Bispo alemão autoriza padres a abençoar uniões homossexuais

Franz-Josef Overbeck, bispo alemão de Essen. | Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • Edgar Morin (104 anos), filósofo, sobre a felicidade: “A velhice é um terreno fértil para a criação e a rebeldia”

    LER MAIS
  • Não é o Francisco: chega de desculpas! Artigo de Sergio Ventura

    LER MAIS
  • “Putin deixou bem claro que para a Rússia é normal que os Estados Unidos reivindiquem a Groenlândia”. Entrevista com Marzio G. Mian

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

15 Abril 2021

Franz-Josef Overbeck desafia a proibição do Vaticano à bênção de casais homossexuais.

A reportagem é de Jordi Pacheco, publicada por Religión Digital, 14-04-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

O responsum da Congregação para a Doutrina da Fé que fecha a porta para as uniões de casais homossexuais segue gerando reações contrárias que sugerem que a resposta polêmica do Vaticano é uma decisão contrária às demandas dos cristãos LGBTI.

O bispo de Essen, Alemanha, Franz-Josef Overbeck explicitou o seu desacordo com a decisão. “Necessitamos um novo olhar sobre a homossexualidade, sério e respeitoso”, declarou Overbeck, em uma carta às paróquias de sua diocese, enviada poucos dias depois da publicação do polêmico documento.

Coerente com o que expressou então, agora o prelado afirmou que os padres de suas dioceses que decidirem por abençoar os casais de mesmo sexo durante um evento promovido por coletivos LGBTI agendado para o dia 10 de maio, não enfrentarão nenhuma consequência. Impulsionado sob o lema, “Não negamos uma bênção”, no encontro participarão párocos, diáconos e agentes pastorais.

Segundo reportagem do portal ACI, de 13 de abril, o bispo assegura que não tem previsto “suspender” ninguém, nem vai submeter à lei canônica nenhum padre que decidir abençoar um casal homossexual.

Overbeck faz parte do movimento de resistência à proibição do Vaticano protagonizada por uma série de bispos alemães, austríacos e belgas, dentre os quais se encontram o cardeal Christoph Schonbörn, dom Franz Josef Bode, dom Georg Bätzing, dom Peter Kohlgraf, dom Helmut Dieser e dom Heinrich Timmerevers, entre outros.

Leia mais