• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

No Brasil, 11,5 milhões de pessoas que ainda não sabem ler e escrever

analfabetismo. | Foto: Agência Brasil

Mais Lidos

  • O desastre de uma megaoperação no Alemão e na Penha de um governo que terceiriza o seu comando. Artigo de Jacqueline Muniz

    LER MAIS
  • Bolsonarismo pode eleger 44 senadores em 2026 e se tornar majoritário, diz Real Time Big Data

    LER MAIS
  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

22 Mai 2018

A taxa de analfabetismo da população com 15 anos ou mais de idade no Brasil caiu de 7,2% em 2016 para 7,0% em 2017, mas não alcançou o índice de 6,5% estipulado, ainda para 2015, pelo Plano Nacional de Educação (PNE). As informações estão no módulo Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgado hoje pelo IBGE.

A reportagem é de João Neto, publicada por EcoDebate, 21-05-2018.

Em números absolutos, a taxa representa 11,5 milhões de pessoas que ainda não sabem ler e escrever. A incidência chega a ser quase três vezes maior na faixa da população de 60 anos ou mais de idade, 19,3%, e mais que o dobro entre pretos e pardos (9,3%) em relação aos brancos (4,0%).

Quatorze das 27 unidades da federação, porém, já conseguiram alcançar a meta do PNE, mas o abismo regional ainda é grande, principalmente no Nordeste, que registrou a maior taxa entre as regiões, 14,5%. As menores foram no Sul e Sudeste, que registraram 3,5% cada. No Centro-Oeste e Norte, os índices ficaram em 5,2% e 8,0%, respectivamente.

Apenas 68,4% dos alunos do ensino médio estavam na série esperada para a idade

A meta de garantir que 85% dos alunos do ensino médio estejam na idade esperada para a etapa também não foi alcançada. Em 2017, apenas 68,4% dos estudantes estavam na etapa esperada para a idade, mostrando pouca variação em relação a 2016, 68%.

No ensino fundamental, a meta, estipulada em 95%, já havia sido cumprida no ano passado, quando foi registrado 96,5%, subindo para 96,9% em 2017. Porém, ao observar o recorte do 6º ao 9º ano, esse número cai para 85,6%.

“É um efeito dominó. Por exemplo, se o aluno repete um ano no ensino fundamental provavelmente ele vai começar o médio já com atraso. Isso ajuda a explicar porque a taxa é mais crítica nessa etapa”, explica a pesquisadora do IBGE Marina Águas.

Cresce proporção de pessoas com ensino superior e cai número de não escolarizados

Por outro lado, houve aumento no percentual de pessoas com 25 anos ou mais idade com ensino superior completo, passando de 15,3% em 2016 para 15,7% em 2017. Entre os brancos, 22,9 % haviam concluído essa etapa, e na população preta e parda, 9,3%. Em 2016, esses números ficaram em, respectivamente, 22,2% e 8,8%.

Já a taxa de pessoas sem instrução, ou seja, aquelas de 25 anos ou mais que não completaram nenhum ano do ensino fundamental, caiu de 10,7% em 2016 para 8,8% no ano passado. Regionalmente, a maior incidência foi observada no Nordeste, 16,5%, e a menor no Sudeste, 5,5%.

Leia mais

  • No Brasil, 51% da população de 25 anos ou mais tinham até o ensino fundamental completo em 2016
  • Base Nacional Comum Curricular – O futuro da educação brasileira. Revista IHU On-Line Nº. 516
  • Das jovens fora da escola, em 2016, 26% alegam cuidar da casa, de crianças ou idosos
  • Escolaridade pesa mais que investimento no PIB, diz estudo
  • Aumento da escolaridade puxa alta da renda
  • Relação renda do trabalho e escolaridade na região do Vale do Sinos e grande POA
  • Vale do Sinos. Mulheres com pouca escolaridade e baixa remuneração no mercado de trabalho
  • Brasil tem 13 milhões de analfabetos e não consegue redução há três anos, diz Unesco
  • 'Novo analfabetismo': por que tantos alunos latino-americanos terminam ensino fundamental sem ler ou fazer contas
  • Governo Temer suspende programa nacional de combate ao analfabetismo
  • “Há 50 milhões de analfabetos que estiveram na escola no Brasil”
  • Uma geração de semianalfabetos
  • Mesmo na escola, mais de 50% das crianças de 8 anos continuam analfabetas, diz estudo
  • Maria Fernanda Arruda: A Pátria Educadora está formando analfabetos; 75% dos brasileiros não sabem ler adequadamente
  • Brasil tem 13 milhões de analfabetos
  • Brasil não deve cumprir meta contra o analfabetismo
  • Mantido o ritmo atual, Brasil levará 200 anos para levar ensino médio a todos os jovens, mostra pesquisa
  • Metade dos brasileiros adultos não concluiu o ensino médio
  • "Reforma do Ensino Médio é um retorno piorado à década de 90"
  • Pesquisa indica que só 7,3% dos alunos atingem aprendizado adequado em matemática no ensino médio
  • Ensino médio de Temer expurga aluno pobre e fortalece cursinhos, afirma Dieese
  • MEC culpa os jovens pela estagnação do ensino superior
  • Apenas 8 grupos privados concentram 27,8% das matrículas do ensino superior
  • Apenas 15% dos professores no ensino superior pago do País são doutores
  • No ensino superior, 38% dos alunos não sabem ler e escrever plenamente
  • Educadores lançam Fórum e denunciam início de desmonte da rede pública em Porto Alegre
  • O Dia Internacional da Mulher e o machismo na educação brasileira
  • Nove em cada dez municípios descumpriram meta fixada em lei de atender metade das crianças nas creches
  • Isenção de IPTU a templos custa 22 creches por ano em São Paulo
  • As creches de plástico
  • Sem vaga em creche mãe deixa criança no gabinete de prefeito para poder trabalhar
  • Educação infantil cresce com creches e pré-escolas privadas
  • Geração perdida: cresce o número de jovens nem-nem no Brasil
  • Fenômeno “nem-nem” é reflexo de problemas estruturais. Entrevista especial com Luanda Botelho
  • Geração 'nem-nem'. As desigualdades sociais e de gênero. Entrevista especial com Adalberto Cardoso

Notícias relacionadas

  • Iniciativa dos Párocos austríacos recebe prêmio

    Por ter assumido a grande dificuldade do serviço da pastoral, que cada vez menos pode ser prestado por padres na Igreja Católica[...]

    LER MAIS
  • Padre austríaco pró-reformas da Igreja é evitado por Roma

    O Vaticano rejeitou uma proposta do líder da Iniciativa dos Párocos Austríacos, Pe. Helmut Schüller (foto), para que ele se en[...]

    LER MAIS
  • Uma perspectiva judaica sobre o Novo Testamento

    O Novo Testamento é constantemente reinterpretado a partir de uma grande variedade de perspectivas. Das feministas, aos socialist[...]

    LER MAIS
  • Diplomática e combativa: as duas faces da geopolítica da Igreja

    No discurso de início do ano aos embaixadores, Bento XVI se calou sobre a China. Mas o Pontifício Instituto para as Missões E[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados