Os danos colaterais de uma guerra sem fim. Artigo de Luigi Manconi

Foto: Anadolu Agensi

Mais Lidos

  • O dom da gratuidade, a bondade divina. Breve reflexão para cristãos ou não. Comentário de Chico Alencar

    LER MAIS
  • X-Tuitadas

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

19 Setembro 2026

O desabamento de um prédio em Gaza, com dezenas de mortos e crianças mutiladas, não é um acidente da guerra, mas uma etapa calculada de um conflito cuja continuação foi prevista e planejada.

O artigo é de Luigi Manconi, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Itália, publicado por La Repubblica, 17-09-2026. 

Eis o artigo.

De quem é a responsabilidade pelo massacre mais recente na Faixa de Gaza? Ou seja, pelas dezenas de mortes, pelas centenas de feridos e pelos muitos desaparecidos sob os escombros, presos pelo desabamento de um prédio que se tornou inseguro devido aos bombardeios.

De acordo com o documentário Naza, dos diretores israelenses Yuval Abraham e Rachel Szor, as Forças de Defesa de Israel (IDF) são capazes de selecionar alvos para atingir usando sistemas de computador sofisticados, capazes até mesmo de estimar o número potencial de vítimas civis. Então, o que dizer dos efeitos colaterais, das consequências imprevisíveis, do resultado inevitável de um saldo letal? O desabamento daquele prédio, com seu número assustador de crianças mortas e feridas, é uma etapa absolutamente calculada e premeditada na guerra sem fim que o cessar-fogo de outubro de 2025 tornou crônica, resultando em um número de mortos estimado em pelo menos 1.400.

Isso não só confirma a hipocrisia e a preguiça dos anúncios traiçoeiramente divulgados de armistício, senão de paz, mas também expõe a verdade de uma guerra cuja continuação é prevista e planejada. Há alguma conexão entre a sangrenta normalização deste período pós-guerra inventado e a declaração do ministro da Segurança Nacional, Ben Gvir, que, há apenas um mês, pediu o assassinato de trinta ou quarenta habitantes de Gaza todas as noites? E não está talvez precisamente nessas palavras, "Palestinos nem sequer são gente", uma das motivações fundamentais para os massacres ininterruptos como forma de pensamento militar cultivado por esse exército?

A objetificação (ou, em termos marxistas, a reificação) do inimigo é um pré-requisito inevitável para a sua aniquilação. Assim, considerar as vítimas do desabamento do edifício na Cidade de Gaza da mesma forma que aqueles mutilados ou mortos nos anos após a Segunda Guerra Mundial na Itália por uma granada de mão não detonada em um campo ou pátio (os mais velhos se lembrarão dos grandes cartazes exibidos em todas as escolas alertando sobre esse perigo) é um grave erro. Aqui estamos bem no cerne de "Os Desastres da Guerra", de Goya, e certamente não em um apêndice surpreendente. Nem mesmo em uma suspensão inesperada do cessar-fogo, já que esta, precisamente esta, é a natureza do cessar-fogo como desejado pelos Estados Unidos e Israel: um massacre sem fim.

Qual é a relação entre tudo isso e as eleições gerais israelenses de 27 de outubro? É difícil responder. Mas, humildemente, algumas considerações podem ser feitas. A primeira é que a blasfêmia do antissemitismo é fortalecida. Isso se deve à falta de clareza ou à arrogância ideológica daqueles que não conseguem distinguir entre as críticas mais implacáveis ao governo de Netanyahu e grande parte do sistema institucional e a estigmatização do povo judeu. E a mais infeliz dessas manifestações essencialmente racistas reside precisamente nesse silogismo: as vítimas se tornaram carrascos.

Uma afirmação desprovida de qualquer fundamento por uma razão básica: o judaísmo contemporâneo é meramente um desdobramento geracional e parcial, por assim dizer, do judaísmo do Holocausto. Não se trata, de forma alguma, da mesma identidade, da mesma cultura, da mesma história unívoca. Em 1972, Natalia Ginzburg escreveu em La Stampa: "Esperávamos que fossem uma cidade pequena, indefesa e compacta, que cada um deles conservasse suas próprias características frágeis, amargas, reflexivas e solitárias. Talvez não tenha sido possível."

Por outro lado, a acusação generalizada de antissemitismo orquestrada pela direita israelense, que também se encontra de alguma forma no projeto de lei aprovado pelo Senado italiano, quase inevitavelmente fortalece o novo antissemitismo. Mas se essa acusação se estende a David Grossman e gradualmente atinge os dois diretores do documentário Naza, fica claro que o curto-circuito resultante revela uma tendência paranoica que é, ao mesmo tempo, uma admissão de culpa e uma tentação autocrática. O desejo de alguns ministros do governo Netanyahu de cassar a cidadania dos autores do documentário premiado em Veneza, se implementado, negaria essa qualidade democrática, ameaçada e precária, que persiste apesar de tudo em Israel.

Porque esta é mais uma das lições dramáticas de tais atrocidades. É verdade que a guerra é um recurso essencial nos processos políticos que levam à formação de regimes autocráticos; mas é igualmente verdade que esses mesmos processos e formas de restrição de liberdades e direitos e de deformação autoritária podem se desenvolver e se reproduzir dentro de sistemas democráticos sem isso necessariamente levar a uma transição para um regime ditatorial. Em suma, o Estado de Israel é a manifestação mais aguda da crise da democracia, onde o cenário é obviamente decisivo.

Eu, a guerra e as responsabilidades dos componentes antidemocráticos e terroristas da resistência palestina. Portanto, nessa imensa tragédia, há algo que nos implica diretamente: e não apenas por uma onda de indignação, um sentimento de solidariedade ou uma onda de escândalo moral.

Leia mais