Conhecendo as realidades a partir das Bases de Dados do IBGE

• Terça, 14 de Abril de 2015

O ObservaSinos - Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos , programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU realizou a primeira oficina dirigida à comunidade acadêmica, lideranças da comunidade, gestores públicos e população em geral no dia 24 de março de 2015. Com o propósito de oferecer informações sobre a realidade a partir das pesquisas bases de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a  oficina foi ministrada pelo professor Ademir Barbosa Koucher, técnico em informações estatísticas do IBGE.

A exposição foi iniciada com a apresentação do sistema de informações estatísticas e geocientíficas do IBGE sua contextualização histórica e referências conceituais.

Foram destacados os processos de produção estatística e a importância das estatísticas oficiais para conhecer a realidade do local, regional, estadual e nacional. Dimensões fundamentais para a construção da informação. Ademir enfatizou os processos realizados pelo IBGE, através da utilização de conceitos, classificações e métodos.

Na sequência foram expostas as pesquisas e informações disponibilizadas pelo IBGE, tais como pesquisas e dados censitárias, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, Produção Agrícola Municipal, Pesquisa Nacional de Saúde e outros.

Por fim, Ademir apresentou as novidades no recenseamento de 2010, que é realizado a cada 10 anos, a forma de coleta destes dados, seus resultados e aplicabilidade. Enfatizou os resultados censitários nos dois formatos: questionários da amostra e do universo.

Esta Oficina terá seguimento com a Oficina para o exercício no acesso, manuseio e análise dos dados do IBGE. Esta segunda oficina será oferecida em dois dias e horários para que os participantes possam escolher a melhor oportunidade. 14/04 das 9h às 12h e no dia 28/04 das 14h às 17h.

Por  Liz Carniel da Silva e Thaís da Rosa Alves