Ciclo Eleições 2022 em Perspectiva: um debate

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

  • O Deus dos desgraçados. Artigo de Tarso Genro

    LER MAIS
  • Itália. Hospitais sem médicos: o governador da Calábria contrata 500 especialistas cubanos

    LER MAIS
  • A vida de Xi Jinping e as escolhas da China

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: Arthur R. Lazzarotto | 05 Agosto 2022

 

O Ciclo de Debates sobre as eleições 2022, intitulado “Eleições 2022 em perspectiva: as desigualdades sociais na Região Metropolitana de Porto Alegre" têm o objetivo de promover a análise e o debate sobre as desigualdades sociais e as perspectivas para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Porto Alegre em meio aos cenários das eleições de 2022.

 

O processo eleitoral brasileiro de 2022 se coloca em meio a cenários para a sociedade e o Estado, que se expressam nas diferentes esferas, desde os territórios locais, os municípios, regiões, estados e em todo o território nacional. As desigualdades desde o início da pandemia ganharam evidência e seguem com diferentes expressões pela fome e insegurança alimentar, não acesso à moradia digna, violências e violação de direitos em relação à saúde, educação, trabalho, ambiente, segurança e proteção social.

 

O Ciclo é realizado pelo ObservaSinos (Observatório das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos) e Instituto Humanitas Unisinos – IHU, ambos parte da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), em conjunto com o Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas, e conta com apoio da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul).

 

A nota é de Arthur R. Lazzarotto, membro do Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos.

 

A análise destas realidades, seus determinantes, resistências e perspectivas se colocam em meio aos debates do Ciclo, que segue nesta quinta-feira, dia 4 de Agosto, o evento segue com o tema “Desigualdades na Região Metropolitana de Porto Alegre: resistência e enfrentamentos” que contará com a presença de Bárbara Rodrigues Marinho e Cristiano Schumacher. 

 

 

Você pode se inscrever neste link para recebimento de certificado e acessando o video acima é possível acionar um lembrete para a transmissão ao vivo!

 

Bárbara é mestranda no programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano Regional, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRGS). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Também atua como pesquisadora do grupo Margem Lab e coordenadora da Casa de Referência Mulheres Mirabal a qual acolhe e abriga mulheres atingidas por violência de gênero. Também é militante do Movimento de Mulheres Olga Benario.

 

Cristiano é dirigente estadual do Movimento Nacional pela Luta pela Moradia (MNLM). O grupo surgiu na década de 1990 como parte do movimento dos trabalhadores sem teto. O MNLM tem como objetivo implementar uma reforma urbana no Brasil a qual efetive a função social da cidade em todas as suas esferas sociais e econômicas. Foi assessor da Secretaria Especial de Habitação do Rio Grande do Sul. Atuou como diretor de Segurança Alimentar da Prefeitura de Santa Maria e secretário de Planejamento e Governo na Prefeitura de Cachoeira do Sul, ambos municípios do Rio Grande do Sul. 

 

Programação do Ciclo de Debates.

 

O Ciclo iniciou no mês de julho com a análise e debate sobre as desigualdades sociais em uma perspectiva global e local da região à luz do processo eleitoral de 2022, que contou com as participações Prof. Dr. Rudá Guedes Ricci e Porf. Dr. Marcelo Gomes Ribeiro:

 

 

Chamada de Trabalhos

 

O evento está com edital aberto para submissão de trabalhos temáticos até dia 15/08/2022, com apresentação no dia 30/08/2022. Os eixos temáticos indicados são: Desenvolvimento e desigualdades; Trabalho; Região Metropolitana de Porto Alegre; Renda básica, Políticas públicas. Os detalhes de formatação e ordem estão disponíveis na página do edital. Todos os trabalhos contam com certificado de apresentação e devem ser enviados para o e-mail observasinos@unisinos.br em formato PDF para seleção.

 

Clique aqui para acessar o edital com todos os detalhes!

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ciclo Eleições 2022 em Perspectiva: um debate - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV