A encíclica secreta do professor Zamagni

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


11 Novembro 2013

Ao meio-dia do sábado, 9 de novembro, ao dar a notícia da nomeação do economista Stefano Zamagni como membro ordinário da Pontifícia Academia das Ciências, o boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé encerrava assim a apresentação do recém-promovido: "Como consultor do Pontifício Conselho Justiça e Paz, ele também colaborou na escritura do texto da encíclica Caritas in veritate". Com a memória humana, não é possível lembrar tal violação do segredo que defende a confecção de uma encíclica papal.

A nota é de Sandro Magister, publicada no blog Settimo Cielo, 09-11-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

O fato de Zamagni ter sido um dos especialistas consultados para a escritura da Caritas in veritate era dito e escrito há muito tempo, sem quaisquer desmentidas. A mesma coisa foi dita e escrita por Ettore Gotti Tedeschi. Mas que uma indiscrição de tal porte figure em um comunicado da Santa Sé, não, isso nunca tinha acontecido, ainda mais para uma encíclica de 2009, tão próxima nos anos e com o seu autor ainda vivo.

De fato, alguns no Vaticano devem ter percebido tal passo em falso. Ao imprimir algumas horas depois o mesmo comunicado da nomeação de Zamagni, o L'Osservatore Romano cortou as duas linhas fora de lugar. Mas que permaneceram página web da Sala de Imprensa vaticana.

Se não é mais secreta a identidade de um dos escritores da Caritas in veritate, resta agora descobrir quem escreveu aquelas duas linhas. Normalmente, os perfis biográficos publicados pelo Vaticano são misturados com a farinha do recém-nomeado.

Veja também:

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A encíclica secreta do professor Zamagni - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV