Ucrânia. O Patriarca Kirill pede às paróquias que apoiem a guerra de Putin

Presidente russo Vladimir Putin e Patriarca Kirill (foto: wikimedia commons)

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

25 Janeiro 2023

Um belicista de batina, um religioso de elmo: o Patriarca Russo Kirill pediu às paróquias que se mobilizassem em apoio ao exército russo.

A reportagem é publicada por Globalist Syndication, 21-01-2023. A tradução é de Luisa Rabolini.

“Se dissermos que a Igreja está com nosso povo, então toda congregação deve ajudar aqueles que estão na linha de frente. Temos que mobilizar os paroquianos para arrecadar bens e alimentos. Procurar oportunidades, arrecadar dinheiro, enviar pacotes, se possível ir diretamente, apoiar os militares”, disse Kirill em discurso publicado pelo Patriarcado de Moscou, de acordo com o que escreve o site Meduza.

Bandeiras da Rússia e da Ucrânia (Foto: reprodução | Public Domain Pictures)

No mesmo discurso, Kirill comparou a guerra na Ucrânia à Segunda Guerra Mundial e à invasão do exército de Napoleão em 1812, quando "praticamente toda a Europa se uniu para tentar conquistar a Rússia."

Hoje, declarou, "todo o mundo ocidental pegou em armas contra a Rússia", porque oferece "uma alternativa muito atraente" à globalização e à rejeição dos valores tradicionais.

Leia mais