• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Carta dos jovens ao Papa: “As novas ideias precisam de espaço e você nos proporcionou isso”

Foto: Reprodução/Youtube

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

28 Outubro 2018

Depois do penúltimo dia de trabalhos sinodais, chegou o momento de celebrar juntos em uma festa em que havia espaço para música, apresentações, risos e conversas. Os jovens auditores do Sínodo dos Bispos entregaram uma carta de agradecimento ao Santo Padre. Também aconteceu a eleição dos membros do XV Conselho Ordinário.

A reportagem é publicada por Vatican News, 27-10-2018. A tradução é de André Langer.

Na tarde da sexta-feira, 26 de outubro, aconteceu a festa dos jovens e do Papa Francisco no marco do Sínodo dos Bispos, realizado em Roma de 03 a 28 de outubro; nela, houve espaço para música, apresentações e risadas compartilhadas, em um ambiente de fraternidade e diálogo que também caracterizou os trabalhos sinodais de todo o mês.

O encontro aconteceu durante a segunda parte da 20ª Congregação Geral, realizada no átrio da Sala Paulo VI do Vaticano, sob o título “Obrigado, Santo Padre”. Músicas em todas as línguas e muita alegria marcaram uma tarde fora do comum para os Padres sinodais, que, junto com os jovens e o Papa, desfrutaram da música de Debussy executada ao piano pelo cardeal Lorenzo Baldisseri, secretário geral do Sínodo dos Bispos.

O Pontífice aproveitou a ocasião para expressar um agradecimento especial, concedendo uma bênção “de coração” para todos, como ele mesmo disse falando em espanhol.

Carta dos jovens ao Papa: “estamos com você”

Da mesma forma, os jovens auditores que participaram do Sínodo também quiseram agradecer a Francisco através de uma carta afetuosa, na qual mostraram sua gratidão ao Pontífice: “Estamos com você e com os bispos da nossa Igreja, inclusive nos momentos de dificuldade”, escrevem, reafirmando uma vez mais que compartilham o sonho de Francisco: “uma Igreja em saída, aberta a todos, sobretudo aos mais vulneráveis, uma Igreja hospital de campanha”.

Trata-se de uma mensagem muito significativa, um sinal concreto da proximidade mútua criada nessas quase quatro semanas de trabalho conjunto no Vaticano.

Novas ideias precisam de espaço

“As novas ideias – diz o texto que termina com as assinaturas dos jovens escritas em várias cores – precisam de espaço e você nos proporcionou isso”. O mundo de hoje, que nos apresenta novas oportunidades e ao mesmo tempo tanto sofrimento, precisa de novas respostas e de novas energias de amor. Precisa redescobrir a esperança de viver a felicidade que se sente mais em dar do que em receber, trabalhando por um mundo melhor.

Os jovens concluem sua mensagem assegurando ao Papa que rezam por ele, e afirmam sentir que já são parte ativa desta Igreja e que querem continuar seu compromisso concreto de construir uma sociedade melhor, difundindo uma “cultura da paz e da solidariedade” que coloque “no centro os pobres e na qual o próprio Jesus seja reconhecido”.

Eleição dos membros do Conselho para o próximo Sínodo

Durante a primeira parte da Congregação Geral, aconteceu a votação para a eleição dos membros do XV Conselho Ordinário. Os Padres Sinodais escolheram, mediante votação separada por áreas geográficas, dezesseis bispos, entre eparquianos e diocesanos: um entre os líderes e bispos das Igrejas católicas orientais, dois para a América do Norte, três para a América Latina, três para a Europa, três para a África, um para a Oceania e três para a Ásia.

A eleição se deu conforme o artigo 10 da Episcopalis Communio, a nova Constituição Apostólica sobre o Sínodo dos Bispos, assinada pelo Papa em 15 de setembro. A este grupo se unirão um Chefe de Departamento com base no tema da próxima assembleia sinodal e quatro membros nomeados pelo Sucessor de Pedro, totalizando 21 membros. Os nomes de todos os membros serão publicados assim que a “equipe” estiver completa.

Esta eleição ocorreu de acordo com o cânon 119 do Direito Canônico, que estabelece uma maioria absoluta dos presentes nos dois primeiros escrutínios e no terceiro turno, onde, em caso de igual número de votos, prevalece o voto do padre sinodal de maior idade.

Nota de IHU On-Line: A íntegra do documento final, em italiano, pode ser lida aqui.

Veja a seguir a carta do Sínodo aos Jovens:

Leia mais

  • A Igreja vive “um momento difícil porque o acusador ataca a mãe e na mãe não se toca”, diz Francisco no final do Sínodo
  • Francisco: A Igreja, nossa Mãe, está sob ataque e vivemos um momento difícil
  • O papa ''frágil''
  • Quatro desafios para os bispos no sínodo sobre os jovens
  • Os altos, baixos e distrações do Sínodo sobre os Jovens
  • Quando o Papa Francisco pergunta aos jovens o que eles pensam
  • Como é ser a única sacerdotisa no Sínodo dos jovens?
  • Os padres sinodais já discutem o documento final, onde há referências à "comunidade LGTB"
  • “Nós não queremos ser carteiros que trazem um texto, mas testemunhas do que está acontecendo no Sínodo”
  • Curiosidades do Sínodo - 3
  • O Sínodo na fase final, um confronto entre culturas
  • Sínodo 2018. Participantes dizem que documento final não deve focar somente jovens ocidentais
  • Confissões de um repórter no Sínodo
  • Sínodo: quem está escutando a quem?
  • O Sínodo e o plano inclinado: quando o voto feminino se torna um pesadelo. Artigo de Andrea Grillo
  • A paixão dos jovens pelas redes sociais pode ser clichê, mas para o Sínodo é real
  • O Sínodo sobre os jovens se prepara para discutir o documento final
  • Um Sínodo que busca seu próprio caminho
  • Uma agnóstica no Sínodo dos jovens
  • Questão para o Sínodo: como os bispos podem aprender a ouvir?
  • Os jovens e a Igreja precisam buscar o caminho da alegria do amor

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • “Pacem in Terris”. Os 56 anos de uma encíclica e a dimensão social do Evangelho. Entrevista especial com Frei Carlos Josaphat

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Padre Arrupe, herói em Hiroshima. O relato de García Márquez

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados