Momento de grandes mudanças tectônicas

Foto: freepik

23 Março 2022

 

"Nós, movimentos populares, temos que aumentar nosso próprio poder, organizando as pessoas em organizações poderosas e em torno de um programa que tenha a capacidade de responder tanto aos problemas imediatos de nosso tempo quanto à questão de longo prazo de como fazer a transição para um sistema que pode transcender o apartheid atual", escreve Vijay Prashad, jornalista e historiador indiano, em artigo publicado por America Latina en Movimiento - Alainet, 21-03-2022.

 

Eis o artigo.

 

A guerra na Ucrânia chamou a atenção para as mudanças que estão ocorrendo na ordem mundial. A resposta do Ocidente à intervenção militar da Rússia tem sido sanções, bem como o envio de armas e mercenários para a Ucrânia. Essas sanções terão um grande impacto na economia da Rússia e dos países da Ásia Central, mas também afetarão negativamente a população europeia, que verá os preços da energia e dos alimentos subirem ainda mais.

 

Até agora, o Ocidente decidiu não intervir com força militar direta ou tentar estabelecer uma "zona de exclusão aérea". É sabiamente reconhecido que tal intervenção poderia levar a uma guerra em grande escala entre os Estados Unidos e a Rússia, cujas consequências são impensáveis, uma vez que ambos os países têm capacidade de armas nucleares.

 

Para compreender a situação mundial atual, apresentamos seis teses sobre a formação da ordem mundial em torno dos Estados Unidos desde 1990 até a atual fragilidade dessa ordem diante do crescente poder russo e chinês. Essas teses foram extraídas de nossa análise no dossiê nº 36 (janeiro de 2021): Crepúsculo: a erosão do controle dos Estados Unidos e o futuro multipolar. Eles são destinados à discussão, portanto, comentários sobre eles são muito bem-vindos.

 

Tese Um: Unipolaridade

 

Após a queda da União Soviética, entre 1990 e 2013-15, os Estados Unidos desenvolveram um sistema global que beneficiou empresas multinacionais sediadas nos EUA e nos demais países do G7 (Alemanha, Japão, Reino Unido, França, Itália e Canadá). Os eventos que definiram seu poder avassalador foram as invasões do Iraque (1991) e da Iugoslávia (1999), bem como a criação da Organização Mundial do Comércio – OMC (1994). A Rússia, enfraquecida pelo colapso da URSS, tentou entrar nesse sistema juntando-se ao G7 e colaborando com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) como "Parceiro para a Paz". Enquanto isso, a China esteve sob os presidentes Jiang Zemin (1993-2003) e Hu Jintao (2003-2013).

 

Segunda tese: sinais de crise

 

Os EUA ultrapassaram seu poder por meio de duas dinâmicas: primeiro, superalavancando sua própria economia (bancos superalavancados, ativos não rentáveis ​​acima dos ativos rentáveis); e segundo, por tentar travar várias guerras ao mesmo tempo (Afeganistão, Iraque, Sahel) durante as duas primeiras décadas do século XXI. Os sinais da fraqueza do poder dos EUA foram a invasão do Iraque (2003) e o desastre dessa guerra pela projeção de poder dos EUA, e a crise de crédito (2007-08). A polarização política interna nos Estados Unidos e a crise de legitimidade na Europa seguiram esses eventos.

 

Tese Três: Emergência sino-russa

 

Na segunda década dos anos 2000, por diferentes razões, tanto a China quanto a Rússia emergiram de sua relativa letargia.

 

A emergência da China tem duas pernas

 

1- A economia interna da China. A China acumulou enormes superávits comerciais e, junto com eles, acumulou conhecimento científico e tecnológico por meio de seus acordos comerciais e seu investimento no ensino superior. As empresas chinesas de robótica, alta tecnologia, ferrovias de alta velocidade e energia verde superaram as empresas ocidentais.

 

2- As relações exteriores da China. Em 2013, a China anunciou a Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI) — também conhecida em espanhol como a Nova Rota da Seda —, que propunha uma alternativa à agenda de desenvolvimento e comércio do Fundo Monetário Internacional impulsionada pelos Estados Unidos. O BRI se estende da Ásia para a Europa, bem como para a África e a América Latina.

 

A Rússia também emergiu em duas pernas

 

1- A economia interna da Rússia. O presidente Vladimir Putin lutou contra setores dos grandes capitalistas para afirmar o controle estatal dos principais setores de exportação de commodities e os usou para acumular ativos estatais (especialmente petróleo e gás). Em vez de simplesmente absorver ativos russos em suas contas bancárias estrangeiras, esses capitalistas concordaram em subordinar parte de suas ambições à reconstrução do poder e da influência do Estado russo.

 

2- As relações exteriores da Rússia. A partir de 2007, a Rússia começou a se afastar da agenda global ocidental e a impulsionar seu próprio projeto, primeiro por meio da agenda do BRICS (Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul) e depois por meio de relações cada vez mais estreitas com a China. A Rússia usou sua exportação de energia para reafirmar o controle de suas fronteiras, algo que não havia feito quando a Otan se expandiu em 2004 para absorver sete países próximos de sua fronteira ocidental. A intervenção russa na Crimeia (2014) e na Síria (2015) usou sua força militar para criar um escudo em torno de seus portos de águas quentes em Sebastopol (Crimeia) e Tartus (Síria). Este foi o primeiro desafio militar aos Estados Unidos desde 1990.

