“Esta é uma guerra da santa Rússia contra o Ocidente ímpio”

Foto: Oleksandr Ratushniak | UNDP Ukraine

14 Junho 2022

 

Ele conhece muito bem Vladimir Putin e Kiril, o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa. Foi seu secretário pessoal durante dez anos, entre 2002 e 2012. É o padre Cyril Hovorun (Zolotonosha, Ucrânia, 1974), arquimandrita, professor de teologia no Colégio Universitário de Estocolmo e autoridade nas igrejas ortodoxas. Kirill preencheu o vácuo ideológico pós-soviético e aliou-se a Putin, explica. Por isso, a guerra na Ucrânia nada mais é do que aquela travada pela "santa Rússia contra o ímpio Ocidente", afirmou durante o encontro realizado com La Vanguardia em Barcelona, ​​​​onde participou do I Congresso Internacional sobre Liberdade Religiosa e Consciência de Blanquerna, Universidade Ramon Llull.

 

A entrevista é de Alex Rodriguez e Alexis Rodriguez-Rata, publicada por La Vanguardia, 12-06-2022.

 

Eis a entrevista.

 

Ele era o assistente pessoal de Kiril quando ele ainda não era um patriarca.

 

Sim, ele era, por assim dizer, o ministro das Relações Exteriores do Patriarca Alexis II. Kirill foi o cérebro por trás de todas as transformações da igreja russa, incluindo a recuperação de seu espaço público, que começou com Yeltsin e continuou com Putin. Comecei a trabalhar com ele quando, já perto do poder, pensava em novas formas de existência e função da igreja russa no espaço público russo e surgiu com a ideia de promover uma ideologia que servisse de guia. A sociedade russa foi fragmentada e permanece altamente fragmentada. Precisava de algum tipo de coesão, algum tipo de grampo, e de fato Kirill cunhou essa palavra, para ser o grampo espiritual para a sociedade russa manter-se unida.

 

Só para a Rússia?

 

Exatamente, para a Rússia, um muito simples Faça a Rússia grande novamente. Ele professava um tipo de excepcionalismo, não muito diferente do excepcionalismo americano: que a Rússia tem um papel central a desempenhar na história humana e é designada por Deus para salvar o mundo, por assim dizer. Essa foi a ideia que Kirill promoveu no mundo russo e na civilização russa. Meu trabalho com ele era fornecer-lhe novas ideias e testar e criticar as suas próprias. Ele foi aberto o suficiente para permitir que as pessoas ao seu redor o criticassem. Mas fiquei com medo quando vi essa ideia se desenvolvendo em seu círculo íntimo. Então comecei a criticá-la. Tentei convencê-lo de que estava errado e de seu perigo. Ele não me ouviu, então decidi desistir. Escrevi meu último memorando para Kirill sobre essa ideologia do mundo russo em fevereiro de 2012.

 

Kiril aproveitou o vácuo ideológico causado pela queda da União Soviética e o patriarca construiu a ideologia que Putin agora defende.

 

Exatamente. Kirill sempre foi anti-soviético, embora tivesse que colaborar com o regime quando era mais jovem. E é interessante que o mesmo se aplique a Putin, porque Putin, mesmo sendo membro do Partido Comunista quando era um jovem agente da KGB, acho que acabou desiludido. Putin acha que as coisas que foram corrompidas não podem ser revitalizadas, e é por isso que ele sentiu como presidente que o povo russo precisava de algum tipo de ideologia semelhante ao comunismo, mas não comunista. A questão é que não poderia produzir nenhum tipo de substituição da ideologia comunista. Kirill sim. Ele construiu um que combina os elementos da velha ideologia imperial russa, dos Romanov, com alguns elementos da comunista, embora a odeie. E alguns elementos do cristianismo ortodoxo. É uma combinação de diferentes elementos do passado e Kiril conseguiu colá-los em um só para a sociedade russa. E Putin aceitou. Ele percebeu que isso poderia funcionar como um instrumento de coesão.

 

 

Quem depende de quem?

Eles dependem um do outro. Kirill precisa dos recursos de Putin, como dinheiro e poder, e Putin precisa das ideias de Kirill. Putin é realmente um homem limitado com uma mente muito limitada. Eu não conseguia pensar grande. Kirill sim. Essencialmente, Putin começou a pensar assim depois de se envolver com a igreja e dar a ele as grandes ideias. E é com essas ideias que Putin agora pensa em termos cósmicos, como uma pessoa de significado universal e uma missão especial de Deus que vê o Ocidente como a encarnação do mal existencial global. É por isso que ele quer expurgar esse mal da face da terra. E é por isso que acho que ele está falando sério quando ameaça o Ocidente com bombas nucleares, porque para ele o Ocidente é a encarnação do mal. E esse mal não pode se arrepender. Você não pode mudá-lo. Você só pode excluí-lo.

 

A sério?

 

Acho que sim. Não é apenas um blefe. Claro que ele está mentindo e está tentando chantagear o Ocidente, mas também acho que em sua alma ele está dizendo, 'bem, por que não?' Porque exatamente ele tem essa visão de mundo que foi incutida nele pela igreja de que ele está lutando contra o mal global que está incorporado no Ocidente, e ele está protegendo a bondade global, que está incorporada na Rússia.

 

 

Uma guerra da santa Rússia contra o ímpio Ocidente?

 

Exato. E esta é a linguagem utilizada.

 

E também ortodoxos contra ortodoxos?

 

Sim, porque eles acreditam que os russos são os verdadeiros ortodoxos enquanto os ortodoxos na Ucrânia são corruptos; foram contaminados.

 

O resto dos ortodoxos no mundo também é o diabo?

 

Kirill ainda é bastante pé no chão, mas para muitos apoiadores de Kirill, a Igreja Católica, por exemplo, é o pior inimigo da Rússia. Eles acreditam que é a guerra de um Ocidente globalista liderado pelo Papa – imagine este Papa liderando o Ocidente… – tentando invadir a Rússia e eliminar a tradição russa, os valores russos. É uma ideia maluca, mas é exatamente assim que eles pensam.

 

E como você explica a boa relação entre Kiril e o Papa?

 

Kirill é uma figura controversa. Se você tentar identificar um programa consistente com ele, ele não terá um. É por isso que acho que ele ainda gosta da Igreja Católica como instituição, não particularmente deste Papa. Para a Igreja Russa, a Igreja Católica é um modelo, embora não o modernizado do Vaticano II, mas o medieval.

 

 

Nesta cruzada existem alguns vínculos com a política e os movimentos evangélicos de direita nos EUA e Trump. Isso é uma guerra cultural no final?

 

Sim. Primeiro, a Igreja Russa manobrou para atrair os evangélicos dos Estados Unidos, nem todos, mas alguns líderes, como Franklin Graham, decidiram se aliar aos russos. O Papa Bento XVI ficou longe desta oferta. Mas alguns evangélicos aceitaram e se aliaram à Igreja Russa. E é interessante que esses evangélicos também são muito críticos de Francisco e aliados de católicos conservadores nos EUA, como o cardeal Raymond Burke e outros antipapa Francisco. Eles agora formam uma espécie de aliança que eu chamaria de profana. Eles são evangélicos pró-Putin, católicos anti-Francisco e a Igreja Russa. E esta é uma combinação muito interessante.

 

Eles certamente compartilham sua visão para os EUA, Rússia e Francisco. E sim, de fato, a América está devastada pela guerra cultural. É realmente fragmentado e dividido. E enquanto a retórica de Kirill e a retórica de Putin são antiamericanas, eles abraçam essa ideia de guerras culturais. A diferença entre a guerra cultural americana e a guerra cultural russa é que na Rússia ela já levou à guerra, guerra real. Na Rússia, eles imaginam esta guerra como uma operação especial sagrada contra o Ocidente ímpio, mas também é uma cruzada global dos conservadores contra os liberais. Eles acreditam que a Ucrânia foi tomada pelos liberais e eles precisam que a Ucrânia seja libertada dos liberais. E esta é exatamente a retórica da guerra cultural nos EUA.

 

Começamos falando sobre "Make Russia great again" do nacionalismo russo. Agora falamos sobre a guerra cultural, muito mais profunda. Então existe uma solução?

 

Isso equivale a responder quando a guerra terminará e o que acontecerá a seguir e, bem, na Ucrânia e eu, ucraniano, também quero que Putin saia o mais rápido possível, morra o mais rápido possível na esperança de que ele termine a guerra. Isso acabaria em algum momento com o conflito, mas não com as razões que levam à guerra. O problema é que as raízes dessa guerra permanecerão mesmo depois que a guerra terminar. É por isso que acho muito importante abordar suas reais razões. E acho que a verdadeira razão é a ideologia. As ideias. Você pode parar de atirar com armas, mas se as ideias ficarem onde estão, a guerra voltará a acontecer. Então imagine que Putin se foi. O que o povo russo fará? Eles vão reeleger um novo Putin e depois outro e depois outro e vão querer começar a guerra de novo e de novo, a menos que tenham contra-narrativas para o que foram levados a pensar em termos de guerra. A Rússia tem sido extremamente eficaz em fornecer essa narrativa através da mídia e realmente consegue doutrinar as pessoas mesmo na era das ideias pluralistas e da mídia pluralista, porque os russos têm acesso à mídia ocidental mesmo que o governo russo tente bloqueá-los.

 

 

Como fazê-lo?

 

Basicamente, a situação precisa não apenas produzir uma narrativa oposta, mas desconstruir a narrativa que é importante para os russos; desconstruir a propaganda com base na teologia da religião. A teologia foi usada e abusada para construir propaganda russa, narrativas russas da guerra, e a teologia também pode ser usada para desconstruí-la. Portanto, acredito que os russos não podem ser mudados apenas com base no secularismo. Estamos falando essencialmente de um processo de desnazificação profunda, algo semelhante ao que aconteceu com a Alemanha após a Segunda Guerra Mundial. Eu chamo esse processo de deputinização da psique russa, da alma russa, e nesse processo de desputinização, a teologia pode desempenhar um papel de liderança, assim como o grupo de especialistas nas igrejas alemãs por trás da Deutsche Christen, que apoiou os nazistas. A teologia foi usada para desconstruir essa teologia nazista. Acho que é uma tarefa para nossa geração desconstruir essa ideologia russa da mesma forma, porque essa é a única maneira de realmente erradicar a razão da guerra e impedir que ela aconteça novamente.

 

Esse objetivo pode levar anos.

 

Não é imediato e, claro, levará anos, mas esta é a única maneira de evitar que isso aconteça novamente.

 

Putin e o próprio Kirill devem desaparecer?

 

Bem, no momento em que Putin sair, Kirill também sairá, aparentemente. Mas as ideias permanecerão. Esse é o problema.

 

Leia mais