13 Mai 2025
"Descobriremos por que ele escolheu o nome Leão XIV: é o nome do grande padre da Igreja e é o nome do Papa do final do século XIX, o Papa da Rerum novarum e da atenção ao mundo do trabalho, mas será ele quem nos dirá as razões que neste momento nós não conhecemos".
Artigo de Enzo Bianchi, fundador da Comunidade de Bose publicado por La Stampa, 09-05-2025. A tradução é de Luisa Rabolini.
Muitos estavam apreensivos. A espera para conhecer a identidade do novo Papa havia se carregado de medo porque parecia que a reação à profecia do Papa Francisco acabaria se manifestando em nível institucional por meio do magistério do novo Papa. E nessas vigílias, impressionava o fato de que, nas várias homilias fúnebres pela morte do Papa Francisco, suas palavras e gestos fossem lembrados com precisão, expressando profunda aprovação, mas calando sobre a sinodalidade e sua busca de promoção da mulher na igreja. Sobre essas realidades tão centrais em todo o pontificado, havia um silêncio absoluto! E até mesmo as mídias estavam apontando como favoritos cardeais que, mesmo não tendo sido abertamente hostis a Francisco, nunca o tinham seguido com convicção: cardeais dos quais ninguém sabe o que realmente pensam sobre o caminho da igreja.
E eis que, inesperadamente, se viu a fumaça branca, na terceira ou quarta votação! Ninguém imaginava que isso fosse possível por causa de um quórum tão alto (89 votos a serem alcançados). Tinha havido apelos à unidade, à comunhão, a não criar grupos ou praticar estratégias... A fumaça branca causava assombro, mas também alguma suspeita sobre a rápida escolha de um candidato que corria o risco de ser um homem entre aqueles considerados favoritos pelos jornais. E então a voz do cardeal Dominique Mamberti anunciou a grande alegria: o papa eleito é Robert Francis Prevost, que assumiu o nome de Leão XIV.
Para dizer a verdade, não fiquei surpreso, porque o papa o havia escolhido para o Dicastério dos Bispos, chamando-o dos Estados Unidos para Roma e conhecendo suas experiências pastorais na América Latina. O Papa Robert Francis se apresentou com a estola pontifícia, sorrindo e falando para a multidão na Praça de São Pedro e para o mundo inteiro. “A paz esteja com todos vocês!” são suas primeiras palavras, as palavras de Jesus ressuscitado, e nesse anúncio ele fala da Paz, esse dom de Deus que é necessário para cada um e para toda a humanidade. Percebe-se imediatamente em suas palavras sobre a paz desarmante e desarmada o desejo de continuidade com o magistério de paz do Papa Francisco, que ele menciona imediatamente duas vezes na saudação de bênção e de votos de paz dada na Páscoa. Essa lembrança do Papa Francisco não é formal, mas convicta, sincera e visivelmente o comoveu. Prevost também é um religioso, um agostiniano, e certamente não pode deixar de mencionar o inspirador de sua vida que insistia ao falar aos cristãos: “Para vocês sou bispo, mas com vocês, sou cristão!”. Mas essas palavras, que indicam uma relação de fraternidade que Leão XIV deseja viver com os fiéis, ele as expressou imediatamente em sinodalidade. Portanto, ei-lo prometer a sinodalidade como caminho a ser seguido por toda a Igreja.
Os corações daqueles que amaram o que Francisco quis ao governar a igreja pularam de alegria e deixaram de temer. Leão XIV não será e não deve ser uma cópia de Francisco, mas a paz e a sinodalidade pela qual Francisco sofreu e ofereceu sua vida ao Senhor continuarão a ser um empenho também para este Papa e um caminho para os fiéis. Sendo um agostiniano com um vivo senso de comunidade para a qual Agostinho escreveu uma regra de ouro, esperamos que ele cuide da vida religiosa na igreja nesta hora de crise e saiba reformá-la e confirmá-la no caminho da santidade.
Descobriremos por que ele escolheu o nome Leão XIV: é o nome do grande padre da Igreja e é o nome do Papa do fim do século XIX, o Papa da Rerum novarum e da atenção ao mundo do trabalho, mas será ele quem nos dirá as razões que neste momento nós não conhecemos.
De qualquer forma, hoje estamos realmente felizes: a profecia do Papa Francisco, às vezes não cumprida, não será contradita, mas levada a cumprimento.