Amazônia: Sínodo especial já tem Documento de trabalho

Foto: Secretaria do Sínodo

Mais Lidos

  • Para a pesquisadora, o design das plataformas deixou de ser apenas uma escolha estética de interface e se tornou o principal ator tecnopolítico das Big Techs, moldando o comportamento dos usuários e impactando diretamente o debate democrático

    Economia da atenção: o design algorítmico a serviço da estetização da política. Entrevista especial com Anna Bentes

    LER MAIS
  • Qual é o pior momento do ateu? Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS
  • Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove evento em memória ao centenário do agrônomo e ambientalista brasileiro nesta quinta-feira, 20-08-2026, às 17h30min

    José Lutzenberger, 100 anos. Da Borregaard às enchentes: os alertas ignorados

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

20 Mai 2019

O Vaticano informou hoje que o próximo Sínodo Especial sobre a Amazônia, que vai decorrer em outubro, já tem documento de trabalho, após a 2ª reunião do conselho pré-sinodal.

A informação é publicada por Ecclesia, 17-05-2019.

Participaram todos os membros do conselho, que inclui cardeais, bispos, religiosas e um leigo, representando as Igrejas na Amazônia, além de especialistas, consultores da Secretaria-Geral e convidados especiais.

Nas várias sessões da reunião foi examinado o projeto do ‘Instrumentum laboris’ (documento de trabalho) para a Assembleia Especial que recolhe num único texto o material da consulta iniciada com o documento preparatório.

O documento de trabalho foi dividido em três partes que abordam as seguintes temáticas: a voz da Amazônia, entendida como escuta daquele território; ecologia integral; Igreja com o rosto amazônico.

“O objetivo do texto é apresentar a situação pastoral daquelas terras e iniciar novos caminhos para uma evangelização mais incisiva na Amazônia”, assinala o comunicado da Santa Sé.

Leia mais