• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Os quatros sonhos da “Querida Amazônia” e a pandemia da Covid-19 por Dom Roque Paloschi

Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • O massacre no Rio. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

08 Julho 2020

Ao longo do Sínodo realizado em 2019, o Papa Francisco, ao ouvir as intervenções e ler as contribuições dos círculos menores, elaborou uma Exortação, onde expressa as ressonâncias que o levou a um percurso de diálogo e discernimento. Nela, o pontífice oferece um breve quadro de reflexão que encarna na realidade amazônica uma síntese de algumas grandes preocupações já manifestadas por ele em documentos anteriores, que ajuda e orienta para uma recepção harmoniosa, criativa e frutuosa de todo o caminho sinodal.

A reportagem é publicada por Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros - CNBB, 07-07-2020.

O documento, fruto do Sínodo, fala de um chamado à conversão integral (pastoral, cultural, ecológica e sinodal) que promove a criação de estruturas em harmonia com o cuidado da criação; uma conversão baseada na sinodalidade, que reconheça a interação de tudo que foi criado. Conversão que leve a ser uma Igreja em Saída que entre no coração de todos os povos amazônicos.

Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), afirmou que a “Querida Amazônia” apresenta para a Igreja da Amazônia, mas também para a Igreja do mundo, passos concretos para vivenciar a Igreja que tanto o Papa Francisco tem nos interpelado. “Essa proposta do Papa é profundamente fiel à proposta de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas também do Concílio Vaticano II, ou seja, uma Igreja inserida no meio dos pobres, sendo Igreja em saída, serva, Samaritana e Madalena, uma Igreja que anuncia o Cristo ressuscitado”, disse.

Dom Roque Paloschi
(Foto: CNBB)

Na Exortação, o Papa Francisco apresenta/compartilha quatro sonhos sobre a Querida Amazônia: social, cultural, ecológico e eclesial. “Tudo isso nos ajuda a buscar estradas em conexão com aquilo que é, sobretudo, os desafios da Igreja. Mas é bom alertar que já na Laudato Si’ o Papa alertava para a grande crise socioambiental que vivemos”, salienta dom Roque.

“Na Querida Amazônia, nós temos essa denúncia da grave exploração que existe na Amazônia em seu vasto, formoso e belo território com graves consequências para toda a humanidade. Com a Laudato Si’ nós aprendemos que tudo está interligado nessa Casa Comum, tudo está interligado como se fôssemos um. E se nós não cuidarmos da terra, a terra não cuidará de nós”, afirma dom Roque.

Os sonhos do Papa e a pandemia da Covid-19

Segundo dom Roque, a situação da pandemia da Covid-19 é um sinalizador de que o Planeta está doente. “Como teremos saúde se a terra arde com as queimadas, a devastação das florestas, o envenenamento da terra, das águas, a destruição dos biomas, a exploração dos seres humanos, o desrespeito aos primeiros habitantes dessas terras?” questiona.

O arcebispo argumenta, ainda, que é preciso repensar a atual forma de viver e de se relacionar com a terra e todos os seres viventes. “Se não cuidarmos da terra, toda a possibilidade de vida está afetada”, salientou.

Na atual pandemia da Covid-19, dom Roque crê que é preciso que os pobres tenham igual oportunidade neste momento tão crucial da história, que os povos da Amazônia e originários sejam assistidos e que não haja o maior genocídio da história pela omissão de governos, da sociedade e da igreja. “Não é possível que se coloque a economia acima da vida. Certamente nos sonhos da Querida Amazônia está esse grito: que a terra precisa ser respeitada no seu direito de existir”, reitera.

Dom Roque afirma que nos sonhos da Amazônia também estão o apelo, nesta hora, para que a Igreja Amazônica viva caminhos de sinodalidade, de profecia, de alento neste tempo de tamanha desesperança.

“Almejo que com a Querida Amazônia possamos assumir o compromisso de que cuidar da Casa Comum é deixar um legado de vida para as gerações futuras, para as gerações vindouras. Que Maria, Nossa Senhora de Nazaré, rainha da Amazônia, nos cubra e nos proteja com seu manto amoroso para que nós batizados sejamos fiéis a nossa missão de sermos cuidadores da Casa Comum, defensores da vida e, sobretudo, solidários com os povos da Terra”, exorta o bispo.

“Creio que os quatro sonhos que o Papa apresenta nos dizem muito nesse tempo de pandemia. Que não pudéssemos ficar indiferentes. Se temos distanciamento social, é preciso aproximar os corações na solidariedade, na defesa da vida e da criação”, finalizou.

Leia mais

  • Sínodo Pan-Amazônico - Página Especial
  • “A floresta amazônica é como o “coração biológico” da Terra. O planeta (pelo menos, o planeta que conhecemos) não pode viver sem a Amazônia”
  • ‘Querida Amazônia’ mostra como Francisco busca uma mudança mais profunda
  • Decepção, indignação com o documento papal sobre a Amazônia
  • Francisco capta a ciência e a beleza da Amazônia, mas fica aquém na ação para salvá-la
  • A abordagem “feminina” da “Querida Amazônia”: fora de lugar e fora de tempo
  • “A sinodalidade está em risco, mas o documento do Sínodo indica o caminho para o futuro”
  • O “pulmão verde” da Igreja
  • A profunda necessidade de desclericalizar a Igreja
  • Schönborn: “É preciso um anúncio de Cristo mais corajoso na Amazônia”
  • ’Querida Amazônia’ é a emergência de uma nova hermenêutica no magistério. Artigo de Rafael Luciani
  • “Papa Francisco foi obstruído. E se encontra mais sozinho a partir de hoje”
  • “Querida Amazônia”: Papa Francisco sonha e nos desperta novamente. Artigo de Pierluigi Consorti
  • “O Papa tomou a decisão que era possível tomar, a que menos dano poderia fazer à Igreja”, escreve José María Castillo
  • “A exortação ‘complementa’ o documento sinodal, sem anulá-lo”, comenta Víctor Manuel Fernández, arcebispo de La Plata, Argentina
  • “Querida Amazônia”: o sonho da floresta amazônica e a insônia da floresta curial. Artigo de Andrea Grillo
  • Cinco destaques de ‘Querida Amazônia’
  • As seis poesias citadas pelo Papa Francisco na “Querida Amazônia”
  • Bispos do Regional Norte 1 avaliam a exortação como impulso para uma Igreja encarnada, culturalmente inserida, ambientalmente preparada, que sabe evangelizar e ser missionária
  • Uma inédita novidade na exortação “Querida Amazônia”: papa declara que documento final do Sínodo não está superado
  • "A exortação é uma carta de amor, um gesto extraordinário que chama a atenção de todos". Entrevista com o Cardeal Czerny
  • "Querida Amazônia": o sonho de Francisco por um mundo melhor
  • Os sonhos do papa para a sua Querida Amazônia. Artigo de Adelson Araújo dos Santos, SJ
  • Francisco chora sobre a Amazônia. Não menciona os padres casados, mas pede respostas “corajosas”
  • "O Documento Final e a Querida Amazônia exigirão um entendimento criativo e empático para além da Amazônia", diz cardeal Czerny
  • O Papa cede à pressão e não aprova a ordenação de padres casados na Amazônia
  • Celibato: Papa Francisco contraria conservadores e progressistas
  • ‘Querida Amazônia’: tristeza e decepção, com um leve toque de esperança
  • "Querida Amazônia": um título que causa esperança
  • “Querida Amazônia": a ressurreição da irmã Dorothy Stang
  • "Esperar a Exortação Pós-Sinodal de Francisco com realismo", adverte o vaticanista Luis Badilla
  • Padres casados: Papa Francisco está nas garras dos opositores
  • Dez Mandamentos do Sínodo para a Amazônia, uma proposta de conversão e compromisso

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina. Entrevista especial com Eduardo de la Serna

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Padre Arrupe, herói em Hiroshima. O relato de García Márquez

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados