Exercício e Acesso à base de dados do IBGE

• Quinta, 16 de Abril de 2015

O ObservaSinos – Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, realizou no dia 14 de abril a Oficina: Exercício e Acesso à Base de Dados do IBGE. Com o apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE a oficina foi ministrada pelo professor Ademir Barbosa Koucher, técnico em informações estatísticas do IBGE.

A Oficina oportunizou o exercício sobre o acesso e organização dos dados do IBGE, dando sequência à oficina realizada em 24 de março, onde foram apresentadas as principais bases de dados disponibilizadas pelo Instituto.

Este segundo módulo foi realizado com a apresentação do Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA e as diferentes opções de funcionamento. Ademir destacou sua apresentação nos dados censitários de 2010 e instruiu os presentes na utilização da ferramenta SIDRA organizando tabelas, rankings, gráficos e cartogramas.

Esta Oficina terá uma nova edição no dia 28 de abril, das 9 às 12h, para aqueles que não puderam comparecer no encontro do dia 14. Destaca-se que o conteúdo será o mesmo.

Inscreva-se na Oficina.

Por Marilene Maia e Matheus Nienow