Um “performer” do sublime. Artigo de Alessandro Zaccuri

São Francisco de Assis (Foto: Domínio Público)

Mais Lidos

  • Aparecida, a santa das aparecidas: símbolo, feriado e disputa eleitoral. Entrevista com Giovanna Sarto

    LER MAIS
  • Quem recusa o convite à vida? Breve reflexão para crentes ou não. Comentário de Chico Alencar

    LER MAIS
  • Leão XIV: "Tenho um nódulo no pulmão e serei submetido a uma cirurgia nos próximos dias"

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

08 Outubro 2026

Em artigo no Il Sole 24 Ore, Alessandro Zaccuri propõe que a palavra que melhor traduz o “ioculaior do Senhor” da tradição franciscana é performer: Francisco de Assis como um “performer do sublime”, cujo corpo se oferece como espetáculo a um público que se torna coprotagonista.

O artigo é de Alessandro Zaccuri, diretor de comunicação da Universidade Católica do Sagrado Coração, publicado em Il Sole 24 Ore, em 04-10-2026.

Eis o artigo.'

Os caminhos de um santo. Não um artista, não um bobo da corte ou um malabarista: uma jornada pelas múltiplas manifestações de um santo que interpretou o papel com métodos que ressoam com a compreensão contemporânea de uma presença tão singular. Por uma vez, devemos nos render: “artista” não transmite a ideia, “ator” é enganoso, “bobo da corte” leva ao mal-entendido de falta de seriedade e “malabarista” é limitador.

De jeito nenhum, a palavra que melhor corresponde à ideia franciscana do ioculator do Senhor é o anglicismo performer. O próprio Pobrezinho é um intérprete divino e sublime. Melhor ainda, um performer do sublime, uma testemunha que se impõe com a eloquência do seu corpo diante de um público que, por sua vez, se torna participante, senão até mesmo coprotagonista do autossacramental. A praça e as ruas transformam-se no cenário de um evento concreto, e a evolução “do ritual ao teatro”, magistralmente codificada por Victor Turner, é retraçada em sentido inverso, como frequentemente acontece na arte contemporânea. O espetáculo torna-se vida novamente.

É claro que, em nossos tempos, há quem se aproveite disso, mas em sua essência – e nos melhores casos – a urgência permanece a mesma. A que Marina Abramović e Ulay faziam referência, talvez inconscientemente ou talvez provocativamente, com Imponderabilia (a performance de 1977 em que seus corpos nus serviram de limiar para o público atravessar), senão ao desnudamento de Francisco na presença do Bispo de Assis? É o primeiro gesto sensacional de um sermão que, a partir daí, envolveria todos os sentidos, aderindo radicalmente à lógica da Encarnação. Francisco, um alter Christus, oferece toda a sua natureza humana e a coloca a serviço do que pode ser interpretado como uma performance sagrada ininterrupta.

Essa característica também reverbera no 11º canto do Paraíso, no qual Dante recapitula a vida dos bem-aventurados Francisci em cerca de cem versos com um forte fluxo narrativo. O resultado é um efeito pré-cinematográfico, de uma história vista antes de ser ouvida, uma sequência que conserva a vivacidade de uma gravação ao vivo mesmo quando se resolve em som (Angelo Branduardi usa essa passagem da Divina Comédia verbatim em seu álbum sobre Francisco, L’infinitamente piccolo, 2000).

Mesmo antes de se despir para se libertar de seu pai terreno, o filho de Pietro Bernardone não devia ser estranho à dimensão performativa. A Crônica de Salimbene da Parma elogia seu conhecimento de música e canto, confirmando uma inclinação que jamais se extinguirá, se for verdade – como observa Boaventura na Legenda Maior – que a própria música será o consolo invocado por Francisco no sofrimento da doença. O Cântico do Irmão Sol, além disso, não é um “cântico” apenas em sentido figurado. O santo o compôs para que os frades pudessem cantá-lo nas esquinas da cidade, cantando-o com toda a paixão que pudessem reunir. Para Francisco, o cristianismo é uma experiência de escuta, mas também de visão.

O presépio de Greccio é o que hoje chamaríamos de reconstituição do Natal: não uma simples reconstituição, mas uma instalação completa, graças à qual somos transportados para o estábulo onde Maria e José velam pelo Menino. Os olhos veem e os ouvidos escutam. Mais profundamente, todo o corpo está envolvido. O presépio não é visitado; entra-se e faz-se uma pausa, completando uma peregrinação mínima que refaz o caminho dos pastores na noite de Belém. A cena da natividade é sentida na pele. Francisco não se poupa. Jejua, priva-se do sono, atira-se em arbustos para fazer penitência por pecados que são pouco mais (e às vezes pouco menos) do que veniais. Até mesmo seus Fioretti são roteiros em miniatura, prontos para serem encenados para a maior edificação das almas. O exemplo mais imediato, a fábula da alegria perfeita, é também o mais convincente. Em um punhado de linhas, tudo está lá: o cenário, os personagens, as falas… Algo acontece nos bastidores, ou pelo menos sem ser mostrado, como o encontro com o Sultão, cujo conteúdo exato as fontes não fornecem informações precisas. Por outro lado, mesmo neste caso a cena é reconstruída em detalhes; basta muito pouco para transferi-lo para o teatro, o cinema, a TV, como de fato já foi e continua sendo feito.

Aproximando-se do fim de sua existência terrena, no momento em que recebeu os estigmas, Francisco pareceu tornar-se uma inspiração para a arte corporal, que é a evolução extrema da experimentação contemporânea. Isso não significa que sua santidade tenha sido uma performance. Pelo contrário, significa que toda performance está em ação numa busca pela santidade, por mais desorientada e confusa que seja.

Leia mais