‘Onde estou? Lições do confinamento para uso dos terrestres’. Livro de Bruno Latour em debate no IHU

Foto: Arte do Ciclo de Estudos Bruno Latour

01 Outubro 2021

Na próxima semana, precisamente nos dias 05 e 06 de outubro, inicia-se o 2º Ciclo de Estudos "A (in)existência de um mundo comum. Pensamento vivo e mudanças possíveis à luz de Bruno Latour". O principal objetivo deste evento é analisar, a partir do pensamento de Bruno Latour, as causas e consequências relacionadas às mutações e ao novo regime climático, concatenadas principalmente com a desregulação, a globalização, o negacionismo, a explosão das desigualdades, a privação da terra, dentre outros, vislumbrando ou não possibilidades de um mundo comum.

A "grande transformação" experimentada enquanto transição epocal e forjada na lógica do antropoceno, revela um novo regime climático que ameaça seriamente a existência humana. A resposta das elites econômicas e políticas, longe de estarem à altura desta complexidade, parecem se basear muito mais em estratégias para assegurar seus privilégios. Estratégias baseadas no negacionismo e resultando em intensificação das desigualdades, crises migratórias sem fim e intensificação do populismo. Bruno Latour é inegavelmente um pensador que compreendeu e problematiza esta realidade, bem como apresenta algumas propostas. É dentro deste escopo que os ciclos de estudos buscam discutir as obras do referido autor e pensar a realidade a partir delas.

A primeira edição do ciclo ocorreu no primeiro semestre deste ano e contou com a participação das professoras Alyne Costa da PUC Rio e UFRJ, Tatiana Roque da UFRJ, a professora Letícia Cesarino da UFSC, e os professores Marcos Matos da UFAC e Rodrigo Petronio da FAAP. Todas as palestras estão gravadas e podem ser acessadas aqui, assim como a programação completa do evento.

Onde aterrar? Como se orientar politicamente no antropoceno

Políticas da natureza: Como associar as ciências à democracia

Diante de Gaia: Oito conferências sobre a natureza no Antropoceno

A abertura do segundo ciclo contará com a presença do Prof. Dr. André Lemos da UFBA, o qual debaterá sobre o livro “Investigação sobre os modos de existência: Uma antropologia dos modernos”, no dia 05 de outubro às 17h30min; e com os professores Marcos Matos da UFAC e Alyne Costa da PUC Rio e UFRJ, que irão comentar sobre o mais recente livro do Bruno Latour, “Où suis-je? Leçons du confinement à l’usage des terrestres”, na quarta-feira, dia 06 de outubro às 19h30min.

Investigação sobre os modos de existência: Uma antropologia dos modernos

Onde estou? Lições do confinamento para uso dos terrestres

Où suis-je? Leçons du confinement à l’usage des terrestres

O 2º Ciclo de Estudos "A (in)existência de um mundo comum. Pensamento vivo e mudanças possíveis à luz de Bruno Latour ocorrerá entre os meses de outubro e novembro. Será fornecido certificado a todos(as) que fizerem a inscrição e no dia do evento assinarem a presença, por meio do formulário (forms) disponibilizado no chat durante o evento.

O evento é aberto ao público para assistir no YouTube e Facebook. Não é necessária inscrição para acompanhar a transmissão.

Acesse a programação completa aqui.

Saiba mais sobre os conferencistas

André Lemos é Professor Titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA. É engenheiro mecânico formado pela UFBA (1984), Mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ (1991) e Doutor em Sociologia pela Université René DescartesParis VSorbonne (1995, bolsa do CNPQ). Foi Visiting Scholar nas Universidades McGill e Aberta, ambas no Canadá (2007-2008, bolsa de pós-doutorado pelo CNPq) e no Programmable City Lab na National University of IrlandaMaynooth (Bolsa estágio Sênior, CAPES, 2015-2016).

Publicações do IHU com André Lemos

Entrevista realizada pelo IHU com André Lemos

Evento com André Lemos no IHU

Alyne de Castro Costa é graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, mestra e doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Suas pesquisas se concentram na área de Filosofia e a questão ambiental, com ênfase no Antropoceno e na catástrofe ecológica global, considerando também as repercussões do tema na antropologia e na política. Foi bolsista do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior na Universidade Paris Nanterre. Atualmente é pós-doutoranda do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (UFRJ), com pesquisa sobre mudanças climáticas e seu enfrentamento no Brasil.

Entrevistas com Alyne de Castro Costa no IHU

Eventos com Alyne de Castro Costa no IHU

Marcos Matos possui graduação em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Acre.

Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria antropológica, etnologia e história na Amazônia Ocidental, organização e parentesco.

Notícias com Marcos Matos publicadas no IHU

Eventos com Marcos Matos no IHU