• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A Teologia não terá futuro se não permanecer como uma disciplina distinta

Foto: Unsplash

Mais Lidos

  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Operação Contenção realizada na capital fluminense matou de mais de cem pessoas na periferia e entra para história como a maior chacina carioca de todos os tempos, sem, no entanto, cumprir o objetivo que era capturar Doca, apontado como líder do Comando Vermelho

    Rio de Janeiro: o desfile macabro da barbárie na passarela de sangue da Penha. Entrevista especial com Carolina Grillo

    LER MAIS
  • Massacre no Rio. “O objetivo subjacente da operação era desafiar as negociações de Trump com Lula”. Entrevista com Sabina Frederic

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

22 Mai 2021

 

“O desenvolvimento da teologia histórica destaca um risco na teologia interdisciplinar: se ela perde o espírito da teologia, assume a forma de outra disciplina”, escreve Christopher R. Mooney, doutorando em Teologia na Universidade de Notre Dame, onde leciona Fundamentos da Teologia, em artigo publicado por America, 19-05-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

 

Eis o artigo.

 

No Livro de Jó, os amigos de Jó tentam suavizar o seu sofrimento e questões agoniantes com a sabedoria sobre Deus. Elifaz pergunta, “quando é que um inocente pereceu, e quando é que os homens retos foram destruídos?” (4, 7). Sofar lhe diz: “Se você dirigir seu coração a Deus, e para ele estender as mãos... você esquecerá suas desgraças” (11, 13; 16). Eliú oferece falar sobre “a defesa de Deus” (36, 2).

Todas são falas e raciocínios (logos) sobre Deus (theos). Reunindo a mais venerável sabedoria das suas tradições, eles fazem teologia com proeza natural. Então Deus aparece. Sua chegada é vibrante. Seus fiéis juntos. Com intensa ironia, sua teologia venerável está saturada: agora Deus (theos) fala (logos).

Essa cena oferece uma imagem peculiar, a dupla natureza da teologia. Isso é, claro, pensar sobre Deus e todas as coisas relacionadas a Deus. Mas também é um raciocínio informado por – e sempre buscando – a palavra de Deus. Essa imagem me veio à mente quando li a avaliação estimulante de Grant Kaplan sobre o estado da teologia católica nos Estados Unidos. Entre outras propostas, ele corretamente pede uma maior integração da teologia com outras disciplinas para “reconceber a teologia para o século XXI”. Ele nomeia várias áreas – teoria crítica, estudos sobre deficiência e estudos ambientais – às quais também se podem agregar as ciências, como as ciências cognitivas ou a física. Este compromisso é imperativo, mas a teologia também deve ter uma visão de si mesma primeiro.

Kaplan cita as origens da teologia histórica – uma integração de história e teologia. No século XIX, quando o estudo da história estava em voga, a integração da história na teologia católica enfrentou sérios obstáculos. Em alguns casos, qualquer tentativa de integrar a história à teologia foi recebida com suspeita, até mesmo em relação ao relato inovador do cardeal Newman sobre o desenvolvimento doutrinário. Hoje, a dimensão histórica da Igreja e da revelação tornou-se indispensável para o pensamento católico e ocupa seus melhores teólogos. Mas alguma teologia histórica era genuinamente irreconciliável, ou mesmo um veículo para uma teologia patentemente anticatólica, como aconteceu com o brilhante historiador luterano Adolf von Harnack. O pensamento de Newman, por outro lado, foi animado principalmente por uma visão teológica católica da fala de Deus reverberando ao longo da história.

O desenvolvimento da teologia histórica destaca um risco na teologia interdisciplinar: se ela perde o espírito da teologia, assume a forma de outra disciplina. Nas pesquisas de hoje, a realidade teológica pode se tornar cada vez mais historicamente entre aspas e distanciada por qualificadores respeitáveis – “bem, de acordo com Aquino”; “Para Irineu, é claro” – até que tenha retrocedido além de nosso horizonte mental. O teólogo torna-se, em vez disso, um arquivista ou curador de museu, dedicado à preservação, mas não à animação. É por isso que uma visão para a teologia é vital.

As questões enfrentadas pela teologia histórica ainda são relevantes; criá-las não é desprezar outras disciplinas. É lembrar de perguntar: “Isso é teologia? Se não, o que é?”. Essa questão disciplinar pode parecer pedante, mas a “crise” que enfrenta o futuro e a justificabilidade das aulas, departamentos, fundos e cursos de teologia indica que não é.

Os alunos de pós-graduação precisam aprender como fazer esse trabalho de integração, mas primeiro precisam saber como introduzirão os alunos de graduação à teologia como sua própria disciplina vibrante. Esta oportunidade é insubstituível nas universidades católicas, e a teologia católica não terá futuro sem ela. Os cursos de graduação não podem se tornar introduções à religiosidade ou pesquisas históricas da religião do Antigo Oriente Próximo. Eles devem apresentar aos alunos a natureza perturbadora da teologia católica capturada em Jó, como uma disciplina na qual o objeto de estudo – Deus – é simultaneamente seu sujeito falante. Esta é a origem da capacidade da teologia de provocar surpresa e admiração em novos alunos. Isso propõe a realidade embaraçosa e desconcertante de uma palavra viva de Deus. Mas se alguma disciplina vai fazer desta proposta um primeiro princípio, não deveria ser a teologia católica quem o faria?

 

Leia mais

  • O cotidiano, o político, o digital: desafios para a teologia do futuro. Entrevista com Christoph Theobald
  • Triplo Concerto: Salmann, Sequeri e Theobald sobre o futuro da teologia. Artigo de Andrea Grillo
  • “O lugar da Teologia não é a academia, são os espaços, os processos eclesiais”, afirma Agenor Brighenti no I Congresso Brasileiro de Teologia Pastoral
  • Imaginar a teologia
  • Livro aponta teologias perniciosas presentes no continente africano
  • Gregoriana abre curso de teologia para debater a Covid-19
  • “É preciso que a teologia volte a ser um bem comum e seja desenvolvida nas universidades públicas”
  • Os departamentos de teologia católica têm futuro? Uma resposta a Massimo Faggioli
  • Crise de identidade: não podemos perder a universidade “católica”. Artigo de Massimo Faggioli
  • A identidade católica das universidades católicas é complicada
  • O avanço eclesial e o obstáculo das teologias da corte: 10 ideias sobre o Instituto João Paulo II
  • A teologia precisa de uma revisão radical. Artigo de Ilia Delio
  • Teologia aberta? Veritatis gaudium à prova
  • A falsa crise da teologia moral católica

Notícias relacionadas

  • Operação Gutiérrez

    O "pai nobre" da Teologia da Libertação foi valorizado por ocasião de uma apresentação oficial do livro do Papa Ratzinger sob[...]

    LER MAIS
  • “A teologia do povo na Argentina: tudo começou em Petrópolis”. Artigo de Juan Carlos Scannone

    LER MAIS
  • Pobreza da e na Igreja: o Concílio hoje

    Às vezes, entre o noticiário cotidiano e um livro de história, criam-se conexões altamente significativas. Isso aconteceu comi[...]

    LER MAIS
  • Pluralismo religioso: desafio para a teologia do século XXI

    "A teologia do século XXI encontra-se diante de um desafio fundamental que pode ser traduzido como a acolhida do pluralismo relig[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados