• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Agonia da Igreja? Não há um líder na Itália que não seja católico

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

13 Agosto 2021

 

"Na realidade, hoje pode-se sinalizar uma espécie de quadrilátero institucional e de influência que vai de Mattarella ao chefe do governo, católico praticante e formado no Instituto romano jesuíta, à ministra da Justiça, recém-saída da primeira presidência feminina do Conselho e formada na "amizade" de Dom Giussani e de Comunhão e Libertação, integrada pelo confronto teórico com o jesuíta Cardeal Martini, e finalmente com o Papa Bergoglio ", escreve Adriano Sofri, jornalista e escritor italiano, em artigo publicado por Il Foglio, 12-08-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

 

Eis o artigo.

 

Segunda-feira, 9 de agosto, Emmanuel Abayisenga, refugiado ruandês de 40 anos, assassinou o missionário montfortiano Olivier Maire, 60, que o havia acolhido em Vendée (notícia muito triste, que relembra o assassinato de padre Roberto Malgesini, o "padre dos pobres" de Como, em setembro passado, pelas mãos de um migrante tunisino que ele havia ajudado). Em 18 de julho de 2020, Abayisenga ateou fogo à catedral gótica de Nantes, destruindo o órgão principal. Eu tinha lido o último livro de Andrea Riccardi, “A Igreja queima. Crise e futuro do Cristianismo"(em tradução livre, Laterza, pp. 256). O título não é apenas metafórico. Riccardi parte de uma reconstrução meticulosa da noite em que a catedral de Notre-Dame queimou, entre 15 e 16 de abril de 2019, e da emoção que o evento despertou.

“O incêndio de um monumento tão sólido evocou o fim ou a grave crise do catolicismo que o habita”.

Além disso, o noticiário oferece uma infinidade de referências atuais. Sempre na segunda-feira assisti ao episódio "O fator humano", na Rai 3, dedicado a "Polônia lgbtq Free": eu acreditava que sabia bastante, mas pela primeira vez fiquei tentado a pensar na Polônia oficial como uma versão católica de Estado islâmico. Se não todo o Cristianismo, certamente a Igreja Católica fundamentou seu domínio mais profundo e íntimo no controle fanático, hipócrita e obsessivo da sexualidade, e hoje a perda de seu controle é, acima de tudo, o reflexo da liberação feminina e sexual. A Polônia - desproporcionalmente, é claro - se divide em duas sociedades ao longo dessa linha de separação.

Riccardi trata da Hungria de Orbán, e especialmente da Polônia, como exemplos da reação "nacional-católica" a uma crise da Igreja talvez terminal: quando começou a estudar a questão, ele escreve, "as democracias cristãs eram o presente, e o nacional-catolicismo e o clerical-fascismo eram o passado: hoje é o oposto".

Não posso analisar aqui um tema tão exigente. Farei apenas uma observação, solicitada por outra de Riccardi, que recorda a presidência do católico e ex-democrata-cristão Sergio Mattarella, comentando: “Não acaba tudo em um dia”. Na realidade, hoje pode-se sinalizar uma espécie de quadrilátero institucional e de influência que vai de Mattarella ao chefe do governo, católico praticante e formado no Instituto romano jesuíta, à ministra da Justiça, recém-saída da primeira presidência feminina do Conselho e formada na "amizade" de Dom Giussani e de Comunhão e Libertação, integrada pelo confronto teórico com o jesuíta Cardeal Martini, e finalmente com o Papa Bergoglio, jesuíta que elegeu o nome franciscano, de autoridade civil em qualquer caso relevante, embora, ou talvez porque lhe seja atribuído (como já a Martini), o lema de que "Deus não é católico" - "Hoje somos menos cristãos, mas talvez também menos anticristãos", escreve Riccardi. E pode-se acrescentar que não há um único líder dos grandes partidos que não seja católico, numa faixa que vai do Rosário e da Imaculada Conceição do secretário da Liga, à devoção da secretária de Fratelli d’Itália - quase todos irmãos - e à formação e participações romanas e vaticanas de Giuseppe Conte, assíduo em Villa Nazareth e devoto do Padre Pio. Até o meritório general Figliuolo recomendou-se a Santa Rita.

Pode-se deduzir disso uma rejeição da tese da agonia da Igreja Católica. Ou, ao contrário, sua paradoxal confirmação. Questão interessante.

 

Nota do Instituto Humanitas Unisinos – IHU

De 04 de junho a 10 de dezembro de 2021, o IHU realiza o XX Simpósio Internacional IHU. A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transição, que tem como objetivo debater transdisciplinarmente desafios e possibilidades para o cristianismo em meio às grandes transformações que caracterizam a sociedade e a cultura atual, no contexto da confluência de diversas crises de um mundo em transição.

XX Simpósio Internacional IHU. A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transição

 

Leia mais

  • Tudo pode mudar. Resenha do livro “A Igreja queima? Crise e futuro do Cristianismo”, de Andrea Riccardi
  • A Igreja queima? Sem dúvida. Mas não subestime a sua vitalidade. Artigo de Marco Politi
  • Confronto com o Evangelho, a virada do Papa Bergoglio. Artigo de Andrea Riccardi
  • “Papa Francisco continua a luta contra aqueles que minam a unidade da Igreja”. Entrevista com Andrea Riccardi
  • “Bergoglio levou da América do Sul para Roma um estilo de Igreja da libertação”
  • Francisco recebeu o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte para analisar a pandemia
  • O declínio do cristianismo: possibilidade de um novo começo para a fé cristã? Artigo de Francesco Cosentino
  • Presença fragmentada. O mal-estar pós-moderno do Cristianismo. Artigo de Armando Matteo
  • A crise do cristianismo e o “sinal dos tempos” para a redescoberta da fé autêntica
  • A Igreja entre o “Ocidente global” e o “catolicismo global”. Artigo de Massimo Faggioli
  • A (I)Relevância pública do cristianismo num mundo em transformação
  • A Igreja Católica vive uma crise sem precedentes. Entrevista com Philippe Portier
  • A maior crise da Igreja Católica desde a Reforma. Artigo de Massimo Faggioli
  • A profundidade da crise da Igreja

Notícias relacionadas

  • Evolução e fé cristã: semânticas em diálogo

    Quais as implicações da evolução científica para as semânticas da fé cristã? É possível conciliar ciência e fé, a part[...]

    LER MAIS
  • Bispo é preso entre manifestantes que tentavam ocupar uma igreja em Nova York

    A três meses do início de seus protestos contra o sistema financeiro norte-americano, centenas de manifestantes saíram às ru[...]

    LER MAIS
  • Comunidade de Santo Egídio em liberdade condicional

    A Secretaria de Estado autoriza a revista La Civiltà Cattolica a publicar um artigo elogiando a Comunidade. Mas com inúmeros cor[...]

    LER MAIS
  • ''A fé pode dar à razão a coragem de pensar''

    O desafio para a filosofia atual é ter mais audácia. É preciso não se deter na superfície. É preciso colocar os problemas fu[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados