• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

As religiões são consciência profética. Devem nos ajudar a entender o que é certo e o que não é. Entrevista com Adnani Mokrani

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

16 Setembro 2022

 

A responsabilidade necessária, as urgências que não podem mais ser adiadas, o dever de olhar para frente, de pensar a longo prazo. O papel que o Congresso dos líderes das religiões mundiais e tradicionais (que hoje conclui seus trabalhos na capital do Cazaquistão) confia às religiões é recolocar a pessoa no centro, reconstruir um clima de relações que possa redefinir a hierarquia de prioridades, distinguindo o necessário do supérfluo.

 

E nesse sentido, para citar as palavras do Papa ontem na capital do Cazaquistão, Nur-Sultan, o sagrado não pode ser uma sustentação do poder, muito menos justificar a violência. "A religião - observa o teólogo islâmico Adnani Mokrani, professor da Pontifícia Universidade Gregoriana e membro sênior da Fundação João XXIII para as Ciências Religiosas de Palermo - deveria ser uma consciência crítica que impele para a harmonia, a unidade, a paz e a colaboração. Nesse sentido, os líderes religiosos são chamados a dar uma contribuição mais efetiva para dar forma ao sonho humano e divino de uma humanidade mais unida”.

 

A entrevista é de Riccardo Maccioni, publicada por Avvenire 15-09-2022. A tradução é de Luisa Rabolini.

 

Eis a entrevista.

 

Ao fundo, o Documento sobre a fraternidade humana, assinado em 2019 em Abu Dhabi pelo Papa e pelo grande imã de al-Azhar, Ahmad al-Tayyib.

 

O texto diz respeito ao diálogo islâmico-cristão, mas tem um valor inter-religioso universal porque expressa valores compartilhados por outras comunidades. E além disso, é claro, há a contribuição fundamental da encíclica Fratelli tutti, cujo apelo religioso à fraternidade, tanto do ponto de vista teológico quanto pastoral, chegou no momento certo.

 

Entre outras coisas, um Comitê especial foi criado para a implementação do Documento de Abu Dhabi

 

A intenção é que não permaneça um ponto de partida, mas que seja a etapa de um caminho que continua. E gostaria de lembrar que várias comunidades islâmicas em países como a Indonésia receberam o texto de forma muito positiva, tornando-o uma oportunidade de reflexão, aprofundamento e discernimento.

 

O quadro geral oferecido pelo texto ajuda a dialogar melhor.

 

O que esperar do Congresso que acontece no Cazaquistão?

 

Uma voz religiosa crítica e profética, um apelo à razão, à sabedoria, um apelo também à política para que seja mais humana, mais atenta a quem sofre com a guerra, a fome, a miséria. Afinal, é próprio da consciência crítica, profética e humana da religião dizer: isso está errado, a situação é insuportável.

 

Também em relação à salvaguarda da criação.

 

A questão ecológica é uma prioridade absoluta. Vemos as consequências do capitalismo, do desejo humano de dominar, de competir, sem considerar o bem comum, destruindo a terra. Estamos em uma emergência global. Pensemos no que está acontecendo no Paquistão com as enchentes que destroem o país, enquanto na Europa falta água. São alarmes que chamam à solidariedade, à consciência, à coerência e a trabalhar juntos para mudar o rumo, para mudar os estilos de vida.

 

Para parar esse consumismo que consome a terra e não deixa nada para as gerações futuras.

 

Não há mais tempo a perder.

 

Os líderes religiosos estão discutindo sobre o pós-pandemia. Na sua opinião, como a humanidade está saindo da emergência do Covid?

 

Parece-me que não compreendemos suficientemente a lição. A pandemia nos ensinou que estamos todos ligados, interconectados, unidos no bem e no mal. Ninguém se salva sozinho, como já foi dito. Essa unidade de destino é fundamental. Dizemos isso, mas depois olhando para o conflito na Ucrânia percebemos que os mesmos problemas se repetem, os mesmos complexos da primeira e da segunda guerras mundiais. O ser humano continua a mostrar pouca inteligência.

 

Leia mais

 

  • Religiões: esperança para um mundo na corda bamba
  • Francisco no Cazaquistão e os quatro mandamentos das religiões hoje: paz, pobres, migrantes e ecologia
  • “O Ocidente em decadência gera populismos”. Papa Francisco no voo de volta do Cazaquistão conversa com os jornalistas
  • No Cazaquistão, o papa pede para sair da lógica dos "blocos"
  • O Papa contra a guerra de Putin "De quantas mortes ainda precisamos?"
  • No Cazaquistão, o Papa Francisco relança seu multilateralismo
  • Al-Tayyeb: “Fratelli tutti, encíclica importante também para os muçulmanos”
  • Um ano depois da Fratelli Tutti: é tempo de a Igreja sair do sonhar para o fazer
  • “Fratelli Tutti lança as bases de uma nova convivência social, de sonhar juntos um mundo diferente”. Entrevista com Dom Oscar Ojea, presidente da Conferência dos Bispos da Argentina
  • Abu Dhabi: Declaração conjunta do Papa Francisco e o Grande Imam de Al-Azhar
  • O Papa aposta na Igreja como “sede de um anúncio inédito de fraternidade, de uma revolução do amor”
  • ‘Igualdade, fraternidade, liberdade’ fez as pessoas perderem a cabeça, afirma o Patriarca Kirill discursando no Conselho da Federação Russa
  • Inquietude, incompletude e imaginação. Os desafios da fraternidade no tempo presente. Entrevista especial com Andrea Grillo
  • “Fratelli coltelli”: fraternidade e fratricídio no tempo presente. Artigo de Andrea Grillo

Notícias relacionadas

  • ''As mudanças climáticas são uma questão de fé'', afirma cardeal

    As mudanças climáticas são uma questão de fé, porque lidam com a criação de Deus e com a pobreza, disse o cardeal hondurenh[...]

    LER MAIS
  • O catolicismo se globaliza, mas as outras religiões também e formam um mundo de religiões globais, todas abertas, sem monopólio em parte alguma, constata o sociólogo, pesquisador senior da Georgetown University

    “As religiões estão se tornando cada vez mais globais”. Entrevista com Jose Casanova

    LER MAIS
  • Igreja e internet: uma relação de amor e ódio. Entrevista especial com Moisés Sbardelotto

    Embora a Igreja tenha mantido uma relação de amor e ódio com os meios de comunicação e, em especial, com as mídias digitais,[...]

    LER MAIS
  • EUA. Luteranos ratificam documento inter-religioso católico

    Um documento inter-religioso que afirma que católicos e luteranos não mais estão divididos em muitas questões centrais relacio[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados