Guerra Israel-Palestina. Telefonema entre o Papa e o presidente turco Erdoğan

Famílias fogem de bairro devastado, Tal al-Hawa, em busca de refúgio no sul da Faixa de Gaza. (Foto: Eyad El Baba | UNICEF)

Mais Lidos

  • “Não podemos fazer nada”: IA permite colar em provas universitárias com uma facilidade sem precedente

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

27 Outubro 2023

O líder de Ancara telefonou esta manhã a Francisco para expressar preocupação com a situação humanitária na Faixa de Gaza. O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Bruni: “O Papa expressou pesar pelo que está acontecendo e recordou a posição da Santa Sé, esperando que possamos chegar a uma solução de dois Estados e a um estatuto especial para Jerusalém”.

A reportagem é publicada por Vatican News, 26-10-2023.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, conversou por telefone com o Papa Francisco esta manhã “sobre a dramática situação na Terra Santa”. O anúncio foi feito pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, confirmando a notícia anteriormente divulgada pela presidência de Ancara.

“O Papa expressou a sua tristeza pelo que está acontecendo e recordou a posição da Santa Sé, esperando que possamos chegar a uma solução de dois Estados e a um estatuto especial para a cidade de Jerusalém”, explica Bruni.

O governo turco fez saber pela manhã que o presidente manifestou grande preocupação ao Papa com o que está a acontecer em Gaza, chamando-o de “massacre”. No passado dia 22 de outubro, Francisco manteve uma conversa telefônica de cerca de 20 minutos com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre situações de conflito no mundo e a necessidade de identificar caminhos para a paz.

Leia mais