Samuel Ruiz, o bispo que fez a opção pelos pobres

Dom Samuel Ruiz | Foto: Arquivo Pessoal

25 Janeiro 2023

Quando esteve à frente da diocese de Chiapas, por 40 anos, levou a Bíblia para os indígenas em Tzotzil, Tzeltal, Chol e Tojolabal, com a ajuda dos jesuítas e dos evangélicos do Summer Institute of Linguistics.

A reportagem é de Héctor Figueroa, publicada por Excelsior, 24-01-2023.

Samuel Ruiz García foi o bispo que consolidou a teologia indígena na área das terras altas de Chiapas desde o final dos anos 1960 | Foto: Arquivo Pessoal

Desde 24 de janeiro de 2011, data da morte do bispo emérito de San Cristóbal de las Casas, Chiapas, Samuel Ruiz, nenhum alto prelado do México prestou tanta atenção aos povos originários do México quanto ele.

Ruiz García foi o bispo que consolidou a teologia indígena na área do altiplano de Chiapas desde o final dos anos 1960, e formou diáconos e catequistas, alguns dos quais em 1994 participariam do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN).

Por isso foi apontado que Samuel Ruiz pertencia à Teologia da Libertação, mas o papel do prelado sempre foi levar a evangelização aos indígenas de Chiapas, em vez de envolver a religião com o marxismo.

Em entrevista à Excelsior por ocasião do 12º aniversário da morte de Samuel Ruiz, o antropólogo das religiões, Elio Masferrer Kan, reconheceu que o legado do bispo é muito valioso para os povos originários de Chiapas.

Masferrer Kan informou que o bispo emérito participou do Concílio Vaticano II, que sob a direção do Papa João XXIII e posteriormente do Papa Paulo VI, aprovou que o latim deixasse de ser a única língua litúrgica da Igreja Católica, para que a missa fosse oficiado na língua de cada país.

A luta de jTatik Samuel (Padre Samuel, como os indígenas o chamavam) foi para que, com base no Concílio, a liturgia fosse realizada nas línguas indígenas, e que a Bíblia fosse traduzida para Tzotzil, Tzeltal, Chol e Tojolabal. , entre outras línguas, e para isso juntou forças com os Jesuítas, e os Evangélicos do Summer Institute of Linguistics.

“As publicações Tzotzil e Tzeltal são feitas por equipes conjuntas de católicos, preferencialmente jesuítas e protestantes. E eles têm quadros de alto nível que lidam com línguas indígenas”, explicou Masferrer Kan.

Anos depois, em 2008, o bispo emérito Samuel Ruiz reconheceu que alguns de seus discípulos optaram pela Teologia da Libertação, da qual ele não vinha, mas as circunstâncias o aproximaram dessa forma de pensar promovida por alguns bispos latino-americanos.

A Teologia da Libertação teve seu apogeu no final dos anos 1960, 1970 e 1980, com bispos mexicanos como Sergio Méndez Arceo, de Morelos; Arturo Lona, de Tehuantepec; Hermenegildo Ramírez, de Huautla; Serafín Vázquez, de Ciudad Guzmán, e Sergio Obeso, de Jalapa.

Bispo de Chiapas por 40 anos

Samuel Ruiz García foi o bispo que mais tempo esteve à frente da diocese de Chiapas, por um período de 40 anos.

Natural do estado de Guanajuato, Samuel Ruiz chegou a San Cristóbal de las Casas, Chiapas, em 1959, aos 36 anos, em meio a uma discriminação contra os indígenas sem paralelo em nenhuma outra parte do país.

O pesquisador da Escola Nacional de Antropologia e História (ENAH) Elio Masferrer Kan disse a este jornal que Ruiz García participou do Concílio Vaticano II, onde abraçou a ideia de criar a Teologia indígena.

jTatik Samuel lutou pelos duplamente marginalizados: indígenas e pobres e promoveu a ideia de vincular o Evangelho com os costumes e as línguas de cada comunidade, conhecida hoje como Pastoral Indígena da Conferência Episcopal Mexicana (CEM).

Uma de suas primeiras ações foi promover a tradução dos textos da Bíblia nas diferentes línguas indígenas de Chiapas, e ao longo dos anos formou 700 diáconos e catequistas indígenas, que se encarregaram de evangelizar em suas comunidades.

Assim surgiram as missas católicas em Tzeltal, Tzotzil e Chol, entre outras línguas.

jTatik Samuel e o EZLN

Catequistas formados em Teologia Indígena por jTatik Samuel, na década de 1990, participariam da formação do EZLN, liderado pelo Subcomandante Marcos, movimento mais ligado à luta de classes sociais numa perspectiva marxista.

O bispo Samuel Ruiz foi mediador no diálogo entre o governo do ex-presidente Carlos Salinas de Gortari e o EZLN em 1994, que pôs fim à luta armada com os Acordos de San Andrés Larráinzar.

Teologia indiana

O bispo Samuel Ruiz García sempre buscou a igualdade dos indígenas, mestiços e criollos, com respeito irrestrito à dignidade humana.

Quando jTatik Samuel faleceu em 2011, a teologia indiana já era um processo irreversível, e a missa, a catequese e a leitura da Bíblia eram feitas nas línguas nativas de Chiapas e de outros estados.