• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A CGIL com Bergoglio: “Unidos por um trabalho seguro”

Mais Lidos

  • O que é o sionismo cristão? Os evangélicos e Israel no Brasil e na Guatemala. Artigo de Maria das Dores Campos Machado e Brenda Carranza

    LER MAIS
  • “A austeridade serve para disciplinar a classe trabalhadora”. Entrevista com Clara E. Mattei

    LER MAIS
  • Senado aprova projeto que desmonta rito de demarcação de terras indígenas

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

21 Dezembro 2022

Cinco mil lenços vermelhos invadiram o Vaticano, mesmo que apenas por algumas horas. Pela primeira vez na história, na manhã de ontem, cerca de 5.000 delegados, ativistas e dirigentes da associação sindical CGIL – usando seus lenços vermelhos - cruzaram a Praça de São Pedro para serem recebidos em audiência pelo Papa Francisco no salão Paulo VI. E ouviram a exortação de Bergoglio “para fazer barulho” sobre “demasiadas mortes no trabalho” que são “uma derrota para a sociedade”, mas também sobre o papel do sindicato: “Não há trabalhadores livres sem sindicato”.

A reportagem é de Nina Valoti, publicada por Il Manifesto, 20-12-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.

Um encontro que se segue à presença de uma delegação da CGIL na audiência privada de 16 de junho de 2019 e, sobretudo, à grande manifestação pela paz de 5 de novembro na Piazza San Giovanni em Roma, onde dezenas de associações católicas marcharam ao lado do sindicato para dizer não à todas as guerras e pedir mais diplomacia e menos armas para resolver o conflito na Ucrânia.

Naquele dia foram criadas as condições para a audiência geral reservada a toda a CGIL.

Em sua saudação inicial, um emocionado Maurizio Landini agradeceu ao pontífice e afirmou a vontade da CGIL de “ser um sindicato de rua para afirmar os direitos da pessoa nos lugares de trabalho. Seguindo seus ensinamentos encontramos uma grande consonância. A sua busca constante pelo diálogo entre os diferentes, o convite à fraternidade e ao cuidado do próximo são a condição para realizar, aqui e agora, aquela revolução cultural e aquela transformação social que também nós sentimos como necessária para dar um futuro ao nosso planeta”.

O secretário da CGIL ressaltou “a vontade comum de sermos construtores da paz e de pôr fim a uma guerra provocada pela grave invasão russa”. No centro da discussão, porém, está o trabalho, “entendido como realização e dignidade da pessoa”, numa época em que “os direitos e a dignidade de gerações inteiras são espezinhados e a precariedade se torna um eterno presente”. Uma época, aliás, em que as pessoas continuam a morrer no trabalho: "um verdadeiro massacre que deve ser travado".

Por fim, o secretário da CGIL destacou “o caminho que podemos percorrer juntos, leigos e católicos, para mudar uma sociedade fundada na competição, no egoísmo, na exploração, nas múltiplas formas de solidão, para, ao contrário, afirmar o valor da igualdade. Hoje precisamos nos transformarmos em um ‘nós’ que habita a casa comum”.

“É bom esse cara!”, diz-lhe Bergoglio assim que termina o seu discurso, entre um sorriso e aplausos, um dos muitos, da audiência da CGIL que depois entregará ao Papa uma faixa com as palavras “trabalho, paz, fraternidade” nas cores da paz e abaixo uma representação do mundo do trabalho com as bandeiras vermelhas.

O Papa Francisco os exorta a “fazer barulho para dar voz a quem não tem voz”. Aos jovens, aos trabalhadores precários, aos que não têm emprego e também aos que o tem, mas estão insatisfeitos. Para o Santo Padre, a tarefa do sindicato é, portanto, "educar no sentido do trabalho, promovendo a fraternidade entre os trabalhadores", que é o "sal de uma economia sã", ou seja, capaz de "tornar o mundo melhor", porque "desistir de investir nas pessoas é um péssimo negócio para a sociedade”.

Entre as distorções do mundo do trabalho atual, para Bergoglio está “a cultura do descarte”, que invadiu o mundo do trabalho, “onde a dignidade humana é pisoteada pela discriminação de gênero”, pelo sistema de trabalho precário da juventude, pela cultura do excesso, porque os trabalhos mais extenuantes são mal tutelados.

O Papa disse então estar preocupado com a segurança no trabalho e a exploração das pessoas, "como se fossem máquinas de desempenho": "Existem formas de violência, como a contratação ilegal e a escravidão, a obrigação a turnos exaustivos, a pressão nos contratos, o desprezo pela maternidade, o conflito entre trabalho e família. Quantas contradições e quantas guerras entre os pobres se consomem em torno do trabalho”.

Leia mais

  • Papa e CGIL fazem "barulho" sobre trabalho, meio ambiente e paz
  • No Brasil das reformas, retrocessos no mundo do trabalho. Revista IHU On-Line, Nº 535
  • A ‘uberização’ e as encruzilhadas do mundo do trabalho. Revista IHU On-Line, N° 503
  • O futebol-mercadoria e o massacre no Catar
  • O Catar, sede da Copa 2022, tem a maior proporção de casos da covid-19 do mundo. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves
  • Anistia Internacional denuncia exploração de trabalhadores imigrantes em obras da Copa do Catar
  • Mais de 3.000 norte-coreanos trabalham escravizados nas obras da Copa do Catar
  • Copa do Mundo de 2022, no Catar, já matou 382 trabalhadores
  • O Catar e a escravidão moderna na Copa de 2022
  • Reforma trabalhista: mais incertezas do que resultados
  • Do Nepal ao Catar, a voz dos invisíveis: “Assim os novos escravos morreram trabalhando para a Copa do Mundo”
  • Trabalho infantil: 152 milhões de crianças são vítimas de exploração em todo o mundo
  • O mundo do trabalho em um contexto de uberização
  • Reforma trabalhista: 78,4% dos postos criados são intermitentes ou parciais
  • 27,6 milhões de provas de que a reforma trabalhista falhou
  • Empobrecimento e naturalização das desigualdades são as primeiras consequências da Reforma Trabalhista. Entrevista especial com Barbara Vallejos Vazquez
  • Seis meses após reforma trabalhista, arrecadação de sindicatos desaba 88%

Notícias relacionadas

  • ''As mudanças climáticas são uma questão de fé'', afirma cardeal

    As mudanças climáticas são uma questão de fé, porque lidam com a criação de Deus e com a pobreza, disse o cardeal hondurenh[...]

    LER MAIS
  • Bergoglio renuncia como arcebispo de Buenos Aires

    Neste sábado, o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio (foto), ultrapassa a idade canônica de 75 anos, disposta pela Igr[...]

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • ''Melhor sedevacantista cismático do que apóstata romano'', defende bispo lefebvriano

    Na luta por influência que está acontecendo entre os favoráveis e os contrários à reaproximação com Roma, Dom Richard Willi[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados