Indonésia. Bispo e padres cantam para os profissionais da saúde

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


02 Junho 2020

Vídeo publicado on-line busca aumentar o moral dos profissionais da linha de frente no combate à Covid-19.

A reportagem é de Ryan Dagur, publicada por Uca News, 01-06-2020. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Um bispo, padres e jovens da Diocese de Ruteng, na Indonésia, dedicaram uma música especialmente composta aos trabalhadores da área da saúde visando aumentar o moral destes profissionais na luta contra a Covid-19, que já matou mais de 1 mil pessoas, incluindo mais de 50 médicos e enfermeiros.

A música – Kamu untuk Kita (“Vocês são importantes para nós”) – foi publicada em 28 de maio no canal do YouTube administrado pela diocese e contém mais de 9 mil visualizações. A música viralizou entre nas mídias sociais.

Dom Siprianus Hormat aparece no vídeo cantando ao lado de alguns padres, entre eles o presidente da Caritas local, Pe. Yuvensius Rugi, e um grupo de jovens.

A letra inclui a frase: “Incansáveis, mesmo sem as pessoas se importarem, vocês não temem o perigo à espreita (...) A consciência de vocês está sempre alerta, vocês estão na linha de frente, em seus ombros vemos a esperança”.

“Tentamos incentivar os profissionais da saúde e voluntários que trabalham incansavelmente contra a pandemia de Covid-19”, disse Hormat à UCA News. Segundo também o religioso, a diocese vem apoiando estes profissionais da linha de frente com a doação de suprimentos, e a música foi um acréscimo para que lembrar que eles estão prestando um importante serviço à sociedade.

Mapa da Indonésia (Foto: Free World Maps)

“Também continuaremos dando assistência alimentar a outros grupos, como pessoas com deficiência, viúvas e idosos”, disse Hormat. “Também aos que perderam o emprego por causa da pandemia”. A Irmã Maria Naki, da Congregação das Servas do Espírito Santo, diretora do Hospital São Rafael, em Cancar, no distrito de Manggarai, disse que se emocionou ao ouvir a música.

“Acreditamos que os nossos pastores nos apoiam não só através da música. Temos certeza de que eles constantemente rezam por nós, pelo que fazemos neste momento crítico”, disse ela. Norsin Daros, enfermeira católica do Hospital Wisma Atlet, em Jacarta, disse que assistiu ao vídeo do bispo e dos padres. “Sinto o apoio deles, que me inspira a continuar atendendo os pacientes”, disse ela. Ela disse que passou a trabalhar neste hospital em abril em resposta a uma solicitação de funcionários extras para ajudar os pacientes da Covid-19.

“O apoio do bispo e dos padres me dá forças para continuar com este serviço”, declarou ela, acrescentando que sempre reserva um momento para rezar, pedindo a Deus que continue a protegê-la e ajudá-la a permanecer firme em seu trabalho. Até o dia 31 de maio, o número de infecções de Covid-19, na Indonésia, havia alcançado a casa dos 26.473, com 1.613 mortes.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Indonésia. Bispo e padres cantam para os profissionais da saúde - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV