• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Papa Francisco: menos poder para a Cúria. Uma revolução no Vaticano

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

06 Junho 2022

 

No próximo domingo, dia de Pentecostes, uma nova constituição entrará em vigor no Vaticano. Trata-se do golpe final do Papa Francisco contra o velho modelo da Cúria romano-cêntrica que se desenvolveu e segue em frente nos últimos 50 anos até hoje.

 

A reportagem é de Franca Giansoldati, publicada em Il Messaggero , 03-06-2022. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

 

Já a partir do título – Praedicate Evangelium – entende-se que a direção operacional identificada por Bergoglio para o futuro da sua máquina de governo deverá se desenvolver mais para fora do que para dentro, mais no front pastoral do que no dogmático, privilegiando o caminho da descentralização, da inclusão, da racionalização, com um olho nos pobres. Em suma, é a esperada revolução de Bergoglio que tomou forma.

 

O texto promulgado no dia de São José – 19 de março – foi submetido a quase oito anos de revisões e reescritas, e é considerado um marco do seu pontificado, até porque, quando foi eleito em março de 2013, ele recebeu no conclave o mandato explícito de reformar a burocracia vaticana, afligida por escândalos e, segundo muitos eleitores, bizantina e italiana demais.

 

No preâmbulo, sintetiza-se em poucas frases o objetivo: “Harmonizar melhor o serviço da Cúria com o caminho de evangelização que a Igreja, sobretudo nesta época, está vivendo”. É claro que não se trata apenas de uma reforma burocrática ou administrativa, mas de um movimento estratégico mais amplo, pensado para acelerar a passagem da Igreja para a missionariedade, para ir às periferias culturais e não só geográficas.

 

O cardeal indiano Oswald Gracias, um dos membros do conselho que apoiou Bergoglio nos últimos anos, explicou que agora se trata de mudar a mentalidade de quem trabalha dentro da Cúria, porque o processo de inovação da burocracia requer uma “atitude de serviço” de todos. “Desde o início do pontificado, ficou claro aos eleitores que a reforma da Cúria não podia ser uma peça à parte, mas deveria refletir o que havia sido decidido nas reuniões pré-conclave dos cardeais.”

 

Não mais, portanto, uma realidade que de fato muitas vezes servia de filtro entre o papa e os bispos do mundo, mas um instrumento aberto às Igrejas locais. A perspectiva de antigamente é invertida.

 

As modificações

 

Os dicastérios de nível superior terão que se abrir mais aos leigos e também às mulheres. Foi criado um centro de recursos humanos, um pouco como ocorre nas multinacionais. Os recursos econômicos serão administrados apenas pela Economia. Os ministérios são racionalizados e fundidos (haverá 16 ao todo). As palavras de ordem são sinergia, descentralização, serviço aos pobres, escuta.

 

Além disso, nasceu um superdicastério para a Caridade, embora a maior novidade seja que a Congregação para a Doutrina da Fé – durante séculos o ministério número um – desce um degrau na escada do poder para elevar a Congregação para a Evangelização dos Povos, o novo coração pulsante da Cúria, que incorpora também o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização. As rédeas dessa estrutura estarão nas mãos do papa e não dos dois pró-prefeitos (o cardeal filipino Tagle e o italiano Rino Fisichella).

 

A Secretaria de Estado é destituída de diversas prerrogativas, mas encarregada de servir de correia de transmissão entre todos. Por fim, o turn over dos padres que trabalham nas administrações: seu mandato será de cinco anos; depois terão que retornar à diocese. Sobre o tema dos abusos, também se decidiu que a comissão de prevenção deverá trabalhar e ser consultada de modo estável na Congregação para a Doutrina da Fé.

 

No fim de agosto, o Papa Francisco convocou os cardeais a Roma para enfrentar a passagem histórica da nova Cúria. No passado, haviam chegado a ele muitas reclamações, porque, durante as fases preparatórias da Praedicate Evangelium, Bergoglio havia evitado recolher o parecer dos cardeais por meio do consistório. Alguns, porém, estão reclamando porque, naquele período, estará 40 graus na sombra. “Ainda bem que tem ar condicionado na Aula Nova do Sínodo.”

 

Leia mais

 

  • A partir de agora a “Praedicate Evangelium” é lei. Em breve, numerosas nomeações importantes
  • A demolida “Pastor Bonus” dá lugar à “Praedicate Evangelium”. O seu sucesso dependerá do tempo e sobretudo da qualidade dos homens que a terão que aplicar
  • “É preocupante que haja uma greve de braços cruzados na Cúria contra a reforma da Praedicate Evangelium”, afirma cardeal Maradiaga
  • Dom Leonardo Steiner: Praedicate Evangelium, “A razão de ser da Cúria é a evangelização”
  • “Praedicate Evangelium”: como começar a superar o “infarto teológico” do Vaticano II
  • Quem são aqueles que querem impedir a reforma do Papa Francisco?
  • Vaticano ordena reforma de comunidade religiosa após escândalos de abusos
  • Roma em missão: a reforma da Cúria do Papa Francisco. Artigo de Austen Ivereigh
  • Reformar a Igreja é impossível com este clero
  • A reforma da Cúria em perspectiva histórica. Artigo de Massimo Faggioli

Notícias relacionadas

  • São Francisco: entre Giotto e Dante

    Francisco tentou o impossível: o retorno pleno aos ensinamentos de Cristo e do Evangelho combinado ao vínculo indissolúvel com [...]

    LER MAIS
  • Aos neocatecumenais, o diploma. Mas não o que eles esperavam

    A Santa Sé aprovou os ritos que marcam as etapas do catecismo neocatecumenal. Mas as peculiaridades com as quais celebram as miss[...]

    LER MAIS
  • ''Placet'' ou ''non placet'' à liturgia neocatecumenal? A aposta de Carmen e Kiko

    Os fundadores do Caminho Neocatecumenal visam a obter a aprovação vaticana definitiva do seu modo "convivial" de celebrar as mis[...]

    LER MAIS
  • Irmão Francisco, irmã Clara. Artigo de Enzo Bianchi

    A transparência evangélica da intuição franciscana não deixa de nos questionar, porque, ainda hoje, nos coloca diante do rost[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados