Hora a hora: Como será a “peregrinação de penitência” que o Papa fará no Canadá

Encontro do Papa Francisco com delegações dos povos indígenas do Canadá - 01.04.2022 (Foto: Vatican Media)

20 Julho 2022

 

O pontífice visitará o país norte-americano a partir do próximo domingo para as feridas dos indígenas devido aos abusos nas escolas cristãs. Tempo, lugar e história dos encontros que você terá com os povos das Primeiras Nações, Inuit e Métis.

 

A elaboração do relatório, no qual o plano sistemático de eliminação dos costumes indígenas é descrito como "genocídio cultural", foi feita depois de seis anos ouvindo mais de 7.000 testemunhos de sobreviventes dos internatos, muitos dos quais se encontrarão com o papa em Canadá.

 

A reportagem é de Hernán Reyes Alcaide, publicada por Religión Digital, 18-07-2022.

 

Em uma viagem que o próprio pontífice definiu como uma "peregrinação de penitência" por escândalos de abuso em internatos cristãos há mais de 150 anos, o Papa Francisco visitará o Canadá na próxima semana, com foco em pedir perdão aos povos indígenas pelos horrores sofridos nas instituições que procurou "reeducar" jovens nativos, numa viagem que decidiu continuar apesar de continuar o tratamento para problemas ligamentares no joelho direito.

 

Em sua segunda viagem internacional do ano, o pontífice percorrerá entre domingo 24 e sábado 30 um total de 19.246 quilômetros para visitar as cidades de Edmonton, Quebec e Iqaluit, onde fará nove discursos, a maioria focada na reconciliação da Igreja com os povos indígenas canadenses.

 

A visita ao Canadá, que terá o lema "Caminhando Juntos", será a 37ª viagem internacional de Francisco desde 2013, na qual já visitou 54 países.

 

A chegada do Papa ao país norte-americano para pedir desculpas às famílias sobreviventes foi um dos 94 pedidos explícitos que a Comissão de Verdade e Reconciliação exigiu em 2015, que, com a participação de representantes indígenas, foi instituída pelo governo canadense documentar a história do sofrimento nos internatos cristãos.

 

A elaboração do relatório, no qual o plano sistemático de eliminação dos costumes indígenas é descrito como "genocídio cultural", foi feito após seis anos de escuta de mais de 7.000 testemunhos de sobreviventes dos internatos, muitos dos quais se encontrarão com o Papa em Canadá.

 

Sofrendo de dores no joelho direito causadas por uma lesão ligamentar desde o início do ano, o Papa manteve a viagem ao Canadá apesar de continuar a recuperar e depois de ter suspendido, por recomendação médica, a viagem prevista para o República Democrática do Congo e Sudão do Sul de 2 a 7 de julho.

 

A viagem do Papa ocorre após as reuniões que teve no Vaticano no final de março e início de abril com representantes dos Métis, Inuit e First Nations, os três povos indígenas que sofreram abusos de todos os tipos nos cerca de 140 internatos que operavam no Canadá, desde meados do século XIX até finais do século XX e por onde passaram cerca de 150.000 crianças, muitas vítimas de abusos que em alguns casos provocaram a sua morte.

 

“Infelizmente, no Canadá, muitos cristãos, incluindo alguns membros de institutos religiosos, contribuíram para políticas de assimilação cultural que no passado prejudicaram severamente as comunidades nativas de várias maneiras. Graça de Deus, contribuem para o caminho de cura e reconciliação já empreendido", destacou o Papa neste domingo, depois de rezar o Angelus.

 

Os três grupos que se reunirão com o Papa

 

As Primeiras Nações, ou "First Nations" , representam os grupos que estavam presentes no território antes da chegada dos europeus e atualmente agrupa cerca de 634 grupos que falam 50 línguas.

 

Papa Francisco junto a delegados indígenas das Primeiras Nações do Canadá durante uma reunião no Vaticano (Foto: Vatican News)

 

Em 2016, um censo realizado pelos povos indígenas colocou sua população total em 977.230 pessoas em todo o país, principalmente no oeste.

 

Outro dos principais grupos são os Métis ("mestiços"), nascidos do encontro entre os indígenas e a primeira onda de imigração europeia, que há seis anos chegou a 587.545 pessoas.

 

O terceiro povo, os Inuit, correspondem aos habitantes da parte nórdica do país, quase no Círculo Polar, a ponto de muitos de seus 65.025 habitantes também se reconhecerem como esquimós.

 

A agenda, dia a dia

 

Francisco deixará Roma no domingo, 24, às 9h, horário local, e percorrerá quase 8.500 quilômetros em 10 horas antes de desembarcar em Edmonton, no oeste do país, onde será recebido pelas autoridades canadenses.

 

Na segunda-feira, 25, em seu primeiro dia de atividades, o Papa irá a Maskwacis, quase 100 quilômetros ao sul de Edmonton, para se reunir com representantes dos três povos indígenas do país na esplanada de uma das maiores escolas que serviu de internato para crianças dessas cidades, Ermineskin, que funcionou entre 1895 e 1975.

 

Após o encontro com os Métis, Primeiras Nações e Inuit, Francisco retornará a Edmonton para ter outro encontro com representantes indígenas e comunidades da igreja local.

 

Na terça-feira, 26, o Papa celebrará sua primeira missa em solo canadense, com uma cerimônia no Estádio Commonwealth, em Edmonton, com capacidade para cerca de 60.000 pessoas. Após a missa, o Papa viajará 50 quilômetros a oeste para participar de uma peregrinação ao Lago Santa Ana, uma tradição das comunidades cristãs locais desde 1889 que reunia cerca de 40.000 pessoas por ano até antes da pandemia.

 

Na quarta-feira, 27, o Papa cruzará o Canadá e percorrerá 3.100 quilômetros para o Oriente para chegar a Québec, segunda etapa de sua visita.

 

Nesse dia, o pontífice se reunirá com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, na cidadela de Quebec e, em seguida, fará um discurso, como de costume, às autoridades civis e ao corpo diplomático credenciado no país, ao qual, desta vez, em mais um gesto de aproximação, também se juntarão representantes das comunidades indígenas.

 

No dia seguinte, ainda em Quebec, o Papa celebrará sua segunda missa no Canadá, com uma cerimônia no Santuário Nacional de Beaupré. Também no dia 28, mas à tarde, o Papa se reunirá com o clero local na Catedral de Notre Dame de Québec, com quem celebrará as Vésperas e fará uma homilia.

 

Na sexta-feira 29, seu último dia no Canadá, Bergoglio se reunirá em Québec com a comunidade jesuíta local, outra constante de suas viagens, e depois viajará para Iqaluit, no norte do Canadá, para se encontrar com os povos indígenas da região e partirá à tarde para Roma, onde desembarcará no sábado, 30.

 

 

Desde a sua criação, grande parte dos 139 internatos pelos quais passaram cerca de 150.000 estavam nas mãos de instituições cristãs.

 

Leia mais