A mística do ser e do não ter em Mestre Eckhart, em momento de reflexão no Cepat

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

25 Março 2021

"A alma, que deve amar a Deus e com a qual Deus quer se comunicar, é tão perfeitamente despida da temporalidade e de todo gosto das criaturas, que nela Deus sabe ao sabor do gosto próprio dele. A Escritura diz: “À hora da meia-noite, quando todas as coisas estavam em silêncio, então, Senhor, tua palavra desceu do trono real” (Sb 18,14-15). Isso significa: na noite, quando já nenhuma criatura reluz nem espreita na alma, e no silêncio, onde nada mais fala à alma, então a palavra é anunciada ao intelecto." (Mestre Eckhart)

Esse fragmento do pensamento de Mestre Eckhart é citado por Matteo Raschietti na introdução de seu livro intitulado Mestre Eckhart: Um mestre que falava do ponto de vista da eternidade (Paulus: 2013).

Com o desejo de perscrutar o sentido da mística em Mestre Eckhart para os nossos dias, no dia 10 de abril, um sábado, às 10h, promoveremos um momento de reflexão sobre o legado desse grande teólogo da Idade Média.

A atividade será transmitida por esta página do IHU, Facebook e YouTube do CEPAT.

Faça sua inscrição pelo link: https://bit.ly/2OXOwAP 

Conheça o nosso convidado

Matteo Raschietti é professor na área de Filosofia Medieval, na Universidade Federal do ABC. Possui bacharelado em Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo (1994), graduação (bacharelado e licenciatura) em Filosofia pela Universidade de Campinas (2002), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área de Teologia e Filosofia, com ênfase em Filosofia Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Meister Eckhart, teoria do conhecimento, filosofia da imagem, metafísica, Idade Média.

Confira o cartaz de divulgação

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A mística do ser e do não ter em Mestre Eckhart, em momento de reflexão no Cepat - Instituto Humanitas Unisinos - IHU