 

Durante esse período, China e Rússia aprofundaram sua cooperação em todos os campos.

 

Tese Quatro: Doutrina Monroe Global

 

Os Estados Unidos globalizaram sua Doutrina Monroe de 1823 (afirmando seu controle sobre as Américas) e propuseram que nesta era pós-soviética o mundo inteiro fosse seu domínio. Ele começou a se opor à consolidação da China (o “Pivot to Asia” de Obama) e da Rússia (o “Russiagate” e a Ucrânia). Essa Nova Guerra Fria promovida pelos Estados Unidos, que inclui a guerra híbrida por meio de sanções contra trinta países, como Irã e Venezuela, desestabilizou o mundo.

 

Quinta tese: confrontos

 

Os confrontos acelerados pela Nova Guerra Fria inflamaram a situação na Ásia - onde o Estreito de Taiwan continua sendo uma zona quente - e na América Latina - onde os Estados Unidos tentaram criar uma guerra quente na Venezuela (e tentaram, mas falharam, projetar seu poder em lugares como a Bolívia). O atual conflito na Ucrânia — que tem sua origem em muitos fatores, incluindo o desaparecimento do pacto multinacional ucraniano — também tem a ver com a questão da independência europeia. Os EUA usaram a "OTAN global" como um cavalo de Tróia para exercer seu poder sobre a Europa e mantê-la subordinada aos interesses dos EUA, mesmo que prejudique os povos europeus ao perder o fornecimento de energia e gás natural para a economia. A Rússia violou a soberania territorial da Ucrânia.

 

Sexta tese: crise terminal

 

A fragilidade é a chave para entender o poder dos Estados Unidos hoje. Não caiu drasticamente, mas também não está parado. Existem três fontes de poder americano que estão relativamente intactas:

 

(1) Poder militar gigantesco. Os Estados Unidos continuam sendo o único país do mundo capaz de bombardear qualquer um dos outros estados membros da ONU até a idade da pedra.

 

(2) O regime Dólar-Wall Street-FMI. Devido à dependência mundial do dólar e do sistema financeiro global denominado em dólares, os Estados Unidos podem usar suas sanções como uma arma de guerra para enfraquecer os países à vontade.

 

(3) Poder informativo. Nenhum país tem controle tão decisivo sobre a Internet, tanto sobre sua infraestrutura física quanto sobre suas empresas quase monopolistas (como Facebook e YouTube, que derrubam qualquer conteúdo e qualquer provedor à vontade); nenhum país tem tanto controle sobre a formação das notícias mundiais devido ao poder de seus serviços de notícias (Reuters e Associated Press) quanto às grandes redes de notícias (como a CNN).

 

Existem outras fontes de poder dos EUA que estão profundamente enfraquecidas, como seu cenário político doméstico altamente polarizado e sua incapacidade de reunir seus recursos para empurrar a China e a Rússia de volta para dentro de suas fronteiras.

 

Nós, movimentos populares, temos que aumentar nosso próprio poder, organizando as pessoas em organizações poderosas e em torno de um programa que tenha a capacidade de responder tanto aos problemas imediatos de nosso tempo quanto à questão de longo prazo de como fazer a transição para um sistema que pode transcender o apartheid atual: apartheid alimentar, apartheid médico, apartheid educacional e apartheid monetário. A superação desses apartheids nos leva para fora desse sistema capitalista em direção ao socialismo.

 

Na última semana, perdemos muitos colegas, velhos e jovens. Entre eles, nosso grande camarada Aijaz Ahmad (1941-2022), um dos grandes marxistas do nosso tempo, que nos deixou aos 81 anos. Quando o marxismo foi atacado após a queda da URSS, Aijaz manteve a linha, ensinando a gerações de nós a necessidade da teoria marxista. Essa teoria permanece necessária porque continua sendo a crítica mais poderosa do capitalismo, e enquanto o capitalismo continuar a estruturar nossas vidas, essa crítica permanece essencial. Para nós do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, a orientação de Aijaz foi inestimável. Aliás, o dossiê Ocaso, que ajudou a nos orientar na situação atual, foi escrito após uma importante conversa com ele.

 

Também perdemos Ayanda Ngila (1992-2022), vice-presidente da ocupação de terras eKhenana, parte do movimento de sem-tetos sul-africano Abahlali baseMjondolo (AbM). Ayanda era um corajoso líder do AbM que acabara de ser libertado de um segundo período na prisão por falsas acusações. Ele era um companheiro gracioso para seus colegas e um aluno e professor na Frantz Fanon School of AbM.

 

Quando morto a tiros por seus adversários do Congresso Nacional Africano (ANC), Ayanda usava uma camiseta com uma citação de Steve Biko: "É melhor morrer por uma ideia que viverá do que viver por uma ideia que morrerá". Nas paredes da Escola Frantz Fanon, seus camaradas do AbM pintaram claramente seus ideais: terra, moradia digna, dignidade, liberdade e socialismo.

 

Leia mais