“África, um continente a ser valorizado, não saqueado”. Entrevista com o Papa Francisco

Papa Francisco | Foto: Mundo Negro

17 Janeiro 2023

A dois dias do seu 86º aniversário, o Papa Francisco recebe Mundo Negro na biblioteca privada do Palácio Apostólico. Quando lhe entregamos uma cópia do Especial África 2022, ele rapidamente responde que já tem um exemplar e que o consulta. Ele então prontamente propõe a conversa. "Pergunte o que quer". Conversamos por 35 minutos no meio de sua programação matinal.

A entrevista é de Javier Fariñas Martín, publicada na revista dos Missionários Combonianos Mundo Negro, 13-01-2023.

Eis a entrevista. 

Santo Padre, o senhor se tornou jesuíta, entre outras coisas, para ir como missionário ao Japão.

Sim, é verdade.

O que resta daquele Pe. Bergoglio?

Acho que sempre me interessei pelas periferias. Eu olho para as periferias por dentro, não apenas porque elas me interessam intelectualmente. E isso permanece, ir além das fronteiras.

Em 2015, depois de ter passado pelo Quênia, Uganda e República Centro-Africana, disse que “a África nunca deixa de surpreender”. Que parte dessa surpresa pode ser atribuída aos missionários com quem você se encontrou lá?

O que mais me surpreende nos missionários é a capacidade que eles têm de entrar na terra, respeitar as culturas e ajudá-las a se desenvolver. Eles não desenraizam as pessoas. Pelo contrário, quando vejo os missionários, e sempre há alguém que pode falhar, vejo que a Missão Católica não faz proselitismo, mas anuncia o Evangelho de acordo com a cultura de cada lugar. O catolicismo é isso, respeitar as culturas. Não existe uma cultura católica como tal; sim, um pensamento católico, mas cada uma das culturas está enraizada no católico, e isso já na mesma ação do Espírito Santo na manhã de Pentecostes. Isso está muito claro.

O católico não tem uniformidade, tem harmonia, a harmonia das diferenças. E essa harmonia é feita pelo Espírito Santo. Um missionário vai, respeita o que se encontra em cada lugar e ajuda a criar harmonia, mas não faz proselitismo ideológico ou religioso, muito menos colonialismo. Alguns desvios que aconteceram em algum outro continente, por exemplo, o grave problema das escolas no Canadá, onde estive e lá falei sobre isso, se deveram ao fato de que a independência não estava muito clara naquela época, mas o missionário tem que estar lá para respeitar a cultura do povo, conviver com essa cultura e realizar seu trabalho.

Papa Francisco durante a entrevista com Mundo Negro (Foto: Vatican Media)

O Concílio Vaticano II, que celebrou o 60º aniversário, foi um extraordinário impulso missionário. A missão mudou muito desde então? A Igreja e os povos precisam de outra missão?

Graças a Deus, sim. Os historiadores dizem que para um concílio ter um resultado total, leva 100 anos. Então temos meio caminho andado. Tantas coisas mudaram na Igreja, tantas coisas para melhor... Há dois sinais interessantes: as primeiras efervescências temerárias do Concílio já desapareceram. Penso nas efervescências litúrgicas, que quase não existem. E surge uma resistência anticonciliar que antes não se via, algo típico de qualquer processo de amadurecimento. Mas tantas coisas mudaram... Na parte missionária, o respeito pelas culturas, o fato da inculturação do Evangelho, é um dos valores que vem como consequência indireta do Concílio. A é inculta e o Evangelho leva a cultura do seu povo. Há uma evangelização da cultura. Inculturação da fé e evangelização da cultura, são esses dois movimentos, e quando falo da evangelização da cultura não falo do reducionismo da cultura ou da ideologização das culturas ou de tudo o que hoje é uma tentação séria. Falo de evangelizar, de anunciar, e nada mais, com muito respeito. Por isso, o pecado mais grave que um missionário pode cometer é o proselitismo. O católico não faz proselitismo.

Qual a importância das congregações, dos Missionários Combonianos entre outros, em cujo carisma é enfatizado o anúncio explícito do Evangelho?

O que você acha? São eles que levam a cabo o anúncio de que o Senhor está vivo. Te parece pouco? Diante de outras opções legais e boas, o missionário que vai anunciar o Evangelho faz uma coisa grande, e faz com trabalho, não faz blá blá blá porque é pago, mas trabalha. E às vezes acontece em uma profissão. Lembro-me, quando estava em Bangui, na República Centro-Africana, de uma freira que vinha da República Democrática do Congo de canoa até a capital centro-africana para fazer compras todos os sábados porque era mais barato. A freira estava na casa dos 70 anos. Desde os 28 anos, estava no Congo, era parteira, já havia auxiliado mais de dois mil partos. Ela estava com uma menina de 13 ou 14 anos. Ela me disse: "Eu vim para cá com 20 e poucos anos e não me mexi, e sempre trabalhei com o parto". "E aquela garota?", perguntei. "É minha filha". Ela era freira e eu não entendi o que ela quis dizer. "A mãe morreu no parto e o pai não se sabe onde está. Então, senti que Deus estava me pedindo para adotá-la. E eu a adotei legalmente", respondeu. Essa velha, com a idade dela, remando, com a filha... Esses são os missionários.

Papa Francisco com Ir. Maria Concetta, em 2015, na África. A irmã foi condecorada no Vaticano em 27 de março de 2019 (Foto: Vatican Media)

Você se dá conta? São essas pessoas que deixam a vida lá, não mudam. Falei com o geral da sua congregação, pedi-lhe que viesse a Roma para ser condecorada na Praça São Pedro. Ela me escreveu há alguns meses e me disse que havia caído, quebrado o pulso e que, apesar de não poder fazer nenhum esforço, foi à sala de parto e disse à equipe como assistir aos partos dos meninos.

A Igreja Católica no continente africano é minoria em muitos lugares, e em outros convive com religiões tradicionais ou com o Islã. A missão é necessariamente dialogante?

Evidentemente. Hoje há uma consciência muito maior do diálogo, e quem não sabe dialogar não amadurece, não cresce e não poderá deixar nada para a sociedade. O diálogo é fundamental.

A missão está passando por uma transformação do ponto de vista humano. Por um lado, os missionários que partiram há décadas estão envelhecendo e são cada vez menos. Por outro lado, no Ocidente recebemos missionários jovens, vindos também de igrejas jovens. Como o senhor vê essa corrente missionária Norte-Sul?

Isso ajuda. É um intercâmbio que ajuda, mas deve ser feito com muita prudência porque não podemos usar a “matéria-prima”, e isso seria uma má forma de fazer a missão no Ocidente, dos países de missão. Que os que vierem o façam também aqui como missionários. Devemos cuidar muito da liberdade de evangelizar, e não de outros tipos de interesses. Lembro que em 1994 o episcopado filipino tomou uma decisão muito contundente de não permitir que as congregações religiosas femininas que não trabalhavam no país buscassem vocações lá, porque elas iam, entusiasmavam algumas meninas e as traziam para cá, e isto tornou o episcopado filipino muito forte. Um jornal italiano da época intitulou-o como "La tratta delle novizie", como se isso fosse um ofício vocacional. A palavra trata é dura, mas devemos ter muito cuidado com esse espírito de promoção humana, que nem sempre está identificado com a vocação, e temos casos, principalmente de meninas, que vêm aqui como religiosas, não estão preparadas, não têm vocação missionária e acabam nas ruas.

Quando visitou Marrocos em 2019, o senhor disse: “Jesus não nos escolheu e nos enviou para sermos mais numerosos, mas nos enviou em uma missão”. Ainda estamos muito preocupados com o número de católicos?

Por causa das estatísticas, apesar de que elas nos enganam muitas vezes. As estatísticas servem, mas não é necessário colocar as esperanças nelas. Eu me pergunto em quem deposito minhas esperanças, e peço isso a todos. Em quem depositas a tua esperança? Na tua organização? Na capacidade sociológica de convocação? Ou na força do Evangelho?

De acordo com o conceito missionário "clássico", o Ocidente é território de missão?

Cinco lugares: Bélgica, Holanda, Espanha, Irlanda e Quebec encheram o mundo de missionários. Hoje, esses cinco lugares não têm vocações. É um mistério. E em menos de 100 anos. Como explicar isto para nós mesmos? Não vejo explicação.

E isso o preocupa?

Não, não me preocupa no sentido de que estamos nos desfalecendo; é um sinal dos tempos que indica mundanidade, que indica um nível de desenvolvimento que coloca os valores em outro lugar. Sinaliza uma crise, há uma crise, e as crises devem ser vividas e superadas.

Neste momento de crise, as sociedades onde escasseiam as vocações recebem muitas pessoas, homens e mulheres, que vêm do Sul. Aqui na Europa, por exemplo, africanos subsaarianos, alguns deles com bagagem católica atrás de si. Eles podem de alguma forma enriquecer as comunidades cristãs europeias?

O testemunho fala muito, o testemunho fala sempre, e isso é bom. Essas pessoas oferecem um testemunho fresco de novas culturas, em comparação com culturas mais antigas ou organizadas em um sentido "empresarial". Os conflitos nesses países novos ou mais jovens são diferentes dos conflitos nos países mais antigos e fechados. Eu acho que é uma renovação. Mas também pode acontecer o contrário, que se entusiasmem com aquele estilo de vida um pouco mais estático ou mais pagão, se preferir, perdendo o bem que trazem. É um risco.

Mapa da Áfria (Foto: Blog de Geografia)

De 31 de janeiro a 5 de fevereiro, o senhor estará na República Democrática do Congo e no Sudão do Sul. Quase desde o início de seu pontificado o senhor manifestou o desejo de ir a esses países. É a sua viagem mais esperada?

Sim, em julho a viagem foi suspensa por um problema no joelho. A do Canadá estava bem programada e não poderia suspender, mas poderia ser adiada. Estamos indo para o Sudão do Sul juntos, no mesmo nível, o arcebispo de Canterbury e o secretário da Igreja da Escócia, e estamos trabalhando muito bem juntos. E a República Democrática do Congo… é como um baluarte, um baluarte de inspiração. Basta ver aqui em Roma a comunidade congolesa, que é dirigida por uma freira, Irmã Rita, uma senhora que leciona na universidade, mas ela manda, como se fosse um bispo, ela manda. Celebrei a missa de rito congolês aqui, é uma comunidade muito próxima de mim. Estou ansioso para fazer essa viagem o mais breve possível. O Sudão do Sul é uma comunidade sofredora. Há alguns anos organizamos aqui, juntamente com o arcebispo de Canterbury e o delegado da Igreja da Escócia, um retiro espiritual para os agentes políticos do país, e é também um sonho poder fazer esta viagem.

Por que a comunidade congolesa o inspira?

Eles têm raízes, é o que posso dizer. É uma Igreja com raízes. Não é puro verniz, tem raízes, tem uma cultura própria. É impressionante.

Que mensagem levará aos sul-sudaneses e congoleses?

Ainda não comecei a preparar os discursos, estou procurando. O Congo está sofrendo atualmente com a guerrilha, por isso não vou a Goma, não posso ir, por causa de todo o avanço da guerrilha lá. Não vou porque estou com medo, porque não vai me acontecer nada, mas com um ambiente assim e vendo o que estão fazendo, jogam uma bomba no estádio e matam muita gente. Temos que cuidar das pessoas.

Como um papa prepara uma viagem deste tipo?

Existem um gestor de viagens e uma equipe que preparam a viagem. Eles já fizeram duas visitas ao Congo preparando as coisas e ao Sudão do Sul. Eles fazem as avaliações e me entregam os relatórios, a partir dos quais faço minhas falas.

Papa Francisco abre as portas do Ano Santo da Misercórdia (Foto: Vatican Media)

Com a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul, serão dez os países africanos que terá visitado nestes quase dez anos de pontificado. Essa menção que você fez às periferias humanas e existenciais nos levou mentalmente ao continente africano. Essas duas periferias são indissolúveis?

Meu primeiro contato forte com a África foi em Bangui, na República Centro-Africana, em um momento de transição. A presidente era Catarina Samba-Panza, que foi prefeita da capital e depois eleita presidente da transição, uma mulher que tinha as coisas claras. Cheguei em um momento de grande divisão entre a comunidade islâmica e a comunidade católica, mas com um bispo que agora é cardeal [Dieudonné Nzapalainga], com um pastor evangélico [Nicolas Nguerekoyame] e com um muçulmano [Kobine Layama] que entendeu bem situação, e os três trabalharam juntos para alcançar a unidade.

Não posso esquecer essa experiência. Ali abri a porta do Ano Santo da Misericórdia, abri o caminho. A África é original, a África te esbofeteia. Além disso, há uma coisa que devemos denunciar: existe um inconsciente coletivo que em italiano diz que a África sarà sfruttata, que a África deve ser explorada. A história assim nos diz, com a independência a meio caminho: dão-lhes a independência econômica a partir da terra, mas guardam o subsolo para o explorar. Vemos a exploração de outros países que se apoderam dos seus recursos. Até a ideia do africano como pessoa a ser explorada, todo o imaginário coletivo dos escravos negros que foram para a América Latina. Essa ideia de que a África existe para ser explorada é a coisa mais injusta que há, mas está no inconsciente coletivo de muita gente, e deve ser mudada.

Além disso, em segundo lugar, devemos nos encarregar da riqueza que a África possui, não apenas riqueza mineral, mas também riqueza intelectual. Há dois meses tive uma longa hora e meia de diálogo via Zoom com universitários africanos; já havia feito o mesmo alguns meses antes com jovens dos Estados Unidos. A lucidez desses meninos e meninas é impressionante. São muito inteligentes e possuem uma inteligência intuitiva que, junto com a dedutiva, os faz ir mais longe. No entanto, a promoção intelectual dos africanos e a educação não são a primeira preocupação. Isso é grave.

[Padre Jaume Calvera] O cardeal, o pároco e o imã, a quem o senhor aludiu, receberam o Prêmio Mundo Negro de Fraternidade 2016, concedido anualmente por esta revista.

Que bonito! São três grandes. Um faleceu, o imã. Não foi planejado que eu rezasse na mesquita de Bangui. Eu fui lá e eles me receberam na parte da frente com um discurso muito bonito. Eu vi que o tapete começava além. Perguntei-lhes se poderia parar para orar. Como eles disseram que sim, tirei os sapatos e fui até lá. Quando saí, o imã me disse que estava me acompanhando. “Eu vim e entrei no papamóvel”, e fomos para o estádio, com muita gente, foi uma coisa muito legal. Não me esqueço dessa comunidade.

Ele se referia àquele encontro digital com universitários africanos. Você fala muito sobre os jovens e os velhos. A África é um continente esmagadoramente jovem, com uma idade média inferior a 30 anos, e onde os idosos ainda ocupam um lugar central nas comunidades. A África é um ambiente "confortável" para você?

Sim, eu me sinto confortável com os jovens. Com os mais idosos também me sinto confortável.

Quando estava em Madagascar, citou o Evangelho de Lucas: "Eu te dou graças, Pai, porque escondeste estas coisas aos sábios e prudentes e as revelaste aos pequeninos". Que riquezas do continente não vemos?

Vemos apenas a riqueza material, razão pela qual historicamente só se buscou explorá-la. Hoje vemos que muitas potências mundiais vão saquear, é verdade, e não veem a inteligência, a grandeza, a arte do povo. Precisamos ir aos povos, não às ideias.

No dia da Imaculada Conceição, voltou a apelar à paz na Ucrânia. Ontem [14 de dezembro] na Audiência Geral pediu um Natal austero pensando na população ucraniana. Sem deixar de insistir nesta guerra, reitera que não devemos esquecer outros conflitos que permanecem ocultos, alguns deles na África, porque olhamos apenas para o leste europeu?

É evidente. Eu já disse que agora percebemos que esta é uma guerra mundial porque a temos aqui ao lado, mas vamos pensar no Iêmen, na Síria, em Mianmar. Ou, por exemplo, em Ruanda e no 28º aniversário do genocídio... Pensemos nas guerras que estão acontecendo hoje. O mundo está em guerra há anos, ainda mais, de 1914 até agora houve três guerras mundiais com a atual e não paramos. Um dos graves problemas é a fabricação de armas. Alguém me disse uma vez que se parássemos de fabricar armas por um ano, a fome no mundo acabaria. Uma indústria para matar..., já é normal, importar armas...

Nós, nos meios de comunicação, temos responsabilidade neste silêncio que cobre o continente?

O que você acha? Hoje são os meios de comunicação que criam um ambiente para você. Se você silenciar uma realidade, como você é um criador de ambientes, 90% da culpa... Não, era só para dizer uma porcentagem, mas não podemos silenciar a exploração, a exploração das crianças, das mulheres.

Você já viu as imagens de três migrantes que chegaram à Espanha vindos da Nigéria no comando de um navio após 11 dias de navegação?

Sim, eu os vi.

Quando fala da exploração do continente africano, refere-se tanto aos recursos naturais como às pessoas. O que perdemos quando colocamos cercas e obstáculos para retardar ou impedir sua chegada?

E quando você coloca sanfonas para elas não escaparem... É crime. É um crime. E aqueles países que têm um índice demográfico no terreno, que precisam de gente, que têm cidades vazias e não sabem gerir a inserção dos migrantes. O migrante deve ser acolhido, acompanhado, promovido e integrado. Se não integrar, é ruim.

Li um livrinho em espanhol sobre a África, intitulado Hermanito [de Ibrahima Balde e Amets Arzallus Antia], sobre um menino que sai em busca do irmão e chega à Espanha. O que ele teve que sofrer para chegar lá, os campos de concentração no norte da África, toda uma indústria onde a carne humana é o que você comercializa. O que acontece é difícil. Um chefe de governo disse uma vez que o problema da migração deve ser resolvido na África, ajudando a África a ser cada vez mais senhora de si mesma. E é verdade. Mas o que existe é que a África está aí para ser saqueada.

Foi dito que a exclusão de migrantes é "nojenta, pecaminosa e criminosa". É preciso aumentar cada vez mais o tom porque, como sociedade, somos cada vez mais indiferentes?

Acho que falo claro sobre isso, mas existe uma injustiça europeia muito grande, não é? Grécia, Chipre, Itália, Espanha e também Malta são os países que mais estão na área de acolhimento de migrações, e o que aconteceu na Itália, onde apesar de a política de imigração do atual governo estar, digamos, num bom caminho, restritivo, sempre abriu as portas para salvar pessoas que a Europa não recebe. Esses países têm que enfrentar tudo e estão no dilema de mandá-los de volta para serem mortos ou mortos ou nós fazemos isso... É um problema sério. A União Europeia não acompanha.

No mês de junho, na tentativa de acessar a Espanha pela cerca de Melilla, um número desconhecido de pessoas morreu, muitos outros foram devolvidos ao deserto e, embora tenha havido várias investigações jornalísticas que reconstruíram os eventos, o debate na Espanha levou mais para o político do que para o humanitário.

Temos que implementar o debate humanitário, temos que implementar o debate humanitário.

O que diria aos nossos leitores?

Continue lendo Mundo Negro porque esta revista é um horizonte, ela abre cada vez mais as coisas para você. Continue lendo, porque as fronteiras se abrem e ela nos tira do mundinho da nossa sociedade, da nossa cidade, das nossas coisinhas, coisinhas, coisinhas... Mundo Negro te abre para coisas grandes.

10 frases em 10 anos

1 "A Igreja é uma para todos. Não há Igreja para os europeus, uma para os africanos, uma para os americanos, uma para os asiáticos, uma para os que vivem na Oceania, não; é o mesmo em todos os lugares." (25 de setembro de 2013. Audiência Geral)

2 "O dom de famílias inteiras é percebido com particular vitalidade na África." (7 de abril de 2014. Aos Bispos da Tanzânia em visita ad limina)

3 "Na África, o futuro está nas mãos dos jovens, e hoje são chamados a defender-se contra novas e inescrupulosas formas de 'colonização', como o sucesso, a riqueza, o poder a todo o custo, mas também o fundamentalismo e o uso distorcido da religião e novas ideologias que destroem a identidade dos indivíduos e das famílias." (7 de fevereiro de 2015. Ao Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar)

4 "Jesus só vos pede uma coisa: que vão, procurem e encontrem os mais necessitados." (9 de maio de 2015. Aos Bispos de Moçambique em visita ad limina)

5 “O diálogo ecumênico e inter-religioso não é um luxo. Não é algo agregado ou opcional, mas fundamental; algo de que nosso mundo, ferido por conflitos e divisões, precisa cada vez mais." (26 de novembro de 2015. Encontro ecumênico e inter-religioso em Nairóbi, Quênia)

6 "Uma 'poça' que todos temos de enfrentar é o medo de ser diferente, de ir contra a corrente numa sociedade que constantemente nos pressiona a adotar modelos de bem-estar e consumismo alheios aos valores profundos da cultura africana." (28 de novembro de 2015. Encontro com jovens em Kampala, Uganda)

7 "Contra o desespero dos pobres, a frustração dos jovens, o grito de dor dos idosos e dos que sofrem, o Evangelho de Jesus Cristo, transmitido e vivido, traduz-se em experiências de esperança, paz, alegria, concórdia, amor e unidade." (23 de junho de 2018. À Organização das Igrejas Africanas Instituídas)

8 "Não é possível pensar em estratégias de grande envergadura, capazes de dignificar, limitando-se apenas a ações de assistência aos migrantes. Eles são essenciais, mas insuficientes. É necessário que vocês, migrantes, se sintam os primeiros protagonistas e executores de todo este processo." (30 de março de 2019. Encontro com migrantes na Cáritas Rabat, Marrocos).

9 "Esteja atento aos gritos e misérias dos homens e mulheres que estão ao seu redor e que vêm a você consumidos pelo sofrimento, exploração e desânimo. Não seja um daqueles que escutam apenas para aliviar seu tédio, saciar sua curiosidade ou pegar tópicos para conversas futuras." (7 de setembro de 2019. Encontro com monjas contemplativas no Mosteiro das Carmelitas Descalças de Antananarivo, Madagascar)

10 "Nas minhas visitas à África sempre me impressionaram a fé e a resiliência destes povos. (…) Porque África é poesia." (19 de julho de 2022. Mensagem em vídeo ao II Congresso Católico Pan-Africano)

Leia mais