Haiti. Aumenta o número de mortos, mais de 1.300 mortos. O apelo do Papa

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


17 Agosto 2021

 

Mais de 1.300 vítimas, mas ainda há milhares de desaparecidos. Francisco: "Que a comunidade internacional seja solidária".

A reportagem é publicada por Avvenire, 16-08-2021. A tradução é de Luisa Rabolini.

Subiram para 1.297 as vítimas confirmadas do terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o Haiti há dois dias e ainda há buscas nos escombros, mesmo que com o passar das horas reduzem-se as esperanças de encontrar pessoas ainda vivas. Os hospitais receberam mais de 5.700 feridos e estão lotados. O temor é que a situação se agrave ainda mais nas próximas horas, devido à esperada chegada da tempestade tropical Grace.

 

Mapa do Haiti (Foto: Guia Geográfico Haiti)

 

O primeiro-ministro Ariel Henry declarou o estado de emergência, a medida vai vigorar por um mês em um país já severamente provado por uma profunda crise civil e política: há apenas um mês o assassinato do presidente Moise. O terremoto de sábado foi mais forte do que o devastador terremoto de 2010 que matou mais de 220.000 pessoas, mas seu epicentro foi mais distante da capital. O epicentro do terremoto foi identificado a 8 quilômetros de Petit Trou de Nippes, a uma profundidade de 10 quilômetros e o primeiro abalo foi seguido por outros, numa sequência sísmica que continua a sacudir a ilha. Um segundo abalo violento ocorreu esta manhã.

 

 

Apelo do Papa Francisco: “que a comunidade internacional seja solidária”

 

O Papa rezou no Angelus pelas pessoas atingidas pelo terremoto. "Desejo expressar minha proximidade àquelas caras populações atingidas duramente pelo terremoto. Enquanto elevo minhas orações pelas vítimas ao Senhor, dirijo minha palavra de encorajamento aos sobreviventes, almejando que o interesse participativo da comunidade internacional seja canalizado para elas - frisou o Papa - a solidariedade de todos possa atenuar as consequências da tragédia”.

“Ainda estamos sofrendo com a pandemia, mas também devemos ampliar nosso olhar. Como não pensar neste momento no Afeganistão, onde o Talibã está massacrando mulheres e crianças? Como não pensar em nossos irmãos no Haiti atingido por um novo terremoto devastador? Há tanto sofrimento na humanidade, mas é um sofrimento que está destinado a ser redimido pela luz de Cristo e nós somos chamados como Maria a ser embaixadores de todos os nossos irmãos sofredores e de todos os problemas da humanidade”, declarou o cardeal Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perugia-Città della Pieve e presidente da Conferência Episcopal italiana, durante a celebração eucarística da solenidade da Beata Virgem Maria da Assunção.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Haiti. Aumenta o número de mortos, mais de 1.300 mortos. O apelo do Papa - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV