Incêndio destrói 15% do Parque Indígena do Xingu em Mato Grosso

Imagem: Kumaré Txicão / yikatuxingu.org

Mais Lidos

  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

30 Setembro 2016

As chamas iniciaram em agosto e destruíram 310 mil hectares da área. Mais de 105 pessoas participaram do combate, incluindo 35 indígenas.

A reportagem foi publicada por portal G1, 29-09-2016.


Incêndio no Parque Nacional do Xingu (Foto: Vinícius Mendonça/Ibama)

O incêndio no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, que teve início em agosto, foi controlado nesse último domingo (25) por equipes do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente). As chamas destruíram 310 mil hectares da área, ou seja, cerca de 15% do território.

Mais de 105 pessoas participaram do combate ao fogo, incluindo 25 índios do Xingu e 10 da Terra Indígena Xerente, do Tocantins, além de brigadistas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia e Rio de Janeiro.

As chamas foram controladas pelo Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).

A incidência abaixo da média de chuva contribuiu para combate das diversas frentes de incêndio que atingiram o parque. A condição climática fez com que o fogo de propagasse com mais intensidade em áreas onde normalmente a umidade da vegetação impediria o avanço do incêndio, disse o Ibama.

A operação do Prevfogo foi inicialmente planejada para evitar grandes incêndios florestais no período do Kuarup, ritual tradicional ritual de homenagem aos mortos ilustres feito pelas etnias do Alto Xingu, mas foi prorrogada devido ao incêndio no parque.

O Parque Indígena do Xingu foi criado em 1961, tem 26 mil quilômetros quadrados e abriga 16 povos indígenas.

Leia mais...