Uma lexicologia do Papa Francisco

Mais Lidos

  • Marco ecumênico: Autoridades vaticanas e luteranas pedem estudo conjunto da Confissão de Augsburgo

    LER MAIS
  • Marx pregou o ateísmo? Artigo de Frei Betto

    LER MAIS
  • Sexualidade e Pastoral: aos párocos e agentes de pastoral. Artigo de Eliseu Wisniewski

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

03 Março 2018

No dia 1º  de março foi apresentado, em Roma, com grande pompa, na Cúria Geral da Companhia de Jesus, o livro "A Pope Francis Lexicon", editado nos EUA pela Liturgical Press e organizado por Joshua McElwee e Cindy Wooden. Trata-se de uma série de estudos sobre as palavras chave do papa Francisco, sobre a sua linguagem e sobre seu estilo comunicativo.
A seguir publicamos a apresentação da obra feita por Liturgical Press. A tradução é de Isaque Gomes Correa.
 

A Pope Francis Lexicon
Liturgical Press (Janeiro, 2018)
E-Book: U$ 19,99

O livro “A Pope Francis Lexicon” é uma coletânea de mais de 50 ensaios escritos por um conjunto impressionante de autores do mundo inteiro, cada um escrevendo a respeito de uma palavra específica que se tornou importante no ministério do Papa Francisco.

Escritores como a Irmã Simone Campbell, o Cardeal Blase Cupich, o Cardeal Óscar Rodríguez Maradiaga, o Pe. James Martin, o Cardeal Luis Antonio Tagle, o arcebispo anglicano Justin Welby e Carolyn Woo exploram o emprego que o papa faz de termos como alegria, clericalismo, dinheiro, família e lágrimas. Juntos, revelam o que o uso que Francisco faz destas palavras diz sobre ele, o seu ministério e prioridades, bem como a significação delas para a Igreja, o mundo e a vida dos cristãos.

A coletânea conta com uma nota introdutória escrita pelo Patriarca Ecumênico Bartolomeu, líder dos cristãos ortodoxos em nível mundial, além de um prefácio de um dos assessores mais próximos de Francisco, o Cardeal Seán O’Malley.

Este livro não se resume a um conjunto de entradas enciclopédicas. É uma obra que faz refletir, é inspiradora e, muitas vezes, franca, oferecendo respostas engajadoras à pergunta: “O que este surpreendente papa está disposto a fazer?”

A edição do livro é de Cindy Wooden e Joshua J. McElwee.

Cindy Wooden coordena o escritório romano do Catholic News Service. Trabalha na cobertura do Vaticano e da Igreja Católica desde 1989. Viajou o mundo com João Paulo II, Bento XVI e, agora, com o Papa Francisco. Como resultado de seu trabalho, é respeitada como uma autoridade sobre a vida e o funcionamento da Igreja. Escreveu “Luis Antonio Tagle: Leading by Listening”.

Joshua J. McElwee é o correspondente vaticano do National Catholic Reporter e contribui escrevendo para o sítio eletrônico italiano de notícias Vatican Insider. O seu trabalho de reportagem já lhe rendeu numerosos prêmios pela Associação Católica de Imprensa. Escreveu “Ten Things Pope Francis Wants You to Know About the Family”.

Temas e autores:

A versão E-book do livro pode ser adquirida aqui.

Saiba mais

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Uma lexicologia do Papa Francisco - Instituto Humanitas Unisinos - IHU