O Vaticano respalda a “sábia decisão de Biden” de liberar as patentes das vacinas da covid-19

Revista ihu on-line

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mais Lidos

  • Diante do nacionalismo da Grande Rússia, vamos reinventar o internacionalismo. Artigo de Pierre Dardot e Christian Laval

    LER MAIS
  • “Receber dinheiro para evangelizar de quem gera morte é contraditório”. Entrevista com Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira

    LER MAIS
  • “Fratelli Tutti” coisa nenhuma. “Memorando” exorta que antes do conclave os cardeais releiam “Dominus Iesus”

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


07 Mai 2021

 

“Parece-me uma muito sábia decisão de Biden. É importante neste tempo uma visão planetária, mais que individual”. Em declarações ao Religión Digital, o presidente da Pontifícia Academia para a Vida, dom Vicenzo Paglia, posicionou-se a favor do anúncio do presidente dos EUA, de apoiar a liberação das patentes das vacinas contra o coronavírus. Decisão que, posteriormente, a União Europeia aderiu.

A reportagem é de Hernán Reyes Alcaide, publicada por Religión Digital, 06-05-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Para Paglia, o apoio expressado nas últimas horas pelo Governo dos Estados Unidos “não é uma razão de justiça, mas também de sábio interesse, no sentido de que o vírus não conhece nem o direito, nem as fronteiras”.

Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira seu apoio à liberação das patentes das vacinas contra coronavírus, uma posição que até agora tanto esse país como as potências europeias e vários de seus aliados mais próximas vetavam, apesar da crescente escassez de doses em quase todo o planeta e o aprofundamento da pandemia.

Medidas extraordinárias

“Trata-se de uma crise sanitária mundial, e as circunstâncias extraordinárias da pandemia de covid-19 exigem medidas extraordinárias”, assegurou a representante estadunidense ante a Organização Mundial do Comércio – OMC, Katherine Tai.

Nesse marco, Paglia destacou que “o Papa Francisco repetiu várias vezes um pedido de uma produção de vacinas na maior escala possível, e uma distribuição para todos”.

Alessandra Smerilli, subsecretária do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, incidiu que “é uma coisa sábia pensar em todos e não apenas nos seus próprios cidadãos”. “Faz falta pensar em todos, enquanto se ajuda as pessoas em cada um dos territórios”, destacou, sem citar Biden expressamente.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O Vaticano respalda a “sábia decisão de Biden” de liberar as patentes das vacinas da covid-19 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV