anselmo – Itália

Fraternidade e fratricídio no tempo presente

Profa. Dra. Anna Tsing

University of California – EUA

Atlas selvagem: novas ecologias no antropoceno

Prof. Dr. Anselm Jappe

Accademia di belle arti di Roma – Itália

A guerra e a sociedade da autodestruição

Dr. Alexsandro Elias Arbarotti

École des Ponts ParisTech – França

“Fragmentos de uma história futura”: caminhos para construção de mundos possíveis

Prof. Dr. Antonio Turiel

Conselho Superior de Investigações Científicas – CSIC – Espanha

A Era do Descenso Energético. Guerras, fome e crise climática

Prof. Dr. José Correa Leite

Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP

As ciências do Sistema Terra: entre a infinidade do capitalismo e a finitude do planeta

Prof. Dr. André Wénin

Université catholique de Louvain – UCLouvain – Bélgica

Um mundo sem a fratura entre o ser humano e a natureza. Uma exegese a partir do gênesis

Prof. Dr. Renato Sztutman

USP

Ciência e ficção: especulação e imaginação para resistir no Antropoceno

Prof. Dr. Felwine Sarr

Duke University - EUA

Afrotopia, Ética e Economia. “Habitar o mundo” no Antropoceno

Prof. Dr. Mateus Uchôa

Doutor em Filosofia pela UFMG

Multinaturalismo. Da política do conceito a um novo conceito de política

Profa. Dra. Juliana Fausto

UFPR

Cosmopolíticas dos animais: por uma concepção política para além do humano

keyboard_arrow_left
keyboard_arrow_right

Inscreva-se pela internet

Aluno de Graduação ou Pós-Graduação (Lato e Estrito Senso)

SOU ALUNO UNISINOS

Público geral

NÃO TENHO LOGIN

Por e-mail

1. Preencha a Ficha de inscrição (doc):
Pessoa Física ou Pessoa Jurídica

2. Imprima e assine. No caso de pessoa jurídica, carimbe e recolha as assinaturas do responsável pelo pagamento e pelo preenchimento.

*A vaga estará garantida após confirmação da matrícula via resposta por e-mail da Unisinos. O boleto para pagamento da matrícula será encaminhado junto ao e-mail de confirmação, com exceção dos eventos gratuitos.

Apresentação

A proposta do Ciclo de Estudos Decálogo sobre o fim do mundo é discutir, de modo transdisciplinar, os desafios que o novo regime climático do planeta impõe às nossas formas de pensar, conceber e habitar o mundo. Dividido em dez conferências, a programação do ciclo retoma questões políticas, filosóficas e teológicas sobre a vida no antropoceno, considerando o ocaso e, em certo sentido, o fim/esgotamento da Modernidade.

No centro da crise, o sentido e a autorreferencialidade do ser humano em um mundo em que cada vez mais somos governados pelo que nos habituamos chamar de natureza. Trata-se, portanto, de um debate que leva em conta o deslocamento da política para a dimensão cosmopolítica. Repensar a condição humana diante do novo regime climático e a ameaça da sexta extinção em massa, justamente da espécie humana, pode ser o ponto inicial da discussão aqui proposta.

Objetivo geral

Discutir, de modo transdisciplinar, os desafios que o novo regime climático do planeta impõe às nossas formas de pensar, conceber e habitar o mundo.

Objetivos específicos

- Repensar a condição humana diante do novo regime climático e a ameaça da sexta extinção em massa, justamente da espécie humana;

- Debater modos de concepção do mundo (ontologias) que tensionam a primazia da noção de crescimento econômico como vetor central;

- Discutir as múltiplas implicações do Antropoceno a partir do pensamento de autores e conferencistas de diferentes matrizes étnicas, filosóficas e campos do conhecimento;

- Abordar a atualidade de conceitos e pensamentos com origem no Sul Global, região mais afetada pelo aquecimento global, em perspectiva com a necessidade de um outro arcabouço teórico diante do novo regime climático;

- Inter-relacionar dimensões filosóficas e climáticas ao debate da teologia pública com vistas a repensar conceitos como o de fraternidade, capaz de atravessar debates que vão da economia à ética.

Certificado

Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento. Os certificados estarão disponíveis até 30 dias após o término do evento, no portal Minha Unisinos.

O evento é aberto ao público para assistir na Página inicial IHUYouTubeFacebook e TwitterNão é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Instituto Humanitas Unisinos – IHU