V Seminário dos Observatórios Sociais debate "Informação e metodologias participativas"

• Domingo, 12 de Abril de 2015

O V Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos tem como proposta a reunião de diferentes públicos que atuam, são usuários e têm o interesse por observatórios e informações sociais. O espaço tem como proposta a análise das concepções e práticas dos observatórios, a sua relação com os dados da realidade e à participação da sociedade civil.

O V Seminário Observatórios, Metodologias e Impactos: dados e participação será realizado nos dias 28 e 29 de setembro deste ano na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, campus São Leopoldo. A conferência de abertura denominada “Informação e metodologias participativas, desafios nos cenários atuais” será com o Prof. Dr. Alfonso Torres Carrillo – Universidad Pedagógica Nacional – UPN – Colômbia.

O evento, em sua quinta edição, privilegia também a apresentação de trabalhos científicos de investigação ou intervenção que tematizem seus quatro eixos: Observatórios, Metodologias, Dados e Participação.

O prazo de envio de trabalhos é 30 de junho. As orientações estão na página do evento no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Memórias

Os Anais do IV Seminário Observatórios, metodologias e Impactos: territórios e políticas públicas, assim como dos seminários anteriores, estão disponíveis no site do Instituto. Essas publicações reúnem as conferências, os painéis e os trabalhos apresentados, através de textos, imagens e áudios.

A publicação intitulada “Observatórios Metodologias e Impactos: referências, memórias e projeções” foi organizada pelo Observatório da Realidade e das Políticas Publicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, com a apresentação de textos e entrevistas que têm inspirado o trabalho dos Observatórios e da Rede de Observatórios Sociais, que se constituiu no III Seminário de Observatórios. O documento apresenta os Observatórios que compõem a Rede, assim como uma breve memória dos Seminários realizados desde 2011.

As publicações estão disponíveis na página da Rede de Observatórios Sociais, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.

Por Marilene Maia e Átila Alexius